Meteorologia

  • 30 JUNHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

AO MINUTO: Governo revê situação; Catalunha estende fecho de restaurantes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Governo revê situação; Catalunha estende fecho de restaurantes

Portugal está, pela segunda vez desde o início da pandemia da Covid-19, em Estado de Emergência. A medida afeta, sobretudo, 121 concelhos considerados de maior risco. Uma lista que poderá vir a aumentar após o agravamento de números registados esta quarta-feira e em que se assistiu ao maior número de mortos desde o início da pandemia no país. Foram, em apenas 24 horas, 82 as vítimas mortais da doença.

Em sede de Conselho de Ministros, o Governo irá reavaliar hoje a situação do país, com base nas informações da Direção-Geral da Saúde, e existe a forte possibilidade de aumentar para 150 o número de concelhos considerados em maior risco. 

Para já, os portugueses têm sido um exemplo no que diz respeito ao cumprir do recolher obrigatório a partir das 23h00. De acordo com um estudo da PSE - que está a ser divulgado por diversos meios nacionais - nos dois primeiros dias desta semana, o nível de confinamento noturno da população foi de 97%. 

No mundo, os números da segunda vaga da pandemia continuam a preocupar, com a Alemanha a registar mais de 20 mil casos diários de novos casos e os Estados Unidos a registarem 140 mil contágios em apenas 24 horas.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h25 - Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.

15h15 -  O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que a estrutura montada no Pavilhão do Fontelo por causa da covid-19 tem condições para alargar o âmbito concelhio e ficar ao dispor de toda a região.

Almeida Henriques afirmou que a estrutura montada durante a primeira vaga da pandemia foi agora melhorada, tendo preparadas "64 camas articuladas que foram cedidas pelo Hospital de São Teotónio" e a possibilidade de "ser climatizada e ter sistema de oxigénio".

15h00 - Cerca de metade das empresas do setor da panificação e pastelaria apresentam uma resiliência financeira acima da média, enquanto 29% apresenta uma resiliência mínima ou reduzida, segundo um estudo da Informa D&B, hoje revelado.

14h52 - A mara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa, vai reduzir os impostos municipais em 2021, como medida de apoio às empresas e famílias, num contexto de "perda de rendimentos", devido à covdid-19, anunciou hoje a autarquia.

14h49 - O surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Grândola, no distrito de Setúbal, subiu para 50 infetados e há a registar dois óbitos, mas a Autoridade de Saúde Pública local considera a situação "estabilizada".

14h28 - A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) encerrou a atividade assistencial de todos os centros de saúde da ilha até segunda-feira, devido à evolução da pandemia de covid-19.

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, que gere os cinco centros de saúde da ilha, justificou a decisão com o facto de ter reforçado a capacidade de resposta da Linha de Vigilância Epidemiológica, da Linha de Vigilância Ativa e dos centros de colheitas, "por forma a evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2 na ilha de São Miguel", tendo em conta "o agravamento da situação de pandemia" nos últimos dias.

14h09 - Um surto com 47 casos positivos de SARS-CoV-2 no Lar Residencial Abrigo Nossa Senhora da Ajuda, em Alburitel, concelho de Ourém, já provocou um morto, confirmou à agência Lusa a delegada de Saúde.

13h55 - Ordem dos Advogados (OA) alerta para risco após contágio. A OA anunciou hoje ter tido conhecimento que um funcionário do Ministério Público do Tribunal de Abrantes testou positivo para covid-19, sem que a OA tivesse sido informada ou os advogados que com ele estiveram em contacto.

13h50 - Irão ultrapassa as 40 mil mortes, com as últimas dez mil a ocorrerem em menos de um mês.  O Ministério da Saúde iraniano anunciou hoje mais 457 mortes nas últimas 24 horas, assim como 117.517 infetados, o que faz aumentar o total de casos para mais de 726 mil, embora responsáveis tenham alertado que existe uma significativa subestimação dos números.

13h43 - Música para dar "ânimo". 'Não Stresses' é o novo single de Easy B, o rapper português que arriscou fazer diferente em tempos diferentes. Em entrevista ao Notícias ao Minuto, Miguel Bravo afirma que o "tema tem uma mensagem de otimismo, positividade, e de ânimo. O stress é constante, não é de hoje, mas é certo que com tudo o que se tem estado a passar as pessoas estão todas mais tensas e ansiosas".

13h37 - A coordenadora do Bloco de Esquerda apresentou, esta quinta-feira, medidas de resposta à segunda vaga da crise pandémica porque, defende Catarina Martins, sem apoios atempados e robustos que protejam os salários, "não será possível evitar o encerramento de milhares de pequenos comércios". Além disso, acrescenta, a emergência social exige que se retomem "no imediato" medidas de proteção social para desempregados e cuidadores.

13h29 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.285.160 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da AFP.

13h26 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) para África alertou hoje para uma "interação mórbida" entre a Covid-19 e as doenças não transmissíveis, sobretudo a diabetes e a hipertensão, que são as principais comorbilidades do novo coronavírus

13h22 - O Governo voltou a apelar à população para ajudar a controlar a propagação do coronavírus. Numa publicação no Facebook, o Governo pede que se evitem os convívios, para serem limitados os contactos sociais aos agregados familiares, para se reduzirem as deslocações e essencial e cumprir a Regra dos Cinco. 

12h55 - A Catalunha prolongou o encerramento de bares e restaurante até ao dia 23 de novembroA conselheira de Saúde da Generalitat, Alba Vergès, confirmou a medida em conferência de imprensa, onde afirmou que é "necessário um maior esforço para consolidar" a descida de casos de infeções.

12h30 - mara Municipal de Lisboa (CML) vai lançar um programa para o comércio e restauração da cidade no valor de 20 milhões de euros, com apoios a fundo perdido entre quatro e oito mil euros, a pagar a partir de dezembro, anunciou o presidente da CML, Fernando Medina, na quarta-feira.

"Este apoio não resolve tudo, mas é importante do ponto de vista efetivo para quem vai receber", salientou Fernando Medina

12h20 - O município da Pampilhosa da Serra duplicou em dois dias o número de contágios por covid-19, tendo a Câmara enaltecido hoje o papel das instituições sociais do concelho e apelado à serenidade da população.

12h15 - A fadiga é uma das queixas iniciais mais comuns entre as pessoas infetadas com SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. E de acordo com um novo estudo, publicado no dia 9 de novembro, no PLOS ONE, mais de metade das pessoas infetadas com Covid-19 continuam a apresentar fadiga persistente 10 semanas após o início da doença.

12h05 - A Comissão Europeia anunciou hoje que irá mobilizar 100 milhões de euros adicionais para o mecanismo COVAX, que prevê um acesso equitativo a vacinas contra a covid-19 em países de baixo e médio rendimento.

"Face à devastadora pandemia de covid-19, é evidente que só será possível uma recuperação mundial se estiverem disponíveis vacinas seguras e eficazes para todos os que dela necessitarem. Com este objetivo, a União Europeia aumenta o seu apoio ao mecanismo COVAX", referiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

11h40 - Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) infetou pelo menos 70 utentes, divulgou hoje a comissão administrativa da instituição.

11h22 - Um surto de covid-19 foi detetado no lar para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Amares, infetando 27 utentes e seis funcionários. "Os utentes infetados estão isolados e os funcionários a cumprir o devido isolamento em casa", adiantou fonte da estrutura.

11h15 - Dos 172 resultados recebidos na manhã desta quinta-feira, há 59 reclusos e um trabalhador contagiados pelo novo coronavírus no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), confirmam os Serviços Prisionais em comunicado.

"Neste quadro e no âmbito do plano de contingência, a DGRSP determinou a afetação dos reclusos positivos, genericamente assintomáticos, a uma única Ala do Estabelecimento Prisional de Lisboa onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento", lê-se.

11h08 - Isabel Silva revelou na manhã desta quinta-feira, dia 12, estar infetada com o novo coronavírus. A notícia foi dada numa publicação na sua conta de Instagram, na qual afirma que teve alguns sintomas, mas sente-se "serena e positiva". 

Ver esta publicação no Instagram

Estou em casa há vários dias ️ Estou serena e positiva neste meu isolamento, depois de um contacto com um caso. O resultado do meu teste à COVID-19 deu positivo mas eu estou bem... tirando a perda súbita de paladar. Porém, o apetite continua cá ️ A minha médica de família está a olhar por mim e todos os liga-me para saber como estou. Porque, não duvidem, cada caso é um caso e os sintomas nunca são os mesmos de pessoa para pessoa. Apesar de não sair do meu lar, continuo a manter as rotinas que me fazem bem. Da minha varanda vejo o dia a nascer e continuo a despertar o meu corpo com exercícios de alongamento, mobilidade e concentração que o meu querido treinador Paulo Colaço me passa. Continuo ativa a desenvolver os meus projetos e a escrever-vos todos os dias na minha revista @dobem.pt ️ Respeito a hora das refeições, hidrato-me, mantenho uma alimentação alcalina e agora, mais do que nunca, as idas à varanda são mais que muitas porque não vivo sem a sensação de liberdade que o contacto com o exterior me dá. Falo com os pais todos os dias e tenho os melhores vizinhos do bairro que todos os dias passeiam o meu @cajusilva_thepug ️ Por aqui vou continuar e por aqui vou estar em contacto convosco a espalhar e a receber todo o amor e carinho de quem me quer bem. Estejam conscientes, cuidem de vocês, mas sejam positivos e alimentem a vossa luz ️ #iamisabelsilva

Uma publicação partilhada por Isabel Silva (@iamisabelsilva) a 12 de Nov, 2020 às 2:03 PST

11h05 -A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio decidiu isentar os atletas de um período de quarentena de 15 dias à chegada ao país, refere a Reuters.

11h03 - A Áustria registou um recorde contágios diários. Em 24 horas, as autoridades sanitárias deste país dão conta de 9.105 novos infetados, noticia a Reuters. O valor mais elevado de infetados num só dia era de 8.241.   

10h53 - A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que o Governo devia "agir fortemente" para travar "o abuso" que representa o Pingo Doce abrir as suas lojas às 6h30 no fim de semana "com a desculpa da pandemia".

"Estão a utilizar a pandemia como uma forma de um enorme abuso sobre os trabalhadores e os seus horários porque aquilo que está a ser pedido aos trabalhadores, nomeadamente do Pingo Doce, que passem a abrir às 6h30 é uma violência tremenda que é feita com a desculpa da pandemia", condenou Catarina Martins.

10h51 - Um estudo realizado por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que envolveu 511 fisioterapeutas, concluiu que mais de 40% destes profissionais estão "em situação de exaustão física e fadiga psicológica" devido à pandemia.

10h48 - Esta quinta-feira, Isabel Figueira começou o dia com uma mensagem nas redes sociais na qual fala sobre as medidas em entraram em vigor na segunda-feira e que estão a ser contestadas pelas restrições que implicam. "São medidas que temos que cumprir com muito rigor porque a única coisa que sei é que isto vai passar. Se gostamos das novas medidas? Ninguém gosta mas tem mesmo que ser! Aceitem isso de braços abertos por favor", afirmou.

Ver esta publicação no Instagram

Um Bom dia com muito amor para todos!  Depois de tantas notícias e medidas nas últimas semanas por causa da realidade que infelizmente estamos a viver não podia deixar de mandar uma mensagem de amor e força para todos. São medidas que temos que cumprir com muito rigor porque a única coisa que sei é que isto vai passar. Se gostamos das novas medidas ? Ninguém gosta mas tem mesmo que ser! Aceitem isso de braços abertos por favor ! Beijem e abracem o máximo que puderem como eu faço todos os dias aqueles que podemos e os que não podemos deixem mensagens de bondade e de amor todos os dias! Esta é uma altura que precisamos muito uns dos outros apesar da distância. Gostava de olhar á minha volta e perceber que realmente estes tempos difíceis mudaram as pessoas para melhor... gostava mesmo! Nem sempre vejo isso infelizmente... Sou grata pela família e amigos que tenho, por fazer o que amo todos os dias com pessoas incríveis e estar rodeada sempre de Boas Pessoas! Se tenho momentos difíceis? Claro que tenho! Todos temos! Estamos juntos nisso! Não se esqueçam que Todos temos uma história... e cada pessoa enfrenta coisas que nem os outros imaginam mas enfrento as minhas coisas sempre com um sorriso nos lábios porque olho sempre para o lado bom e tenho graças a Deus saúde e pessoas mesmo muito especiais na minha vida. Vocês que estão aí por favor fiquem atentos a quem está a vossa volta e tenham bondade... o Mundo precisa disso e muito! Amor , Bondade e cuidar do próximo. Tentem fazer este exercício todos os dias para um Mundo Melhor! Muita força para todos  # Gosto muito de vocês e obrigada por estarem aí todos os dias! #estamosjuntos #sejammelhorestodososdias #istovaipassar #amor #bondade #cuidardoproximo #gratidão

Uma publicação partilhada por Isabella Figueira ¥ (@isabelfigueira.oficial) a 12 de Nov, 2020 às 1:13 PST

10h40 - Quais são os sinais de que já pode ter estado infetado com o coronavírus SARS-CoV-2? Um dos aspetos mais letais associados ao novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, é que para muitas pessoas, pode ser totalmente assintomático. No entanto, existem formas de entender se já foi afligido pelo vírus respiratório.

10h35 - O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para reavaliar a lista de concelhos com elevado risco de transmissão da Covid-19. Os municípios considerados de risco elevado de transmissão - e que hoje deverão aumentar - são aqueles que notificam mais de 240 casos por 100 mil habitantes. Com base nesse critério, estima-se que  Faro, Albufeira e Portimão entrem na lista. 

10h15 - A administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) anunciou hoje que o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, está a preparar mais 20 camas de cuidados intensivos para internamentos relacionados com a covid-19.

10h01 - O diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) alertou hoje para a necessidade de serem mantidas as medidas de controlo, mesmo havendo "sinais encorajadores" sobre uma vacina.

"As notícias sobre a vacina são positivas e encorajadoras, mas demora tempo e precisamos de continuar a implementar as medidas defendidas pelo África CDC e pela Organização Mundial de Saúde, a vacina não é uma bala mágica que vai curar tudo", alertou John Nkengasong

09h56 - África registou nas últimas 24 horas mais 318 mortos relacionados com a covid-19, aumentando para 46.272 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infetou 1.917.960 pessoas na região, segundo dados oficiais.

09h30 - O Pingo Doce decidiu abrir às 6h30. E os outros supermercados? Pingo Doce vai alargar o horário de funcionamento nos próximos dois fins de semana, em resposta às restrições de circulação. A Sonae MC "já há algumas semanas" que antecipou algumas aberturas, o Lidl e a Auchan 'não mexem' nos horários.

08h55 - A Rússia registou pelo segundo dia consecutivo um recorde de óbitos. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo centro de crise anti-coronavírus mostram que 439 pessoas morreram em 24 horas. As autoridades russas deram ainda conta de 21.608 testes positivos para o coronavírus desde ontem. 

08h40 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi internado no hospital de Kiev, após ter sido diagnosticado, no início da semana, com Covid-19.  Fonte próxima do governante diz que a decisão partiu do presidente, com o objetivo de estar melhor isolado. Recorde-se que outros três membro do Governo também estão infetados, entre eles o ministro da Defesa e o ministro das Finanças.

08h20 - Simon Roberts, diretor interino da Williams, foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus, e não irá seguir com a restante equipa para o Grande Prémio da Turquia. Simon Roberts está em isolamento após apresentar "sintomas ligeiros".

08h04 - O Ministério do Interior da Turquia decretou a probição de fumar em locais públicos, em particular em zonas movimentadas, alegando que os fumadores que o fazem violam a obrigatoriedade do uso de máscara, instaurada para combater a pandemia.

07h30 - A Alemanha registou esta quinta-feira mais de 20 mil novos casos de Covid-19 e pelo segundo dia consecutivo foram notificados mais de 200 vítimas mortais. O Instituto Robert Koch anunciou que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 21.866 casos de infeção pelo coronavírus e 215 mortes. 

07h27 - O posto da GNR de Constância, em Santarém, encerrou esta quarta-feira após terem sido conhecidos os resultados dos testes à Covid-19 feitos aos militares, tendo sido detetados cinco casos de infeção entre o efetivo. A informação foi avançada pelo autarca local à Antena Livre.

07h20 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado um caso de contágio local, nas últimas 24 horas, na cidade portuária de Tianjin, no norte do país, e 14 casos oriundos do exterior.

07h18 - A Colômbia anunciou na quarta-feira 8.651 novas infeções com o coronavirus e mais 164 mortes, o que eleva os totais respetivos para 1.165.326 e 33.312, segundo o boletim do Ministério da Saúde.

07h10 - Os Estados Unidos registaram 140.000 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 10.384.543 desde o início da pandemia, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O país registou 240.857 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia. Desde o balanço do dia anterior, morreram mais 1.269 pessoas.

07h07 - Nova Deli registou 8.593 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde na capital indiana, com as autoridades a temerem novo agravamento no fim de semana, devido às multidões esperadas no festival Diwali.

07h05 - O México registou 588 mortos e 7.646 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 96.430 e de casos para 986.177, anunciaram as autoridades de saúde.

07h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta quinta-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de quarta-feira, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório