Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Emergência e Natal serão tema em Belém, Mais 6.653 infetados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Emergência e Natal serão tema em Belém, Mais 6.653 infetados
Notícias ao Minuto

08:20 - 13/11/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A reunião foi longa, e, ao final do dia, foram reveladas as novas linhas orientadoras para o combate à Covid-19, em Portugal. António Costa dirigiu-se ao país, para anunciar alguns ajustes às medidas de restrição a que os portugueses vão estar sujeitos, sobretudo nos próximos dois fins de semana. Afirmando que a regra principal é simples - Ficar em casa! - o primeiro-ministro pediu também para se mudar a atitude registada nas últimas semanas e em que a preocupação parece ser "encontrar a exceção para poder fugir à regra".

Assim, e no dia em que Portugal registou o segundo pior registo diário em termos de vítimas mortais, o Governo decidiu colocar mais 77 concelhos na lista de concelhos em risco mais elevado de contágio. A par disso, decidiu também que aos fins de semana, a partir das 13h, todos os estabelecimentos comerciais serão encerrados. A exceção é aplicável apenas a estabelecimentos que já praticavam horários de abertura anteriores às 8h00, como é o caso de padarias, e ainda para consultórios, farmácias, bombas de gasolina e retalho alimentar com porta direta para a rua.

Na luta contra a pandemia, destaque ainda para a entrevista que a diretora da DGS, Graças Freitas, concedeu, esta sexta-feira, e onde admite que as comunicações ao país se têm vindo a tornar mais difíceis. A responsável refere mesmo que o excesso de comunicação "cansa" e ajuda à fadiga pandémica. Graça Freitas falou ainda dos sintomas que devem levar à realização de testes, considerando que o corrimento nasal e a obstrução são muito pouco específicos. Por outro lado, a perda de paladar ou olfato pode ser muito mais determinante para se perceber que a pessoa está infetada. "Se isso acontece, a probabilidade de ser Covid-19 é muito grande. (…) Se for um sintoma mais corrente é muito sensível e implica um rastreio e um diagnóstico diferencial muito grande”, refere.

Consulte nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

15h37 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.

15h30 - A ministra da Saúde apelou hoje à população que ajude evitar a propagação da Covid-19, cumprindo as normas e medidas já anunciadas, principalmente, por respeito aos profissionais de saúde que continuam a combater a pandemia na linha da frente.

"Os nossos profissionais de saúde estão cansados, mas garanto que estão a postos e podemos contar com eles, contudo, é nosso dever fazer um maior esforço de parar a transmissão da doença [...] Seria irresponsável abrandar o esforço que a todos nos convoca, nestes dias de especial exigência. Compreendendo a angústia de quem vai abrandar a atividade económica, compreendendo também a fadiga de quem está na linha da frente, mas não posso deixar de fazer um apelo a todos para que sejam cumpridas as medidas que estão estabelecidas",  afirmou.

15h25 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, seis óbitos por covid-19, o maior número diário já registado, elevando o total de mortos para 110, num dia em que mais 133 pessoas foram diagnosticadas positivas, anunciou o Ministério da Saúde.

15h20 - Trinta e três das 45 corporações de bombeiros do distrito do Porto entregaram hoje "simbolicamente" as chaves das ambulâncias ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de forma a alertar para as dificuldades logísticas e financeiras do setor.

"A situação é insustentável e coloca em causa a emergência médica. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não tem apoiado com a quantidade suficiente nos equipamentos de proteção individual (EPIs). Estamos ao serviço do Estado e não estamos protegidos, nem conseguimos proteger as populações", disse o comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) de Paredes.

15h19 - A Federação egípcia anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta sexta-feira, que Mohamed Salah foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

15h15 - A mara de Santa Marta de Penaguião disse hoje que realizou 260 testes de rastreio à covid-19 em instituições do concelho que detetaram 15 casos positivos, dos quais 11 são utentes de um centro de dia.

15h09 - O candidato apoiado pelo PCP às eleições presidenciais de 2021, João Ferreira, disse hoje no Funchal que o Presidente da República deve exigir aos órgãos de soberania solidariedade nacional às regiões autónomas sempre que as situações o exigirem.

"Na situação especial que estamos a viver torna-se necessário encarar a necessidade de um reforço da solidariedade no plano nacional, é evidente que uma região, como a Região Autónoma da Madeira, com indicadores no plano social e económico que são preocupantes exige uma mobilização de solidariedade do plano nacional para responder às dificuldades", disse

14h59 - O setor dos casamentos está "absolutamente paralisado e no limite da rutura", alerta uma empresária do setor numa carta enviada ao primeiro-ministro, onde pede medidas específicas, como um subsídio de ordenado, para manter uma mão de obra "muito especializada".

14h57 - Já começou a Conferência de Imprensa da DGS com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.

14h49 - Portugal regista, esta sexta-feira, mais 6.653 casos de Covid-19 e 69 mortos. Com esta atualização, Portugal regista, assim, o maior número de contágios diários reportados desde o início da pandemia, sendo que, até hoje, o número mais elevado tinha sido de 6.640 infetados, no dia 7 de novembro

14h33 - A GNR recorda que as novas medidas do Estado de Emergência

14h23 - A morte de um casal do lar de Nossa Senhora da Conceição, da Caridade de Ponte de Lima, infetado com o novo coronavírus, fez subir para três os óbitos provocados pelo surto de covid-19.

14h20 - O próximo ano vai ser o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, decidiu a Assembleia Mundial da Saúde. Os estados-membros da Organização Mundial da Saúde querem assim reconhecer em 2021 "a dedicação e o sacrifício de milhões de profissionais de saúde e cuidadores na linha da frente da pandemia da covid-19" e o seu "papel essencial na garantia da saúde e da prosperidade".

14h17 - A Ordem dos Médicos (OM) alertou o governo para "problemas graves nos centros de saúde" por a mobilização de médicos para o combate à pandemia de covid-19 deixar sem resposta os restantes doentes. O bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, pediu ao Ministério da Saúde para encontrar outras alternativas para que a agenda dos médicos de família -- "já antes sobrecarregada com 1.900 doentes" -- não continue a estar "totalmente tomada pelo Trace-CovidÁreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e App StayAway Covid".

14h15 - O Governo cancelou hoje a 16.ª edição do Dia da Defesa Nacional, jornadas de atividades e esclarecimento dos cidadãos maiores de 18 anos sobre as Forças Armadas em todo o país, devido à pandemia de covid-19.

14h04 - O presidente da Câmara de Aljustrel contestou hoje a inclusão do concelho na lista dos 191 municípios classificados como de risco elevado de transmissão da covid-19, considerando que os critérios utilizados assentam num "erro grosseiro". 

Aljustrel tem atualmente 20 casos ativos e a posição da autarquia alentejana tem por base o facto de, nos critérios para a definição dos concelhos de risco elevado, ser utilizada uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2019 relativa à população de cada concelho, calculando para Aljustrel um total de 8.247 habitantes, quando segundo o autarca tem 9.333 habitantes.

14h00 - A coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, defendeu hoje "mais apoios" para os setores mais afetados pelas consequências económicas e sociais das medidas do Governo para travar a propagação da pandemia de covid-19.

13h50 - Autoridades de saúde belgas calculam que entre 10 e 20% da população terá anticorpos do novo coronavírus após a atual segunda vaga, e consideram que alcançar uma imunidade de grupo de modo natural custaria quatro vezes mais mortes.

13h40 - À margem de um encontro com empresários do setor do turismo da região Centro, o Presidente Marcelo afirmou aos jornalistas que vai ser importante perceber o "efeito nas pessoas, psicológico e de saúde pública, desta experiência de fechamento muito apertado e em larga medida". E destacou que na próxima semana vai ouvir os partidos sobre a renovação do Estado de Emergência até 8 de dezembro, bem como sobre o Natal que este ano, disse, "é muito longo" porque se celebrará antes de um fim de semana. O objetivo será "ver como gerir essa realidade", vincou o chefe de Estado.

13h28 - "A melhor ajuda que podemos dar aos profissionais de saúde é tudo fazermos para cumprir as regras". O apelo é do primeiro-ministro António Costa: "Quanto menos doentes, estas senhoras e estes senhores, tiverem para tratar, melhores condições terão para trabalhar e para se poderem dedicar aqueles que estão mesmo doentes e que precisam dos seus cuidados".

13h20 - Recurso a moratórias de crédito foi maior nos setores mais afetados. O Banco de Portugal (BdP) informa que foram as empresas dos setores mais afetados pela pandemia que recorreram mais às moratórias de crédito, destacando-se o alojamento e restauração, em que 55% do valor de empréstimos concedidos estavam em setembro abrangidos por moratórias.

13h14 - O concelho de Tavira vai passar a integrar a lista de municípios de risco elevado de contágio, decidiu ontem o Conselho de Ministros. A entrada na lista só acontecerá a partir das 00h de segunda-feira, mas já está a gerar "indignação" pela "surpresa" que causou. "Considerarmos uma injustiça e sentirmos que temos o direito de ser esclarecidos, para podermos esclarecer a população tavirense, enviarei, amanhã, comunicações para Gabinete da Ministra da Saúde e para a DGS a questionar e solicitar esclarecimentos".

 13h11 - Pandemia já matou quase 1,3 milhões de pessoas no mundo. No último levantamento realizado pela agência de notícias AFP, com base em dados de fontes oficiais, o novo coronavírus matou, pelo menos 1.294.539 pessoas no mundo. Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado em termos de mortes e casos, com um total de 242.435 mortes em 10.555.469 casos. Segue-se o Brasil com 164.281 mortes e 5.781.582 casos, a Índia com 128.668 mortes (8.728.795 casos), o México com 97.056 mortes (991.835 casos) e o Reino Unido com 50.928 mortes (1.290.195 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que tem o maior número de mortes em relação à sua população, com 120 mortes por 100.000 habitantes, seguida do Peru (106), Espanha (87), Brasil (77).

13h04 - 32 infetados em segundo lar da Misericórdia de Ponte de Lima. Entre os casos positivos, 24 são utentes e oito funcionários do lar Cónego Correia, da Misericórdia de Ponte de Lima, informou hoje a Santa Casa daquele concelho do distrito de Viana do Castelo

13h01 - Escola Básica Jorge Barradas em Lisboa fechada após 10 casos positivos. Segundo a associação de pais, sete alunos do 1.º ao 4.º anos e quatro monitores do apoio à família estão infetados.

12h59 - "Dificuldade está em calibrar as medidas". Quem o diz é a candidata presidencial Ana Gomes que destaca a dificuldade de calibrar as medidas de combate à Covid-19 para evitar que os serviços de saúde entrem em rotura e para não matar a economia.

"A dificuldade aqui está em calibrar as medidas para, por um lado, responder às necessidade de saúde e não deixar os serviços de saúde entrarem em rotura e, por outro lado, não matar a economia", afirmou.

12h50 - enfermeiro mexicano Sergio Humberto Padilla Hernández gravou um vídeo para despedir-se da sua família, momentos antes de ser submetido a uma intervenção para ser entubado. O jovem, doente com Covid-19, acabou por morrer e a sua mensagem já se tornou viral.

12h12 - O presidente executivo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) considerou hoje que a instabilidade das medidas do Governo está a desgastar os empresários do setor da restauração, que estão a começar a "deixar cair os braços".

"Nós estamos a ter alterações de regras todas as semanas e ontem [quinta-feira] foi um episódio mais deste processo. Isto está a criar um desgaste muito grande no setor, são feridas permanentes que se abrem e é, de facto, muito mau", considerou António Condé Pinto.

12h07 - Uma imagem vale mais do que mil palavras. Um casal de idosos morreu devido à Covid-19 com a diferença de um dia, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, após ambos terem sido hospitalizados com, também, 24 horas de diferença.  A unidade de saúde decidiu prestar homenagem ao casal e publicou, esta sexta-feira, na sua página oficial de Facebook, uma fotografia tirada a ambos, na qual se vê o homem e a mulher, de mãos dadas, cada um na sua cama hospitalar.

12h00 - Um professor do Iowa, nos Estados Unidos, foi encontrado morto, no domingo, três dias depois de ter testado positivo à Covid-19.  Jason Englert, de 38 anos, foi diagnosticado com a doença numa altura em que um surto local obrigou ao encerramento de escolas e o regresso ao ensino online.

11h18 - A Covid-19 justifica menos de metade das mortes em excesso do último mês face à média dos últimos cinco anos, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua mais recente análise da mortalidade em Portugal.

11h10 - O uso de máscara como forma de proteção contra a Covid-19 é absolutamente fundamental, contudo para muitas pessoas a utilização do acessório é sinónimo de aparecimento de borbulhas sobretudo na zona do queixo.  Como evitar isso?

  • Evite usar maquilhagem enquanto usa a máscara, já que a peça facilita a penetração de pigmentos dos cosméticos na derme
  • Opte por usar uma máscara idealmente feita de algodão, macia e sem um tecido áspero, para que a pele respire.
  • Lave as máscaras reutilizáveis com água quente e sabão hipoalergénico.
  • Faça uma pausa diária de 15 minutos sem usar máscara a cada 4 horas.Limpe e hidrate o rosto diariamente. 

11h00 - O Centro de Saúde de Sines, no distrito de Setúbal, reabriu hoje, após ter fechado devido ao teste positivo ao novo coronavírus de um profissional, disse à agência Lusa a delegada de saúde pública, Fernanda Santos.

10h55 - África registou nas últimas 24 horas mais 233 mortos relacionados com a covid-19, aumentando para 46.505 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infetou 1.930.981 pessoas na região, segundo dados oficiais.

10h47 - Os turistas e passageiros que cheguem a Espanha sem teste à covid-19 negativo podem ser sancionados com multas de até 6.000 euros, revelou hoje a Ministra dos Negócios Estrangeiros espanhol.

10h44 - A Comissão Europeia vai equacionar uma revisão da lei sobre viagens organizadas na União Europeia (UE), após dificuldades nos reembolsos em cancelamentos devido à pandemia de covid-19, e defende ações coletivas em tribunal contra empresas que não cumpram.

10h30 - A circulação de comboios Alfa Pendular, Intercidades e InterRegionais vai ser reduzida nos próximos dois fins de semana, na sequência das limitações à circulação nos concelhos de maior risco, anunciou a CP - Comboios de Portugal.  De acordo com a lista publicada na página da Internet, vão ser suprimidas mais de 30 ligações de longo curso nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro, e 19 ligações nas linhas do Minho, Douro, Norte e do Oeste. Em contrapartida, a oferta de comboios Regionais e Urbanos não vão sofrer alterações

10h20 - O fundador e CEO da Tesla e da SpaceXElon Musk, parece desconfiado com os testes da Covid-19, contando que fez quatro testes na quinta-feira, dia 12, e que, enquanto dois deles deram positivo, outros dois deram negativo.

10h07 -Um idoso foi detido por violar confinamento obrigatório em Belmonte. O homem foi encontrado a trabalhar, violando o dever de confinamento obrigatório que lhe tinha sido decretado pela Autoridade de Saúde Pública. GNR acompanhou o detido a casa e os factos foram remetidos para o tribunal.

10h05 - A crise sanitária em Nápoles, terceira cidade mais afetada pela pandemia em Itália, está a agravar-se. Foram divulgado um video do interior do hospital de Cardarelli, que mostra o corpo de um homem, alegadamente vítima de Covid-19, filmado dentro de uma casa de banho do hospital. O caso já levou o ministro dos Negócios Estrangeiros  a afirmar que a cidade está a "perder o controlo" da pandemia.

09h49 - O grupo parlamentar do PCP entregou, esta quinta-feira, um projeto de resolução, na Assembleia da República, no qual propõe que o Parlamento recomende ao Governo a "retoma da prática desportiva" e a "normalização gradual das competições"

09h42 - Os estabelecimentos comerciais da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, devem encerrar até às 13h00 aos sábados e domingos e até às 22h00 aos dias úteis, durante o período do estado de emergência, anunciou a autarquia.

09h33 - As autoridades da Nova Zelândia instaram 100 mil trabalhadores em Auckland, cidade onde vive um terço da população do país, a ficar hoje em casa, após a deteção de um caso de contágio local de covid-19. O alerta foi feito na quinta-feira, quando as autoridades sanitárias informaram que uma jovem de 20 anos, que teve resultado positivo no teste à doença, esteve a trabalhar numa loja e visitou vários locais no centro da cidade.

09h24 - A Rússia registou um novo máximo diário de casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, registou 21.983 novos infetados. Morreram ainda 411 pessoas, com o país a registar agora um total de 32.443 de vítimas mortais.

09h00 - A China voltou a detetar o vírus Covid-19 em alimentos importados do Brasil. Uma análise realizada em Wuhan a uma embalagem com carne congelada importada do Brasil deu positivo para o novo coronavírus, informou hoje a Comissão de Saúde daquela cidade chinesa, onde foram detetados os primeiros casos de covid-19.

08h40 - Investigadores do Museu Americano de História Natural, nos Estados Unidos, detetaram um gene 'escondido' no novo coronavírus que parece ter contribuído para a sua biologia particular e poder pandémico. Esse será o gene ORF3d, que estimula uma forte resposta de anticorpos nos doentes que sofrem de Covid-19, provando que a sua proteína é produzida durante a infecção.

08h30 - Peter Sutcliffe, um serial killer que ficou conhecido como o estripador de Yorkshire, morreu, aos 74 anos, vítima de Covid-19. O criminoso morreu no Hospital Universitário de North Durham, a poucos quilómetros do estabelecimento prisional onde estava a cumprir pena de prisão pela morte de 13 mulheres.

08h00 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado oito casos novos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

07h20 - A Alemanha atingiu, esta sexta-feira, um novo máximo de número de infetados em 24 horas. Só no último dia, o país regista 23.542 novos casos de infeção por Covid-19. Há ainda 218 mortos a registar.

07h07 - A Índia registou 44.879 casos de covid-19 e 547 mortos nas últimas 24 horas, com a capital indiana, epicentro atual da pandemia, a contabilizar 7.053 novas infeções, segundo dados oficiais.

07h06 - Graça Freitas afirma que o corrimento ou obstrução nasal são sintomas muito comuns e pouco específicos para serem decisivos no pedido de teste à covid-19. A diretora-geral da Saúde considera que se deve apostar nos sintomas que têm maior probabilidade de estar relacionados com a doença, como a perde de olfacto e paladar.

Em entrevista à Lusa, Graça Freitas admite, ainda, que a comunicação com os portugueses já foi mais fácil e critica excesso de informação sobre a Covid-19, que é transmitida por agentes políticos, media, pelas "pessoas que têm o maior tempo de antena de todas, que são os jornalistas (…) e, depois, temos os vossos convidados, os peritos e não peritos, todas as pessoas que opinam, os negacionistas, os catastrofistas, os de todos os quadrantes que se tornaram lideres de opinião”. O excesso de informação ajuda à fadiga pandémica, considera.

07h05 - O México registou 626 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 5.658 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 97.056 e de casos para 991.835, anunciaram as autoridades de saúde.

07h02 - Os Estados Unidos registaram 142.363 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 10,5 milhões de infeções desde o início da pandemia, além de 1.764 mortos, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h01 - O Governo clarificou, esta quinta-feira, as limitações à circulação nos próximos dois fins de semana nos concelhos de risco mais elevado de contágio e anunciou que mais 77 municípios passarão a integrar a lista a partir de segunda-feira. Confira aqui as regras que estão atualmente em vigor e as que vão estar em breve, e onde!

07h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta sexta-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de quinta-feira, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório