Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Surto em bar de strip infetou 103 pessoas, entre as quais crianças

Há ainda vários idosos entre os infetados desta cadeia de transmissão, que é partilhada entre as ilhas de São Miguel e São Jorge, nos Açores.

Surto em bar de strip infetou 103 pessoas, entre as quais crianças
Notícias ao Minuto

10:48 - 18/11/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Açores

Os Açores registaram mais de 100 casos positivos de Covid-19 relacionados com a cadeia de transmissão que teve origem num bar de strip localizado na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

De acordo com Autoridade de Saúde Regional, os primeiros casos de transmissão relacionados com o estabelecimento de diversão noturna foram registados no dia 6 de novembro. Até ontem, terça-feira, dia 17 de novembro, o número de infetados na sequência deste surto chegava aos 103 casos, entre os quais estão, pelo menos, cinco crianças de 6, 7, 12, 14 e 15 anos, e vários idosos.

Ainda segundo o último boletim epidemiológico da região, este surto levou a outra cadeia de transmissão, que surgiu, mais recentemente, na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

"Importa referir que foi estabelecida ligação epidemiológica entre a cadeia de transmissão associada a um estabelecimento de ensino superior ontem reportada na ilha de São Miguel e a referente a um estabelecimento de diversão situado em Ponta Delgada, levando à reconfiguração das cadeias", lê-se no documento.

Anteriormente, a Autoridade Regional de Saúde já tinha informado que este surto, que surgiu na ilha de São Miguel, era "partilhado" com a ilha de São Jorge, onde também foram registados vários casos de Covid-19.

Assim sendo, a região conta agora com "13 cadeias de transmissão extintas" e 12 ativas, sendo "cinco na ilha de São Miguel, quatro na ilha Terceira, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, e uma na ilha de São Jorge".

Até ao momento, foram detetados no arquipélago 641 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

Há atualmente 351 casos recuperados e 197 casos positivos ativos, dos quais 164 na ilha de São Miguel, 22 na ilha Terceira, sete na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico, dois na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com Covid-19, todas em São Miguel.

Leia Também: Surto com origem em bar de strip já infetou 95 pessoas nos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório