Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Um capacete azul morre em explosão no Mali

Pelo menos um militar ao serviço da missão das Nações Unidas no Mali morreu hoje numa explosão perto de Kidal, no nordeste do país, anunciou a missão, acrescentando que um outro soldado ficou ferido.

Um capacete azul morre em explosão no Mali
Notícias ao Minuto

18:48 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Explosão

No seu portal, a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (Minusma) anunciou que "por volta das 13:30 [(14:30 em Lisboa], um veículo da Força da Minusma atingiu uma mina ou dispositivo explosivo a cerca de 50 quilómetros da cidade de Kidal".

"A explosão resultou na morte de um elemento. Um outro, gravemente ferido, foi transportado pela Minusma para receber cuidados médicos adequados", refere a nota.

No documento, a Minusma condenou "veementemente estes ataques, que afetam indiscriminadamente o pessoal da ONU, as forças malianas e internacionais e, sobretudo, os civis inocentes"".

Citado pela nota, o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e chefe da Minusma, Mahamat Saleh Annadif, afirmou que a missão "não será intimidada pelos ataques" e que esta "continua empenhada em apoiar o povo e o Governo do Mali nos seus esforços para trazer uma paz duradoura ao país".

O responsável acrescentou que os ataques contra as forças de manutenção de paz das Nações Unidas podem configurar-se como "crimes de guerra à luz do direito internacional".

Desde o seu destacamento, em 2013, mais de 220 membros da Minusma morreram ao serviço da missão.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório