Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Resultados preliminares na Geórgia dão vitória ao partido no poder

O Partido no poder na Geórgia venceu as eleições legislativas realizadas no sábado, indicam os resultados preliminares hoje anunciados, mas que a maioria dos partidos da oposição recusa reconhecer, afirmando que foram manipulados.

Resultados preliminares na Geórgia dão vitória ao partido no poder
Notícias ao Minuto

17:52 - 01/11/20 por Lusa

Mundo Geórgia

Numa altura em que estão apurados 99% dos sufrágios, o partido Sonho Georgiano, no poder desde 2012, lidera com 48,1% dos votos, de acordo com os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral da Geórgia na sua página eletrónica e citados pela Associated Press.

Já a aliança formada por vários grupos da oposição, encabeçada pelo partido do antigo Presidente no exílio, Mikheil Saakashvili, o Movimento Nacional Unido (MNU), conseguiu 27,1% dos votos.

Vários outros partidos da oposição conseguiram um resultado acima de 1%, limite que lhes permite ter assento no parlamento.

Irakli Kobahidze, secretário executivo do Sonho Georgiano referiu que o partido alcançou o número suficiente entre os 150 lugares no parlamento para conseguir formar governo, mas os resultados estão a ser contestados pela oposição que se recusa a reconhecê-los e aponta a existência de fraude eleitoral.

Milhares de apoiantes dos partidos da oposição concentraram-se hoje frente ao parlamento em Tbilissi, capital da Geórgia, e líderes destas formações políticas defenderem a repetição destas eleições.

Citando um membro do MNU, o canal de televisão georgiano 1TV noticiou que este partido está em negociações com outras formações da oposição para exigir a repetição das eleições.

"Se o Governo se recusar a realizar novas eleições, a oposição terá que se recusar a participar na vida parlamentar pois este será o parlamento que resulta de eleições forjadas e não da expressão da vontade do povo georgiano", disse Tina Bokuchava ao 1TV.

As legislativas de sábado ficaram marcadas pela união inédita da oposição contra o partido Sonho Georgiano, que tem sido acusado de repressão a opositores e de corrupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório