Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Erdogan acusa a Rússia de não querer paz duradoura em território sírio

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou hoje os ataques russos na Síria, que mataram dezenas de rebeldes pró-Ancara, acusando Moscovo de não querer uma "paz duradoura" no território sírio.

Erdogan acusa a Rússia de não querer paz duradoura em território sírio
Notícias ao Minuto

12:03 - 28/10/20 por Lusa

Mundo Turquia

"O facto de a Rússia ter atacado um centro de treino do Exército Nacional Sírio na região de Idlib é um sinal de que a paz e estabilidade duradouras não são desejadas", disse Erdogan durante um discurso em Ancara.

Esta é a primeira reação da Turquia aos ataques russos, que visaram segunda-feira um campo de treino do "Faylaq al-Cham", um grupo aliado de Ancara, no noroeste de Idlib, matando 78 dos seus combatentes e ferindo mais de 90 outros perto da fronteira com a Turquia.

Essa escalada é a mais mortal em oito meses na região de Idlib, o último grande reduto 'jihadista' e rebelde da Síria, parte da qual ainda está fora do controlo do Governo sírio, do qual Moscovo é um aliado importante.

Grupos rebeldes pró-Ancara bombardearam posições do regime de Damasco na província, matando 15 combatentes leais em retaliação aos ataques russos, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

A província de Idlib (noroeste), com três milhões de habitantes, é dominada pelo grupo 'jihadista' Hayat Tahrir al-Cham, mas outros grupos rebeldes menos influentes também atuam lá.

Uma trégua decretada em março após um acordo russo-turco interrompeu outra ofensiva do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, que conseguiu em alguns meses diminuir um pouco mais o território fora de seu controlo.

A guerra na Síria teve início em 2011 e já provocou centenas de milhares e mortos e milhões de deslocados internos e externos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório