Alta comissária para os Direitos Humanos condena morte de Samuel Paty

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, condenou hoje o assassínio do professor francês Samuel Paty, ocorrido a 16 de setembro, por ter exibido caricaturas do profeta Maomé numa aula sobre liberdade de expressão.

Funeral professor Samuel Paty

© Reuters

Lusa
27/10/2020 14:43 ‧ 27/10/2020 por Lusa

Mundo

ONU

 

 "A alta comissária condena de forma inequívoca o assassínio do professor", afirmou uma das porta-vozes de Bachelet, Ravina Shamdasani, em conferência de imprensa.

A porta-voz sublinhou ainda que os habituais conflitos entre a liberdade de expressão e religião "são um assunto complexo que durante anos tem sido debatido no Conselho dos Direitos Humanos para tentar definir melhor a questão".

Shamdasani não quis comentar o atual confronto entre os governos de França e Turquia como resultado das medidas do Presidente francês, Emmanuel Macron, contra organizações islâmicas no país e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que respondeu ao pedir um boicote a todos os produtos da nação europeia.

Paty, professor de uma escola secundária nos arredores de Paris, mostrou aos seus alunos, depois de convidar os estudantes muçulmanos a abandonar a sala de aula se assim o desejassem, uma caricatura de Maomé do semanário satírico Charlie Hebdo, também alvo de um ataque terrorista em 2015 por publicar esses desenhos.

O professor foi decapitado por um refugiado russo de origem chechena, que foi abatido pela polícia durante a operação de detenção.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas