Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Navalny: Kremlin diz que sanções da UE prejudicam relações com Bruxelas

O Kremlin avisou hoje que as sanções da União Europeia contra várias autoridades russas, em retaliação pelo envenenamento do líder oposicionista Alexei Navalny, prejudicarão as relações entre Bruxelas e Moscovo.

Navalny: Kremlin diz que sanções da UE prejudicam relações com Bruxelas
Notícias ao Minuto

14:01 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Rússia

"Com esta decisão, o Conselho da União Europeia está a prejudicar as relações com o nosso país", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, acrescentando que a resposta de Moscovo "será conforme aos interesses da Rússia.

A União Europeia anunciou sanções contra várias pessoas e organizações russas, incluindo figuras próximas do Presidente Vladimir Putin, depois de ter sido confirmada a tese de envenenamento de Navalny, com uma substância tóxica militar, quando este viajava de avião entre a Sibéria e a Rússia.

Navalny foi transportado em coma até um hospital na Alemanha, onde foi tratado e curado, dizendo estar convencido de que Putin teria tido conhecimento do seu envenenamento, apesar dos repetidos desmentidos do Kremlin, que até já convidou uma comitiva da União Europeia para investigar o caso em território russo.

"Só podemos lamentar esta decisão, que torna as relações entre a União Europeia e Moscovo dependentes de uma pessoa considerada na Europa como o líder de uma oposição", salientou Peskov, referindo-se a Navalny.

O porta-voz do Kremlin disse ainda que a atitude da União Europeia é uma "medida hostil" e sem "qualquer lógica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório