Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2021
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

AO MINUTO: Sobe n.º de óbitos em lar do Pego. Mais 921 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Sobe n.º de óbitos em lar do Pego. Mais 921 mortes no Brasil

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 6.602 novas infeções pelo novo coronavírus e 55 óbitos relacionados com a doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado este sábado. 

O comércio e a restauração iniciam hoje o primeiro de dois fins de semana em que apenas podem abrir entre as 08h00 e as 13h00, no âmbito do Estado de Emergência, uma medida contestada por várias associações empresariais.

Fora da obrigatoriedade estão as farmácias, clínicas e consultórios, veterinários, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina, padarias e funerárias.

Lisboa é hoje palco de "Manifesto pela hotelaria, restauração, arte e cultura", organizado por empresários com o objetivo de contestar medidas impostas pelo Governo. Na sexta-feira, o protesto organizado pelo movimento 'A Pão e Água' ficou marcado por alguns desacatos.

Acompanhe aqui os mapas da evolução da Covid-19 em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de domingo. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h45 ASAE instaurou oito processos de contraordenação em centros comerciais. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou hoje oito processos de contraordenação, no âmbito de uma operação, que visou centros comerciais e grandes superfícies, para fiscalizar as medidas impostas pelo estado de emergência, anunciou aquela entidade.

23h12 Brasil passa os 165 mil óbitos por Covid-19, 921 mortes nas últimas 24h. O Ministério da Saúde brasileiro revelou este sábado que foram identificados 38.307 novos casos de Covid-19 e morreram 921 pessoas nas últimas 24 hora. O Brasil acumula assim 5.848.959 casos confirmados e 165.658 vítimas mortais. Mais de 5,2 milhões de pessoas recuperaram da Covid-19 (5.291.511) e o governo brasileiro indicou que perto de 391 mil pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde.

22h41 Sobe para sete o número de mortos no lar do Pego, em Abrantes. Sete mortos é o novo balanço do surto de covid-19 na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes (Santarém), disse hoje a Câmara local. "De acordo com as autoridades de saúde, estes óbitos reportam-se a pessoas com idade avançada e com outras doenças associadas", pode ler-se.

22h37 S. José recebeu quatro doentes da região Norte que precisam de ECMO. O Hospital São José, em Lisboa, recebeu quatro doentes com covid-19 da região Norte que necessitam de ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, avançou hoje à Lusa instituição.

22h00 - Polícia interrompe festa com 300 pessoas em Paris. As autoridades policiais francesas interromperam uma festa numa residência privada, nos arredores de Paris, este sábado, onde estavam pelo menos 300 pessoas. O evento estava a decorrer, dizem, "em completo desrespeito para com as normas de saúde".

21h43Madeira regista 12 novos casos positivos e mais 32 doentes recuperados. A Madeira regista hoje 12 novos casos positivos de covid-19, 11 dos quais de transmissão local, totalizando 172 situações ativas, anunciou a direção regional de saúde.

20h53Promotores de Espetáculos marcam protesto para 21 de novembro em Lisboa. A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) marcou uma 'Manifestação pela Cultura' para o dia 21 de novembro, em Lisboa, anunciou hoje aquela entidade.

19h50 França registou 354 mortes e mais de 32 mil novos casos em 24 horas. A Direção-Geral da Saúde de França anunciou, este sábado, que 32.095 pessoas testaram positivo para o coronavírus no espaço de 24 horas, um aumento face aos mais de 23 mil contágios registados ontem. Morreram ainda mais 354 pessoas, um número muito abaixo do notificado ontem (932).

19h34 Angola com mais 146 novos casos de Covid-19 e cinco mortes. Angola registou mais 146 infeções pelo novo coronavírus e cinco mortes, nas últimas 24 horas, num total de 13.374 casos e 322 óbitos, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h33 -  Cabo Verde com 39 casos positivos de covid-19 em 24 horas. Cabo Verde registou mais 39 novos casos positivos de infeções pelo novo coronavírus desde sexta-feira, elevando o total acumulado para 9.780 infeções desde 19 de março, informou hoje o Ministério da Saúde.

19h25 CEP admite não celebrar Missa do Galo para proteger vidas. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa admitiu hoje, em Fátima, suspender a realização da tradicional Missa do Galo, no Natal, se os números da pandemia de Covid-19 continuarem preocupantes, para proteger vidas. "Se for necessário, para defender a vida, vamos fazê-lo", disse na conferência de imprensa de encerramento da Assembleia Plenária da CEP, referindo-se à celebração da Missa do Galo.

19h23 Imigrantes guineenses distribuem milhares de máscaras na Grande Lisboa. Uma associação de imigrantes guineenses começou hoje a distribuir milhares de máscaras e centenas de desinfetantes em estações de comboio e de metro da Grande Lisboa, iniciativa que decorre até 31 de dezembro.

19h10 Medo do futuro tira o sono aos empresários da noite e há quem não resista. Habituados a trabalhar à noite, o que atualmente tira o sono aos empresários e trabalhadores da diversão noturna em Portugal é o receio de não voltarem a abrir as portas, o que para alguns se tem revelado fatal.

19h09 Morreu uma idosa ligada ao surto do lar da Misericórdia de Portalegre. Uma idosa de 84 anos utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, relacionada com o surto de Covid-19 existente na unidade, morreu hoje, disse à agência Lusa fonte da comissão administrativa da instituição.

18h34 Forças Armadas realizaram ações de sensibilização em 917 lares do país. As Forças Armadas realizaram até hoje ações de sensibilização em 917 lares de idosos do país, em que foram abrangidos 12.093 funcionários destas instituições sobre as medidas preventivas da propagação da covid-19.

18h32 Morreu uma idosa ligada ao surto do lar da Misericórdia de Portalegre. Uma idosa de 84 anos utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, relacionada com o surto de covid-19 existente na unidade, morreu hoje, disse à agência Lusa fonte da comissão administrativa da instituição.

18h25"Antes da pandemia de Covid, já tínhamos uma pandemia da diabetes". A diretora do Programa Nacional para a Diabetes da Direção Geral da Saúde (DGS) lembrou hoje que já existia uma "pandemia da diabetes" antes da pandemia de covid-19, apelando à prevenção e ao diagnóstico precoce.

17h45Empresas ainda proibidas de abrir podem trocar lay-off por apoio à retoma. As empresas cuja atividade ainda se encontra encerrada por imposição das medidas de combate à pandemia, como as de animação noturna, podem trocar o mecanismo do 'lay-off' simplificado e aderir ao novo regime do apoio à retoma progressiva.

17h13 Itália regista mais de 37 mil novos casos e 544 mortes. Os dados divulgados, este sábado, pelo Ministério da Saúde italiano indicam que foram registados 37.255 casos de infeção pelo novo coronavírus em Itália, nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de casos sobe para 1.144.552. No que aos óbitos diz respeito, foram registados 544 mortes no último dia, uma ligeira descida face ao dia de ontem, em que foram 550. Desde o início da pandemia no país, já morreram 44.683 pessoas.

17h17 Reino Unido regista 462 mortes e mais de 26 mil casos em 24 horas. O Reino Unido registou 462 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo que nos últimos sete dias morreram 2.878 pessoas. Desde o início da pandemia foram registados 51.766 óbitos, num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo e há 61.648 pessoas com Covid-19 no certificado de óbito.

17h07Açores têm seis profissionais de saúde infetados. O Serviço Regional de Saúde dos Açores tem atualmente seis profissionais infetados com o novo coronavírus, mas a infeção ocorreu fora de contexto laboral em todos os casos, revelou hoje fonte oficial da secretaria regional da Saúde.

17h06Marcelo considera que Igreja Católica tem sido "verdadeiramente exemplar". O Presidente da República considerou hoje, em Fátima, que a Igreja Católica tem sido "verdadeiramente exemplar" perante a pandemia da Covid-19, abdicando de realização de celebrações relevantes, como o 13 de maio. "Queria assinalar e agradecer à Igreja Católica, que tem sabido interpretar os valores da vida e da saúde, que são valores essenciais para o cristianismo e, nessa medida, tem sido exemplar nas celebrações, todas elas aqui em Fátima", começou por referir Marcelo Rebelo de Sousa, no final da celebração religiosa.

17h05 Ordem exige visão estratégica para não travar formação de futuros médicos. A Ordem dos Médicos exigiu hoje uma visão estratégica para que a pandemia não trave a formação dos futuros médicos, que deve ser implementada "com urgência", resolvendo as situações de hospitais a impedir a entrada de alunos de medicina.

16h16 Áustria anuncia novo confinamento quase total até 6 de dezembro. O atual recolher obrigatório noturno será ampliado ao resto do dia, o que implica que todas as lojas e serviços não essenciais permaneçam encerrados nas próximas três semanas, com exceção de supermercados, drogarias, farmácias, bancos ou correios, esclareceu o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, em conferência de imprensa.

15h49Hábito de compras ao sábado leva muitos aos supermercados, sem enchentes. Com hora marcada para encerrar às 13:00, a afluência aos supermercados na zona de Lisboa manteve-se praticamente inalterada, entre clientes que preservaram o hábito das compras ao sábado de manhã e os que "aproveitaram a pouca confusão" e entraram.

15h48 Centenas da restauração e da cultura pedem ajuda para sobreviver. Centenas de empresários e trabalhadores da restauração, eventos culturais e animação noturna estiveram hoje reunidos no Rossio, em Lisboa, exigindo apoios do Governo para lutarem contra o desemprego e continuarem "a pôr pão na mesa". Confira aqui uma galeria de imagens.

15h45 - Portugal com mais de 400 pessoas em unidades de cuidados intensivos. Se nas últimas 24 horas houve um diminuto decréscimo no balanço de pessoas hospitalizadas (menos 1 desde ontem), o facto é que este continua com tendência de crescimento. Neste momento, 2.798 pessoas estão internadas em Portugal por causa da Covid-19. No que diz respeito aos internados em UCI, estes são agora 413, com mais 25 pessoas a serem transferidas para estas unidades no último dia.

14h40 - Agência Europeia espera distribuição de vacina a partir de janeiroA Agência Europeia de Medicamentos (EMA) espera dar um parecer favorável sobre uma primeira vacina contra o novo coronavírus "até o final do ano" para ser distribuída "a partir de janeiro", disse hoje o seu diretor.

14h10 - Portugal registou mais 55 mortes associadas à Covid-19 e 6.602 novas infeções pelo novo coronavírus, revela o boletim da DGS divulgado este sábado. No espaço de um dia, 5.135 doentes recuperaram da doença. No entanto, a pressão nas Unidades de Cuidados Intensivos aumenta, tendo sido internadas mais 25 pessoas (total é agora de 413). 

14h00 - Centenas de empresários e trabalhadores da restauração, eventos culturais e animação noturna estão hoje reunidos no Rossio, em Lisboa, exigindo apoios do Governo para lutarem contra o desemprego e continuarem "a pôr pão na mesa".

13h52 - DGS apela: "A melhor forma de agradecer aos profissionais de saúde é fazer a nossa parte. Usar máscara, respeitar a distância física e a etiqueta respiratória."

13h44 - Pandemia já matou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença Covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.305.039 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro de 2019, segundo um balanço da agência de notícias AFP às 11h00 de hoje.

13h43 - Presidente da Câmara de Sardoal com teste positivo ao novo coronavírus. O presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, acusou hoje positivo ao novo coronavírus e entrou em isolamento profilático domiciliário, a par da sua mulher, também com teste positivo ao SARS-CoV-2, revelou o autarca.

13h10 - País deve "evitar espiral de violência". O Presidente da República falou aos jornalistas após a missa em memória das vítimas da pandemia, que decorreu este sábado, no Santuário de Fátima. Questionado sobre as manifestações do setor da restauração - que ocorreu ontem no Porto e acontece hoje em Lisboa - Marcelo Rebelo de Sousa considerou que é "legítimo" mas que "devem ser feitas sem violência".

"A pior coisa que podíamos ter era o confronto da sociedade portuguesa entre os que querem a abertura rápida da economia e sociedade e os que têm medo que essa abertura sacrifique a vida e a saúde", sublinhou.

"Que haja a manifestação, sim, a preocupação de encontrar soluções para os problemas, sim, que entremos numa espiral de violência que só agrava o confronto entre portugueses, isso acho que devemos evitar", acrescentou.

13h00 - A partir desta hora, 114 concelhos do país, onde o risco de transmissão da Covid-19 é considerado elevado, estão sujeitos ao recolher obrigatório que dura até às 5 horas. A partir de segunda-feira, recorde-se, os municípios abrangidos pelo recolher obrigatório passam a ser 191. 

12h15 - O ministro da Economia, Siza Vieira, está a prestar esclarecimentos aos jornalistas sobre os apoios à restauração, um setor particularmente afetado pelas medidas restritivas de combate à pandemia.  O governante salientou que o Governo já disponibilizou, à restauração, medidas que no seu conjunto totalizam mais de mil milhões de euros. "Deve haver poucos setores que receberam um conjunto tão significativo de apoios", afirmou, acrescentando que o Executivo tem noção que "algumas situações são extremas". "E essas são lamentáveis", notou.

Perante uma "quebra de facturação tão significativa é impossível conseguir compensar integralmente esta perda". O objetivo dos apoios é "assegurar que o maior número de empresas consegue preservar a sua capacidade de funcionamento, bem sabendo, e bem nos custa, que não conseguiremos acorrer a todas as situações".

O ministro disse ainda que a quebra, em média,  no segmento da restauração tradicional é de cerca de 20%. Nas pastelarias e cafés a quebra é "muito superior". Portanto, a quebra de 31%, em média, "esconde realidades muito diferentes". Na perspetiva de quem está a sofrer, frisou Siza Vieira, o apoio é "sempre insuficiente".

11h42 - Joe Biden pede ação urgente para combater aumento de casos nos Estados Unidos. No dia em que o país registou mais de 187 mil casos num só dia, o presidente eleito deixou um apelo à administração Trump.

"Sou o presidente eleito, mas não serei presidente até ao próximo ano. A Covid-19 não respeita datas, está a acelerar neste preciso momento. É necessária uma ação urgente hoje, agora, por parte da administração atual", escreveu Biden, no Twitter.

11h12 - A República Checa registou 7.357 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Os números de hoje, que representam uma ligeira descida face aos últimos dias, surgem depois de várias semanas de restrições para combater a propagação da pandemia. Com 10.7 milhões de habitantes, o país tem uma das taxas de incidência acumulada mais altas da Europa.

11h04 - "Temos de restringir os nossos contactos de risco ao nosso agregado familiar". O especialista em Saúde Pública Tiago Correia referiu, em declarações à SIC Notícias, que a gestão da pandemia falhou durante o mês de Outubro e frisou que nesta fase "temos de restringir os nossos contactos de risco ao nosso agregado familiar". "Se há uma transmissão comunitária e sabemos que o número de assintomáticos é significativo, fica muito difícil controlar", explicou.

11h00 - Segunda versão do ventilador Atena fora do contexto do combate à pandemia. A segunda versão do ventilador português Atena, desenvolvido pelo CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento como suporte ao combate à Covid-19, não está pronta nem pensada para ser utilizada no âmbito da pandemia.

10h52 - Brozovic desfalca Croácia para jogos com Suécia e Portugal. A federação da Croácia refere que o jogador do Inter de Milão foi isolado do resto da equipa, que joga hoje em casa da Suécia, em jogo do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, no qual estão também Portugal e França.

10h43 - Companheiro de equipa de Miguel Oliveira testa positivo à Covid-19Iker Lecuona esteve em isolamento nos últimos 10 dias mas testou positivo ao novo coronavírus.

10h12 - Polónia com novo recorde diário de mortes.  As autoridades de saúde da Polónia reportaram este sábado um novo máximo de óbitos, com 548 mortos em 24 horas, reporta a Reuters. Foram ainda registados 25.571 novos casos de infeção pela Covid-19.

10h00 - Primeiro-ministro de Cabo Verde pede ajuda de todos para baixar transmissão. O primeiro ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, pediu hoje "ampla participação de todos" para baixar o nível de transmissão da Covid-19 no concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, que já atingiu quase 700 casos.

09h17 - Rússia bate novo recorde diário com 22.702 novos contágios. A Rússia registou 22.702 novos casos de infeção - um novo máximo diário - pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 1.903.253. Em termos de óbitosforam registados 391 no último dia. Desde o início da pandemia há a lamentar 32.834 óbitos no país.

09h08 - DGS alerta: "Lave ou desinfete frequentemente as mãos e procure levá-las o menos possível à cara". 

09h03 - Coreia do Sul reporta 205 novos casos. Pela primeira vez desde setembro, o país reportou mais de 200 novos casos de Covid-19 em 24 horas, reporta a Reuters. 

08h26 - Proteja-se da Covid-19. Proteja-se da pneumonia. "Qualquer que seja o agente causador de pneumonia, os sintomas manifestam-se habitualmente na forma de febre e calafrios, muitas vezes acompanhados de dores de cabeça e musculares, tosse com ou sem expetoração, dor torácica e dificuldade respiratória, que pode mesmo resultar na sensação de falta de ar", afirma Paulo Paixão, médico virologista da SYNLAB Portugal e Presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

08h02 - Este fim de semana é o primeiro de dois em que vigoram limitações à circulação na via pública a partir das 13h e até às 5h dos dias seguintes. Esta medida aplica-se a 114 concelhos considerados de riscoConfira aqui as regras em vigor.

07h43 - Alemanha regista 22.461 novos casos de Covid e mais 178 mortes. Esta atualização eleva o total de casos confirmados para 773.556 e o de óbitos para 12.378.

07h37 - "Situação é muito grave e temos mesmo de ficar em casa". O primeiro-ministro apelou hoje a que se fique em casa neste e no próximo fim de semana, considerando essencial travar o "grave" crescimento da Covid-19, e defendeu que as medidas restritivas agora tomadas são um "mal menor".

"Este fim de semana vai ser muito diferente, vamos ter de ficar em casa à tarde e à noite. Vai ser muito duro para todos, que gostariam de fazer livremente aquilo que lhes apetecesse", declara António Costa numa mensagem vídeo, na qual procura explicar a razão de o Governo ter tomado medidas de recolher obrigatório nos concelhos mais atingidos pela Covid-19.

07h30 - Uma missa pelas vítimas da pandemia de Covid-19 é celebrada hoje no Santuário de Fátima pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, na qual deverão participar o Presidente da República e o primeiro-ministro.

07h25 - Enquanto dormia:

  •  EUA ultrapassam 187 mil casos num só dia. Os Estados Unidos registaram 187.095 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, quase mais 45 mil infeções que no dia anterior, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
  • China soma 18 novos casos, todos oriundos do exterior.
  • México regista 568 mortos e 5.558 casos nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o país contabiliza um total 97.624 óbitos e 997.393 casos confirmados, anunciaram as autoridades de saúde.
  • Índia com 44.684 casos e 520 mortos nas últimas 24 horas
  • Colômbia contabiliza quase 7.000 caos no último dia. A Colômbia contabilizou na sexta-feira mais 8.685 infeções pelo novo coronavírus, cifra que elevou para 1.182.697 o total de contágios desde o início da pandemia.

Bom dia. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório