Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Juiz recusa bloquear restrições exigidas pela pandemia em Nova Iorque

Um juiz federal recusou bloquear as restrições que limitam os encontros religiosos a 10 pessoas nas comunidades do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde o número de contágios por covid-19 está a aumentar, foi hoje divulgado.

Juiz recusa bloquear restrições exigidas pela pandemia em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

06:37 - 17/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Na sequência das restrições determinadas pelo governador do estado, Andrew Cuomo, a diocese católica de Brooklyn apresentou um processo de impugnação na justiça.

No entanto, o juiz Nicholas Garaufis argumentou na sexta-feira que, apesar das novas regras restritivas prejudicarem o culto religioso, não é de interesse público retirá-las, pois ajudam a prevenir o aumento dos contágios.

"Se aceitássemos esta impugnação, e a gravidade da ameaça da pandemia se concretizar, o resultado seriam mortes evitáveis em enorme escala, como aconteceu em Nova Iorque na primavera", disse o juiz.

Esta decisão não pára o processo na justiça, mas evita a impugnação, baseando-se no maior peso do interesse público em salvar vidas.

A 06 de outubro, o governador anunciou a limitação do acesso a templos religiosos, o encerramento de escolas e comércio não essencial nalgumas zonas de Nova Iorque, Binghamton, Rockland e Orange, onde o aumento de casos foi notável.

A maioria das zonas afetadas são de comunidades de judeus ortodoxos que protestaram com a decisão, dizendo estar a ser discriminados e também apresentaram processos na justiça.

Garaufis disse que a decisão tomada era "claramente guiada pela ciência e não para atacar práticas religiosas".

A administração do estado de Nova Iorque não disse exatamente até quando as restrições vão ser mantidas, mas o plano inicial é para pelo menos duas semanas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório