Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Internados voltam a aumentar, há 432 doentes em UCI

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internados voltam a aumentar, há 432 doentes em UCI
Notícias ao Minuto

08:10 - 18/11/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal registou 5.891 novos casos e 79 mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram contabilizados 236.015 testes positivos à Covid-19 e 3.632 óbitos.

O Presidente da República continua hoje a receber os partidos com assento parlamentar. Entre os temas em debate, está a possível renovação do Estado de Emergência por mais 15 dias, até 8 de dezembro.

A luz ao fundo do túnel começa a ser visível com as notícias de duas vacinas que mostraram eficácia acima dos 90% - Pfizer e Moderna, e que, segundo um estudo, também a vacina chinesa demonstra ser segura. A Pfizer informa, aliás, que planeia pedir "numa questão de dias" autorização à agência Food and Drug Administration (FDA) para a aprovação de emergência da sua vacina.

Consulte os mapas da evolução da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h13 - Este registou chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.

16h05 - Após polémica com abate de visons, ministro dinamarquês demite-se. O ministro dinamarquês da Agricultura e Alimentação, Mogens Jensen, vai renunciar ao cargo, na sequência da polémica sobre o abate de milhares de visons no país, avança a Reuters.

16h03 - Ministério está a "encobrir" situação nas escolas, acusa a Fenprof. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) alertou hoje que a situação pandémica nas escolas está a agravar-se e acusa o Ministério da Educação de "encobrir a real dimensão do impacto da Covid-19 nas escolas, mantendo o clima de opacidade".

15h46 - Regime de compensação aquícola apoia 33 empresas. O regime de compensação à atividade aquícola, lançado no âmbito do programa Mar 2020, para compensar as perdas registadas até junho, vai chegar a 33 empresas com um apoio público de dois milhões de euros, foi anunciado.

15h36 - Sem mais apoios uma em cada cinco empresas de comércio e serviços encerra. A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defendeu hoje um reforço das medidas de apoio às empresas estimando que, na ausência de novas soluções, uma em cada cinco empresas do comércio e serviços encerrem até janeiro.

15h22 - "Compreendemos a necessidade de conter a pandemia, mas é necessário que as medidas sejam fundadas em evidência científica", afirmou Catarina Martins após a reunião com o Presidente da República. A líder do Bloco de Esquerda sublinhou ainda a importância de todas as medidas serem "comunicadas com clareza".

15h18 - O governo alemão vai fazer todos os esforços para assegurar que é possível manter as lojas abertas durante a segunda vaga da pandemia, disse, esta quarta-feira, o ministro da Economia do país à Reuters.

15h13 - Especialista pede que não se atire areia para os olhos com vacinas. O internista António Ferreira defendeu hoje que "não se atire areia para os olhos das pessoas" e se use a vacina como "uma panaceia universal" que vai aparecer amanhã e resolver o problema da pandemia de Covid-19 de imediato.

15h05 - Dívida mundial deverá atingir 365% do PIB em 2020. O Instituto de Finanças Internacionais (IIF) prevê que o total da dívida mundial em 2020 supere os 365% do Produto Interno Bruto (PIB) global, superando os 277 biliões de dólares (cerca de 233 milhões de euros).

14h52 - Guiné-Bissau vai cobrar cerca de 45 euros por testes para viagens. O Governo da Guiné-Bissau vai passar a cobrar cerca de 45 euros por teste de Covid-19 para efeito de viagem área, segundo um decreto divulgado hoje à imprensa pela Presidência guineense.

14h46 - A Suécia reportou, esta quarta-feira, mais 96 mortes devido ao novo coronavírus, o número mais elevado em pelo menos três meses, reporta a Reuters. O país contabiliza um total acumulado de 6.321 óbitos desde o início da pandemia. Foram ainda reportados 4.007 novos casos.

Na segunda-feira, as autoridades suecas anunciaram medidas mais restritivas para combater o aumento de casos no país. Limitação de aglomeração é a segunda medida mais restritiva anunciada em menos de uma semana.

14h42 - Mais de metade dos doentes internados em Portugal tem mais de 60 anos.

  • 4% dos internados com menos de 40 anos
  • 33% entre os 40 e os 69 anos
  • 63% com mais de 70 anos

14h39 - Madeira vai fiscalizar bares para cumprimento das regras sanitárias. O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que a Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) vai intensificar a sua atividades junto dos bares para cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19.

14h32 - Três em cada quatro espanhóis consideram necessário a adoção de medidas mais duras para combater a pandemia de Covid-19, reporta o El País, que cita dados do Centro de Investigações Sociológicas (CIS), publicados esta quarta-feira.

14h30 - Assembleia da República vai ter menos deputados no plenário já a partir de sexta-feira. Os plenários da Assembleia da República vão passar a funcionar com um máximo de 50 deputados já a partir de sexta-feira e enquanto vigorar o estado de emergência, decidiu hoje a conferência de líderes parlamentares.

14h26 - Consulte aqui o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde de hoje.

14h23 - Loures cria mapa que mostra risco de contágio em cada freguesia. O município de Loures, no distrito de Lisboa, criou um mapa da situação epidemiológica no concelho para mostrar o risco de contágio com a Covid-19 em cada freguesia, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

14h19 - Concelho de Portalegre ultrapassa barreira dos 200 infetados.O concelho de Portalegre ultrapassou hoje a barreira dos 200 infetados pela Covid-19, contabilizando ainda seis mortes desde o início da pandemia, aponta o relatório diário divulgado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

14h17 - Hospitais de Coimbra têm falta de profissionais de Cuidados Intensivos. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem ainda "uma folga razoável" nas camas de Cuidados Intensivos destinadas aos doentes com Covid-19, mas faltam profissionais e verifica-se uma "diminuição significativa" das cirurgias, lamentou hoje o diretor clínico.

14h16 - Comissão Europeia considera "dramático" aumento do desemprego juvenil. A Comissão Europeia considerou hoje que o aumento do desemprego juvenil na União Europeia (UE), devido à crise gerada pela pandemia de Covid-19, é "dramático", falando em 5,4 milhões de jovens desempregados ou fora do mercado de trabalho.

14h14 - "O pior ainda está para vir" para doentes não Covid-19. O presidente do centro hospitalar de São João alertou hoje que "o pior ainda está por vir" para os doentes não-covid-19, como os oncológicos, cujos casos não estão a ser identificados.

"Os nossos filhos podem vir a viver menos do que nós", argumentou, apontando que manter a assistência aos doentes que não têm Covid-19 é nesta altura "um desafio", com a procura de doentes infetados pelo coronavírus a juntar-se a "profissionais de saúde mais cansados" ou mesmo ausentes do trabalho, quer seja por estarem doentes, por estarem de quarentena ou por terem que estar com os filhos.

14h12 - Apenas se conhece contexto da transmissão em 25% dos casos no Norte. A ministra da Saúde revelou hoje que, na região Norte, a que tem maior pressão nos serviços de saúde por causa da Covid-19, apenas se conseguiu identificar o contexto da transmissão em 25% dos casos.

14h11 - Mais uma morte e 63 novos infetados em Moçambique. Mais uma pessoa morreu vítima do novo coronavírus em Moçambique, elevando o número de óbitos para 119, registando-se ainda mais 63 novos casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

14h09 - Dos quase seis mil novos casos registados nas últimas 24 horas, "mais de mil pertencem a pessoas com idades entre os 40 e 49 anos", disse a ministra da Saúde, durante a conferência de imprensa de hoje.

14h05 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa da DGS sobre a evolução da Covid-19 em Portugal.

13h57 - Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS e que dá conta de quase seis mil novos casos (5.891) nas últimas horas e mais 79 óbitos, 47 dos quais na região Norte. Também os internamentos voltaram a aumentar, estando atualmente 3.051 pessoas internadas (mais 23 do que na véspera), das quais 432 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais uma). De referir que 4.257 recuperaram da Covid-19 nas últimas horas.

13h14 - À saída do Palácio de Belém, Jerónimo de Sousa reiterou que o país precisa de "medidas de urgência" no plano económico e social e não de estados de emergência. "Algumas indústrias começam a ter problemas sérios e no entanto o Estado de Emergência acabou por prevalecer sem resolver o problema, pelo contrário", afirmou o líder comunista. Além disso, acrescentou, "os portugueses têm de perceber [as restrições], as medidas têm de ser explicadas, [bem como] o seu alcance, as suas consequências, porque as pessoas têm esta aflição, têm os problemas a agravarem-se quotidianamente. E, nesse sentido informamos o Presidente da República que mantínhamos a nossa posição contra o Estado de Emergência".

Quanto ao Congresso, Jerónimo de Sousa garante que "vai ser um exemplo demonstrativo de que é possível exercer direitos e liberdades, tomando as medidas". Lembrando que o número de lugares foi reduzido para 50% e que estarão "ausentes milhares de convidados, delegações estrangeiras", o comunista reiterou que "todas as medidas sanitárias - de circulação e proteção individual - serão asseguradas. "É um congresso que permite dar garantias".

12h57 - Bastonária afirma que autoridades falam irresponsavelmente de vacinas. Intervindo na Convenção Nacional da Saúde, Ana Paula Martins - bastonária da Ordem dos Farmacêuticos - afirmou que "o processo [de descoberta e aplicação de uma vacina] é tão complexo que é completamente leviano fazer considerações sobre a distribuição da vacina sem saber exatamente quais as primeiras que vão chegar ao mercado, quais as condições de refrigeração para as manter e quais os grupos primários a vacinar".

12h55 - Bruxelas emite recomendações sobre uso de testes rápidos de antigénio. A Comissão Europeia adotou hoje uma recomendação sobre o uso de testes rápidos de antigénio para a Covid-19, tendo como objetivo "assegurar uma abordagem comum e estratégias de testes mais eficazes" nos Estados-membros União Europeia (UE).

12h51 - Hungria prolonga estado de emergência até 8 de fevereiro. A Hungria prolongou o estado de emergência, estabelecido para combater a segunda vaga da pandemia de covid-19, até 8 de fevereiro, de acordo com um decreto do Governo adotado na noite de terça-feira.

12h39 - Centro de testes abre para a semana em Peniche. O município de Peniche, em parceria com um laboratório privado, vai abrir para a semana um centro de testes à Covid-19 nesta cidade do distrito de Leiria, disse hoje o seu presidente.

12h28 - Vacina da Pfizer com 95% de eficácia nos resultados finais e não regista efeitos secundários graves, anunciou esta quarta-feira a farmacêutica norte-americana. A Pfizer planeia pedir "numa questão de dias" uma autorização de emergência à agência Food and Drug Administration (FDA) para a aprovação de emergência da sua vacina contra a Covid-19.

12h25 - Pandemia já matou 1.339.130 pessoas no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou 1.339.130 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais até às 11h00.

12h21 - Europa com menos casos semanais mas mais mortes. O número de novos casos de Covid-19 na Europa desceu na semana passada pela primeira vez em mais de três meses, mas as mortes continuaram a aumentar, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados hoje.

12h19 - Governo retoma esta quinta-feira reuniões no Infarmed. As reuniões sobre a evolução da Covid-19 em Portugal, que juntam políticos, especialistas e parceiros sociais, vão ser retomadas na quinta-feira, pelas 10h00, no Infarmed, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte do Governo.

12h10 - Centro Hospitalar de Leiria quase no limite de camas para internamento. "O CHL tem atualmente afetas 84 camas para tratamento de doentes Covid-19: 10 nos cuidados intensivos, 20 camas nos cuidados intermédios e 54 em enfermaria", refere uma resposta escrita enviada à Lusa na noite de terça-feira.

12h03 - Restauração? "Apoios que Governo tem previstos são manifestamente insuficientes", disse dizer Filipe Lobo d'Ávila, à saída da reunião com o Presidente da República. Sobre se o CDS-PP apoiaria a renovação do Estado de Emergência, afirmou que "como é evidente" terá de saber as medidas que o Governo propõe fazer".

O CDS-PP defende ainda a continuação das reuniões no Infarmed sobre a evolução da Covid-19 em Portugal.

11h57 - Lar de Malhadas em Miranda do Douro com 33 casos positivos. Um lar de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, tem 33 pessoas infetadas com o novo coronavírus, 25 são utentes e oito funcionários, adiantou hoje à Lusa a diretora da instituição.

11h41 - "No Norte, neste momento, há pressão em todos os hospitais. A situação no Tâmega e Sousa está relativamente mais calma, essa pressão está a alastrar-se para outros concelhos", disse a ministra da Saúde, referindo que já se sente a pressão em Guimarães e Santo Tirso por exemplo.

11h39 - Governo está a "preparar tudo" para distribuir a primeira vacina contra a Covid-19 em janeiro, disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, no podcast do PS, Política com Palavra.

Acompanhe em direto a entrevista.

11h23 - Auditoria acusa Londres de falta de transparência na compra de material. O Governo britânico gastou milhares de milhões sem a devida transparência numa corrida para garantir o equipamento de proteção no início da pandemia Covid-19, acusou hoje o organismo oficial de supervisão das contas públicas.

11h15 - DGS relembra: "Mantenha a distância de 1,5 a 2 metros das outras pessoas, sem esquecer as restantes medidas de proteção".

11h13 - Marcelo Rebelo de Sousa já começou a receber os partidos no Palácio de Belém, estando neste momento reunido com o CDS.

11h08 - INE vê "ritmo mais lento" de recuperação em outubro. Em Portugal, não considerando médias móveis de três meses, a informação disponível revela um ritmo de recuperação da atividade económica mais lento em setembro e outubro, segundo o INE.

11h02 - Aeroportos de Cabo Verde perderam um milhão e meio de passageiros. Os aeroportos cabo-verdianos movimentaram mais de 22.800 passageiros em outubro, mantendo a recuperação mensal após a paragem quase total até julho, mas já perderam um milhão e meio de passageiros em 2020, segundo dados oficiais.

10h58 - Se forem aprovadas as vacinas em teste final, quantas poderão estar disponíveis? A Pfizer ambiciona ter até 50 milhões de doses disponíveis até ao fim de 2020, o suficiente para 25 milhões de pessoas, e produzir até 1,3 mil milhões de doses em 2021.

A União Europeia assinou um acordo com a dupla Pfizer-BioNTech para a compra de 200 milhões de doses, com a opção de aquisição de 100 milhões de doses adicionais.

A Moderna espera produzir 20 milhões de doses até ao fim de 2020, o equivalente para vacinar 10 milhões de pessoas. O lote inicial terá como destino os Estados Unidos.

10h55 - Surto em bar de strip infetou 103 pessoas, entre as quais crianças. Há ainda vários idosos entre os infetados desta cadeia de transmissão, que é partilhada entre as ilhas de São Miguel e São Jorge, nos Açores.

10h49 - Custo de não combater resistência a antibióticos será mais alto do que o da pandemia. O presidente do Grupo Infeção e Sepsis (GIS) alertou hoje que as estimativas para os custos de não combater eficazmente o problema da resistência aos antibióticos serão maiores do que vai ser o custo da pandemia de Covid-19.

10h46 - Japão regista recorde com mais de 2.000 novas infeções em 24 horas. O Japão registou mais de 2.000 novas infeções do novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número até agora e que confirma que uma terceira vaga de Covid-19 que afeta Tóquio e outras regiões do país.

10h43 - Rússia com mais de 20 mil casos e 465 mortes. Desde o início da pandemia, há a contabilizar 1.991.998 casos de infeção pelo novo coronavírus e 34.387 mortes.

10h38 - África com mais 369 mortos e 11.389 infetados nas últimas 24 horas. África registou 369 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 48.016 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.998.253 pessoas no continente, segundo dados oficiais.

10h36 - Jardim de infância com mais de uma dezena de infetados encerra em Peniche. O jardim de infância de Ferrel, no concelho de Peniche, encontra-se encerrado, depois de mais de uma dúzia de pessoas, entre funcionários e crianças, ter teste positivo à Covid-19, disse hoje o presidente da câmara.

10h21 - Detetado primeiro caso de reinfeção em Portugal. De acordo com o jornal Público, trata-se de uma mulher de 48 anos, que reside na Grande Lisboa, e que, após ter contraído o vírus em julho, voltou a testar positivo em finais de outubro.

O caso está a ser estudado pelo especialista em Patologia Clínica, Germano de Sousa, uma vez que a reinfeção é uma situação rara no mundo, escreve a publicação.

10h10 - A responsável pelo serviço de rastreio e testagem do serviço nacional de saúde britânico (NHS) está em isolamento após ter recebido um alerta do seu próprio serviço.

"Nada como a experiência pessoal dos nossos próprios produtos... recebi isto durante a noite", escreveu.

10h03 - Quantas doses das vacinas em teste final são necessárias? As vacinas candidatas da Pfizer e da Moderna são administradas em duas doses. A da Pfizer ao longo de três semanas, a da Moderna com quatro semanas de intervalo.

Os dois adenovírus modificados que entram na composição da Sputnik V, autorizada na Rússia antes de se iniciarem os ensaios finais de eficácia e segurança, são injetados com três semanas de intervalo.

09h54 - "Conforto e privacidade". O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, abre esta quarta-feira uma nova área de 500 metros quadrados no Serviço de Urgência que permitirá "dar mais conforto, espaçamento e privacidade" a doentes não covid.

Conheça o novo espaço.

Notícias ao Minuto © Hospital de São João está a receber no Serviço de Urgência 430 doentes por dia Notícias ao Minuto © Global Imagens

09h47 - Taiwan, uma cidade normalmente apontada como um exemplo de sucesso na luta contra a Covid-19, está preparada para impor novas restrições de viagens, reporta a Reuters. A partir de dezembro, Taiwan irá exigir um teste negativo a quase todos os visitantes, após um aumento no número de casos importados.

09h35 - Covid-19 trouxe mudanças que vieram para ficar, prevê Bill Gates. O co-fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates deu uma entrevista ao The New York Times (via Business Insider) onde aproveitou para refletir em algumas das mudanças operadas pela pandemia de Covid-19. Para Gates, há certos aspetos da vida em pandemia que vieram para ficar.

09h28 - Quais as tecnologias usadas no fabrico das vacinas em teste final?

Tanto a vacina experimental da Pfizer como a da Moderna têm por base a tecnologia genética do ARN mensageiro, que usa o organismo da pessoa para produzir uma proteína-chave do coronavírus da Covid-19, no caso a proteína da espícula, "a porta de entrada" do vírus nas células, e estimula o sistema imunológico a criar anticorpos contra o vírus.

Uma vez injetado, este tipo de vacina instrui células saudáveis a fazerem cópias da proteína da espícula do coronavírus SARS-CoV-2, estimulando a produção de anticorpos neutralizadores. Ao ser depois infetado com o vírus, o organismo consegue assim reconhecê-lo e combatê-lo.

A vacina experimental russa é diferente, induz a criação de anticorpos contra o coronavírus da Covid-19 através de dois adenovírus distintos que foram geneticamente modificados para produzir a proteína da espícula do SARS-CoV-2.

09h18 - Governo espanhol quer "acabar" com liberdade em Madrid, disse esta quarta-feira a ex-presidente da Comunidade. Esperanza Aguirre disse que o estado de emergência estabelecido devido à pandemia de Covid-19 é "ilegal" e que o governo central quer "acabar" com a liberdade em Madrid, reporta o El País.

"Receio que o pior é que há uma parte do governo, que está no comando, que quer mudar o sistema, não governar", disse.

09h17 - Harvey Weinstein isolado na prisão com suspeita de Covid-19. O produtor de cinema apresenta febre acima dos 38 graus e, segundo algumas fontes, os médicos acreditam que pode ter contraído o vírus.

09h12 - Google Maps vai mantê-lo informado sobre número de casos. O Google Maps encontra-se a desenvolver e a lançar mais funcionalidades pensadas para ajudar os utilizadores a lidar com a pandemia de Covid-19. A mais recente exibe a tendência do números de casos de Covid-19 numa determinada área, permitindo-lhe saber se estão a aumentar ou a diminuir.

09h10 - Adjunto de Abel Ferreira testa positivo à Covid-19. O Palmeiras informou nesta terça-feira que contabiliza, até ao momento, 17 casos positivos de Covid-19, dos quais 15 tratam-se de jogadores do plantel principal.

09h08 - Efeitos secundários de vacinas "devem ser aparentes entre 2 a 3 meses". Sir John Bell, professor de medicina na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e membro da unidade de pesquisa de vacinas do Governo britânico, revela que possíveis efeitos secundários provocados por qualquer uma das vacinas contra a Covid-19 "devem ser aparentes entre dois a três meses".

09h04 - Moscovo transforma recinto de hóquei em hospital para fazer face à Covid. O Palácio do Gelo de Krylatskoye, conhecido por receber competições internacionais, está agora na linha da frente, após ter sido convertido num hospital. Está em funcionamento desde outubro.

O país, com cerca de 145 milhões de pessoas, começou a abrir clínicas e a reabilitar hospitais na capital e outras cidades para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.

Notícias ao MinutoRecinto de hóquei em Moscovo© ReutersNotícias ao Minuto© Reuters

08h56 - Ausência de público no MotoGP? "Tem impacto mínimo" nas freguesias vizinhas. Autarcas das freguesias da Mexilhoeira Grande e de Odiáxere, próximas do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, consideram que a ausência de público no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, "tem um impacto mínimo" na economia local.

08h48 - Em apenas uma semana foram anunciados resultados de eficácia entre 90% e 95% para três vacinas experimentais para a Covid-19, duas norte-americanas e uma russa, com base em dados preliminares de ensaios clínicos na última fase.

Quais os resultados de eficácia das vacinas experimentais já divulgadas?

No dia 9 de novembro, a multinacional farmacêutica norte-americana Pfizer e a parceira biotecnológica alemã BioNTech anunciaram que a sua vacina experimental para a Covid-19 tinha 90% de eficácia, partindo da análise de 94 casos de Covid-19.

Dois dias depois, o fabricante da concorrente russa Sputnik V anunciou uma eficácia de 92%, com base em dados de 20 casos.

Mais recentemente, na segunda-feira, 16 de novembro, a empresa de biotecnologia norte-americana Moderna indicou que a sua vacina candidata é 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19, tendo em conta a análise de 95 casos.

08h39 - Máscara que mata e neutraliza vírus pode estar disponível em dezembro. A nova máscara, desenvolvida por um cientista da Universidade Nottingham Trent University, no Reino Unido, poderá estar à venda já em dezembro deste ano.

Enquanto a maioria das máscaras têm três camadas, esta apresenta cinco, nomeadamente uma camada anti-viral feita de nanopartículas de óxido de cobre.

08h22 - Regressa corrida ao papel higiénico nos Estados Unidos. O aumento do número de infeções pelo novo coronavírus nos Estados Unidos está a levar a população a açambarcar novamente, deixando várias prateleiras de supermercados vazias, e o papel higiénico está no topo da lista de produtos adquiridos.

08h20 - AGAP acusa Governo de "total alheamento" para com o setor do 'fitness'. A Portugal Activo|AGAP, Associação de Clubes de Fitness e Saúde de Portugal, pediu hoje ao primeiro-ministro a redução da taxa de IVA para os ginásios e benefícios fiscais em sede de IRS.

07h51 - Médicos lançam petição dirigida aos portugueses. "Nós, médicos portugueses, dirigimos esta petição ao povo português. Realizamos esta petição porque queremos cuidar de si!". É assim que começa o texto de um abaixo-assinado de cariz simbólico lançado, no início da semana, por um grupo de profissionais de saúde.

No documento, os médicos apelam para que os portugueses usem "corretamente" máscara de proteção individual, respeitem o distanciamento social, não toquem com as mãos na cara e que, este ano, as famílias fiquem cada uma em sua casa no Natal, para que, no próximo ano, possam estar novamente juntas.

07h45 - Alemanha com mais 17.561 infetados e 305 mortos por Covid-19. Com esta atualização, o total de casos desde o início da pandemia sobe para 833.307 e o de vítimas mortais para 13.119.

07h33 - China volta a detetar vírus em carne importada do Brasi>

Recomendados para si

;
Campo obrigatório