Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Trump liderou "o maior falhanço desde Pearl Harbor" com gestão da Covid

Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, vai lançar um novo livro na próxima semana, onde a administração de Donald Trump é fortemente criticada pela gestão da crise sanitária.

Trump liderou "o maior falhanço desde Pearl Harbor" com gestão da Covid
Notícias ao Minuto

18:34 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, tem sido muito crítico da administração norte-americana, tendo por diversas vezes acusado o governo de Donald Trump de ser responsável pelo elevado número de mortes naquele Estado. Agora, num novo livro, o democrata volta a acusar o presidente norte-americano de negligência nos primeiros meses da pandemia, o que levou "ao maior falhanço em detetar um ataque inimigo desde o Pearl Harbor".

A comparação com Pearl Harbor - o mortífero ataque surpresa do Japão na frota marítima americana no Havai, em dezembro de 1941 - está num capítulo que se refere a 16 de março, três dias antes de Trump ter confessado ao jornalista Bob Woodward que estava a menorizar a gravidade da pandemia de forma deliberada para não causar pânico.

Cuomo explica, ainda, que recorre a entrevistas televisivas frequentemente porque diz que é a única forma de o presidente ouvir.

O responsável afirma que ligou ao presidente em março e que lhe disse que "não estava a tentar concorrer contra ele", depois de ser acusado de tentar criar polémica para aumentar a sua popularidade e concorrer às eleições presidenciais, que se realizarão a 3 de novembro.

"Eu não estou a concorrer a nada. A única coisa que me interessa é ajudar as pessoas de Nova Iorque nesta crise", acrescentou, citado pelo Guardian.

No livro, que é intitulado 'American Crisis: Leadership Lessons from the Covid-19 Pandemic' (Crise Americana: Lições de Liderança da Pandemia de Covid-19) e que será oficialmente lançado na próxima semana, Cuomo descreve o presidente e o governo norte-americanos como complacentes e desinteressados na luta de vários Estados, estando apenas preocupados com o próprio ganho político, algo que se revela, maioritariamente, através dos esquemas para reabrir a economia.

Cuomo, do Partido Democrata, e Trump, líder do Partido Republicano, têm estado envolvidos em vários confrontos verbais há meses. O último aconteceu a 2 de setembro, quando o presidente ameaçou cortar os fundos federais a cidades onde se registaram notáveis protestos contra o racismo, incluindo Nova Iorque, Washington, Seattle e Portland, Oregon, governadas pela oposição democrática e rotuladas como "jurisdições anarquistas".

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, Nova Iorque contabiliza mais de 467 mil casos dos 7,5 milhões reportados nos Estados Unidos, e mais de 25 mil mortes entre as mais de 210 mil no país.

Leia Também: AO MINUTO: Mais 150 milhões em pobreza extrema; A grande lição da crise

Recomendados para si

;
Campo obrigatório