Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ataques no norte do Burkina Faso provocam pelo menos 20 mortos

Cerca de 20 pessoas morreram na quarta-feira em três ataques terroristas na província de Seno, no norte do Burkina Faso, anunciou hoje o porta-voz do Governo do país, Remis Fulgance Dandjinou, citado pela agência France-Presse (AFP).

Ataques no norte do Burkina Faso provocam pelo menos 20 mortos
Notícias ao Minuto

20:55 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"Grupos terroristas armados atacaram populações civis nas aldeias de Demniol, Bombofa e Peteguersé. O número provisório destes ataques nos mercados e aldeias é de cerca de 20 vítimas [mortais], feridos e desaparecidos", disse Dandjinou num comunicado.

O governador da região, o coronel Kaboré, confirmou o ataque. Um residente no local, contactado pela AFP, afirmou que pelo menos 24 pessoas morreram nas três localidades.

"Quarta-feira é o dia do mercado semanal na zona", disse o habitante.

Dandjinou acrescentou que o governo "condena estes ataques cobardes e bárbaros contra população civil e pacífica" e que "as forças de defesa e segurança destacadas para os locais do terreno estão a realizar operações de inspeção para encontrar os autores dos ataques.

O Burkina Faso, que faz fronteira com Mali e Níger, tem sido palco de ataques 'jihadistas' regulares desde 2015, tendo morrido centenas de civis em dezenas de ataques durante este ano.

O norte do país é a região mais afetada. A violência 'jihadista' provocou mais de 1.100 mortos e um milhão de deslocados, que pretendem evitar os conflitos e os ataques.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 4.000 pessoas foram mortas em ataques terroristas em 2019 no Mali, Burkina Faso e Níger, tendo o número de pessoas deslocadas aumentado 10 vezes, ficando próximo de um milhão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório