Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido responsabiliza China por afastamento de deputados

O Reino Unido responsabilizou hoje a China pelo afastamento de quatro deputados pró-democracia de Hong Kong sob o pretexto de constituírem uma ameaça à segurança nacional.

Reino Unido responsabiliza China por afastamento de deputados
Notícias ao Minuto

12:54 - 11/11/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"A decisão da China de afastar arbitrariamente deputados eleitos pró-democracia de Hong Kong dos seus cargos representa mais um ataque ao alto grau de autonomia e liberdades de Hong Kong sob a Declaração Conjunta Reino Unido-China", denunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab.

O chefe da diplomacia britânico considera que esta "campanha para perseguir, sufocar e desqualificar a oposição democrática mancha a reputação internacional da China e mina a estabilidade de longo prazo de Hong Kong". 

O executivo de Hong Kong anunciou hoje que vai desqualificar os legisladores Alvin Yeung, Dennis Kwok, Kwok Ka-ki e Kenneth Leung, levando todos os outros deputados da oposição a anunciar a renúncia ao conselho legislativo da região semiautónoma da China.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, disse hoje que os legisladores devem agir de maneira adequada e que a cidade precisa de uma assembleia composta por patriotas.

As desqualificações ocorreram depois de o Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da China, que reuniu na terça e quarta-feira, aprovar uma resolução que afirma que aqueles que apoiam a independência de Hong Kong, recusam-se a reconhecer a soberania da China sobre a cidade, ameaçam a segurança nacional ou pedem a intervenção de forças externas nos assuntos da cidade, devem ser desqualificados.

Esta é uma consequência da lei de segurança nacional imposta por Pequim que pune atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras, a qual que o Reino Unido já tinha qualificado anteriormente "uma violação clara e grave" da Declaração Conjunta sino-britânica, assinada em 1984.

Em represália, Londres suspendeu o tratado de extradição com Hong Kong e abriu uma nova via especial para a atribuição de cidadania britânica a cidadãos de Hong Kong titulares do passaporte nacional britânico. 

O Reino Unido transferiu Hong Kong para a administração da China em 1997 com a condição de que o território manteria certas liberdades, além de autonomia judicial e legislativa por 50 anos, num modelo que se designou de "Um país, dois sistemas".

BM (JPI/SCA)// ANP

Lusa/fim 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório