Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O efeito da música 'Lago do Cisne' numa antiga bailarina com Alzheimer

Marta começou a replicar os movimentos da coreografia da obra de Tchaikovsky, que tantas vezes interpretou na juventude.

Notícias ao Minuto

07:41 - 10/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alzheimer

Tornou-se viral nos últimos dias, nas redes sociais, um vídeo que mostra a reação de uma pessoa com Alzheimer ao ouvir música do seu passado. As imagens foram partilhadas por uma associação de caridade e mostram o poder da música na memória das pessoas com demência.

No vídeo pode ver-se Marta C. Gonzalez, que foi 'prima ballerina' no grupo de Ballet de Nova Iorque, nos anos 60, a reagir à audição de 'Lago do Cisne', de Tchaikovsky, peça que interpretou inúmeras vezes durante a juventude.

O emocionante momento foi partilhado pela associação Música para Despertar, uma associação de caridade que usa música que tenha feito parte da vida dos pacientes de Alzheimer para melhorar o seu humor e memória.

"Um dos momentos mais emocionantes que vivemos na Música para Despertar. Poder ouvir esta imensa obra de arte junto de uma pessoa que a dançou e foi parte fundamental da sua história. O poder da música é imensurável. Obrigado à vida", escreveu a associação na legenda do vídeo, publicado nas redes sociais no final de outubro.

Nas imagens, Marta C. Gonzalez reage com emoção à música e começa a replicar os movimentos da coreografia, de memória, momento que é tornado mais emocionante quando editado junto a imagens de Marta a dançar, há vários anos. Nem António Banderas resistiu a partilhar as imagens.

Marta C. Gonzalez morreu em 2019 e a partilha do vídeo pela associação serve para sensibilizar as pessoas para o seu trabalho junto dos pacientes com demência. É também uma homenagem a Marta. "A imensa Marta C. Gonzalez, que descanse em paz".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório