Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Brasil reporta 11.946 novos casos; Trump sai do hospital

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Brasil reporta 11.946 novos casos; Trump sai do hospital
Notícias ao Minuto

07:40 - 05/10/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Segundo os últimos dados epidemiológicos divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabiliza 2.018 mortes e 79.885 casos de infeção, sendo que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 13 mortos relacionados com a Covid-19 e 734 novos casos de infeção com o novo coronavírus.

Após ter sido revelado que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a Covid-19, esta manhã, fonte da Presidência da República adiantou que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, testaram negativo para o novo vírus, a par de cinco conselheiros de Estado. Os demais membros do Conselho de Estado deverão ser testados hoje. 

Lá fora, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a recuperar da Covid-19. Após realizar uma visita surpresa, ontem, aos apoiantes, que se encontravam no exterior do hospital, Trump sublinhou que está a aprender muito sobre o novo vírus. Quanto ao seu estado de saúde, a equipa médica responsável no Walter Reed traçou, este domingo, um balanço favorável do estado clínico do Presidente norte-americano, que deverá ter alta ainda hoje

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira. Consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h52 - Ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia vai estar isolado uma semana. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Linas Linkevicius (à esquerda na imagem, com Mike Pompeo), vai estar isolado durante uma semana, depois de estado em contacto com duas pessoas infetadas com a Covid-19.

23h49 - Ministério da Saúde angolano cancela testagem aleatória de alunos. A testagem em massa de alunos das escolas angolanas, prevista para terça-feira, foi cancelada pouco depois de ter sido anunciada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

23h42 - Brasil reporta 11.946 novos casos e mais 323 mortes. O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta segunda-feira, 11.946 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 4.927.235. Desde o início da pandemia, 146.675 pessoas morreram vítimas da doença, sendo que 323 óbitos foram reportados nas últimas 24 horas.

22h40 Estado clínico de Donald Trump permite "regresso a casa". O médico da Casa Branca anunciou hoje que o atual estado clínico e as avaliações feitas ao Presidente norte-americano, Donald Trump, permitem que o governante, que foi diagnosticado com a doença Covid-19, tenha alta hospitalar e regresse a casa.

22h39 São Tomé e Príncipe sem casos positivos nas ultimas 48 horas. São Tomé e Príncipe não registou hoje qualquer caso positivo de Covid-19 em 13 testes efetuados, mantendo-se os acumulados em 913, anunciou o Ministério da Saúde.

22h38 Marcelo esclareceu que manteve agenda após três testes negativos. O Presidente da República esclareceu hoje que decidiu manter a agenda e a cerimónia comemorativa da Implantação da República depois de realizar três testes negativos ao novo coronavírus na semana após o Conselho de Estado.

22h37 Madeira com mais seis casos. A Madeira regista hoje mais seis casos de infeção pela Covid-19, elevando para 244 casos os casos confirmados no território regional, revela o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

22h36 Doentes nas UCI em França superam os 1.400, valor mais alto desde maio. A França registou 5.084 novos casos da doença Covid-19 nas últimas 24 horas, com o país a ter atualmente 1.415 doentes internados em unidades de cuidados intensivos, o valor mais alto desde 28 de maio, foi hoje divulgado.

18h55 - "Não estamos no caminho errado, mas precisamos de andar mais depressa". Numa intervenção na abertura de uma sessão especial do Conselho Executivo, o diretor-geral da OMSTedros Adhanom Ghebreyesus, vincou a necessidade de acelerar a reforma da instituição ao nível da gestão de emergências, sem deixar de defender o trabalho efetuado no combate à pandemia. Tedros Ghebreyesus valorizou a reforma que implementou nos últimos três anos na OMS, mas apelou a uma reforma mais rápida da organização para a tornar ainda mais eficaz.

"Não estamos no caminho errado, mas precisamos de andar mais depressa. A pandemia é um despertar para todos nós", disse ele, sublinhando: "Todos precisamos de nos olhar ao espelho e perguntar o que podemos fazer melhor".

18h04 - Após quatro dias de testar positivo à Covid-19, Melania Trump diz sentir-se bem. A recuperar da infeção pelo novo coronavírus em casa, Melania Trump recorreu ao Twitter para agradecer o apoio que tem recebido. "Sinto-me bem e vou continuar a repousar em casa. Obrigada à equipa médica e a todos os cuidadores", escreveu, acrescentando que vai continuar a rezar por todos os que estão infetados.

Recorde-se que Donald Trump está hospitalizado desde sexta-feira, devido ao novo coronavírus.

17h40 Espanha reporta 23.480 novos casos e total ultrapassa os 800 mil. Ministério da Saúde espanhol somou, esta segunda-feira, 23.480 novos casos de infeção pelo novo coronavírus ao total acumulado de casos confirmados, que é agora de 813.412. Recorde-se que os dados em Espanha não são atualizados ao fim de semana. 

17h39 Assessora de imprensa de Trump testa positivo à Covid-19. Kayleigh McEnany testou positivo ao novo coronavírus após vários testes que fez, desde que Donald Trump testou positivo, teram sido negativos.

17h35 - "Maioria da população continua em risco". Mike Ryan, o especialista em emergências sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicou esta segunda-feira que cerca de 1 em cada 10 pessoas terão sido expostas ao novo coronavírus, o que quer significa que a maioria da população mundial ainda está vulnerável. "As nossas estimativas apontam para que 10% da população mundial tenha sido infetada por este vírus. Varia dependendo do país, de se a região em análise é rural ou urbana, e da idade e características de cada grupo social mas a maioria da população continua em risco", disse.

16h59 Itália baixa para 2.257 novos casos mas com menos testes realizados. A Itália registou 2.257 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número inferior face aos quase 3.000 casos diários dos últimos dias, divulgaram hoje as autoridades italianas, esclarecendo, porém, que foram realizados menos testes.

16h58 Reino Unido reporta 12.594 novos casos e mais 19 mortes. De acordo com os dados da agência de saúde pública 'Public Health England', desta segunda-feira, o Reino Unido registou 12.594 novos casos e mais 19 mortes. Esta atualização surge após uma falha técnica, que levou a que cerca de 16.000 casos de coronavírus no Reino Unido não fossem notificados a tempo, atrasando os esforços do governo britânico para rastrear os contactos dos que testaram positivos.

16h57Médicos angolanos preocupados com nº de mortes e infetados entre a classe. O Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos de Angola está preocupado com as mortes e infeções por Covid-19 entre os profissionais de saúde, que segundo apuraram, ronda uma dezena de óbitos e quase 50 casos positivos.

16h56 Irão iguala recorde de mortes diárias com 235 nas últimas 24 horas. O novo coronavírus causou 235 mortes nas últimas 24 horas no Irão, igualando o recorde diário de final de julho, isto, três dias após nova imposição em Teerão de medidas de restrição devido à pandemia, anunciaram hoje as autoridades.

16h55 Profissionais do hospital de Beja todos testados, existem 36 casos ativos. Os testes de despistagem à Covid-19 a todos os profissionais do hospital de Beja já foram concluídos, mantendo-se 36 casos ativos e menos seis profissionais em vigilância ativa, foi hoje divulgado.

14h56 - Rui Rio denuncia mau funcionamento de app 'Stayaway Covid'. O líder do PSD testou negativo para a Covid-19 hoje, após ter participado no Conselho de Estado, na semana passada, no qual esteve também presente o conselheiro António Lobo Xavier, que se encontra infetado com o novo vírus.

14h40 - Atualização nos Açores. Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos de covid-19, anunciou hoje a autoridade de saúde da região, que acrescenta terem sido feitas 935 análises no período em questão.

14h38 - Atualização na Guiné. A Guiné-Bissau registou na última semana 23 novos casos de covid-19 no país e mais uma vítima mortal, elevando o total acumulado de contágios para 2.385, segundo os dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

14h33 - Alarme no Reino Unido. Uma falha técnica, que levou a que cerca de 16.000 casos de coronavírus no Reino Unido não fossem notificados a tempo, atrasou os esforços do governo britânico para rastrear os contactos dos que testaram positivos, relata hoje a imprensa.

14h19 -  O ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, disse hoje que a entrega da candidatura do antigo Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade foi adiada para 2022, devido a pandemia de covid-19.

14h12 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que o investimento público é "urgentemente necessário" para controlar a pandemia de covid-19, podendo também criar "milhões" de empregos.

14h21 - Atualização em Portugal. Portugal soma, esta segunda-feira, 2.018 vítimas mortais e 79.885 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, foram reportados mais 13 óbitos e 734 infetados em todo o país. 

13h42 - Rio testa negativo. Rui Rio, presidente do PSD, anunciou, esta segunda-feira, que testou negativo para a Covid-19, após ter estado presente no Conselho de Estado, na passada terça-feira, na qual participou o também conselheiro António Lobo Xavier, que se encontra infetado com o novo vírus. 

13h27 - Convergência pela Cultura "frustrada". A plataforma Convergência pela Cultura afirmou hoje que há um "sentimento de frustração" face à "ausência concreta de medidas" do Ministério da Cultura, recordando que o grupo ainda não foi recebido pela tutela.

12h29 - Von der Leyen testa negativo. O teste de despistagem de covid-19 da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu hoje um resultado negativo, anunciou o porta-voz da instituição, Eric Mamer.

12h16 - O Banco de Cabo Verde quer definir com urgência, em conjunto com o Governo, "novas estratégias e políticas financeiras prioritárias" para responder aos efeitos na economia da crise provocada pela pandemia de covid-19.

11h49 - Restrições em duas cidades espanholas. As cidades espanholas de Leão e de Palência da comunidade autónoma de Castela e Leão que faz fronteira com Portugal vão limitar a deslocação dos seus habitantes a partir de terça-feira, devido ao aumento de contágios de covid-19.

11h46 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cancelou a agendas até terça-feira à tarde, depois de ter estado em contacto, em Cascais (Lisboa), com um conselheiro de Estado infetado com covid-19.

11h44 - Miguel Albuquerque testou negativo. O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, fez, à chegada à região depois de ter participado no Conselho de Estado, teste para a covid-19, tendo dado resultado negativo, revelou à Lusa uma fonte da presidência.

11h36 - Encerramento de bares em Paris. Os bares na cidade de Paris vão estar fechados nos próximos 15 dias, mas os restaurantes mantêm-se abertos com obrigação de respeitarem um novo protocolo sanitário mais restrito.

11h21 - Medidas a aplicar a contactos são definidas pelas autoridades locais. As medidas a aplicar a uma pessoa que esteve em contacto com um caso positivo de covid-19 são determinadas pela autoridade de saúde local, de acordo com o grau de risco de exposição, segundo a Direção-Geral da Saúde.

11h15 - Pandemia suspendeu seviços de saúde mental em 93% dos países. A pandemia de Covid-19 interrompeu ou suspendeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo, numa altura em que a procura por estes cuidados de saúde está a aumentar, revela um inquérito da OMS hoje divulgado.

11h00 - Medina no 5 de Outubro. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, pediu hoje que todos assumam "a coragem da responsabilidade" da resposta à situação difícil do país, sem "crises artificiais".

10h43 - Marcelo no 5 de Outubro. Num formato mais restrito devido à pandemia, após ter hasteado a bandeira ao som do Hino Nacional, o chefe de Estado começou por lembrar que "este 5 de Outubro é vivido em tempo de exceção". 

10h25 - Atualização dos números na Alemanha. A Alemanha ultrapassou as 300.000 infeções desde o início da pandemia, com 1.382 novos casos nas últimas 24 horas, um número inferior aos contabilizados diariamente na semana passada.

10h14 - Entrada em Marrocos permitida com teste negativo. A delegação de turismo de Marrocos disse hoje que as condições de entrada neste país africano estão facilitadas desde 1 de outubro, permitindo o acesso a turistas e pessoas ligadas a empresas com teste negativo à Covid-19.

10h01 - Atualização dos números em ÁfricaÁfrica registou mais 175 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 36.789, num total de 1.513.858 infetados, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

9h43 - Bolsas europeias seguem em alta com melhoria da saúde de Trump. As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, com os mercados animados pelas informações sobre a melhoria da saúde do Presidente norte-americano, Donald Trump, e a redução das incertezas sobre as eleições nos Estados Unidos da América.

8h48 -  Von der Leyen em isolamento após Conselho de Estado. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, durante a manhã desta segunda-feira, que se encontra de quarentena depois de ter participado na reunião do Conselho de Estado, em Cascais, na passada terça-feira.

A notícia foi avançada pela própria através de uma mensagem divulgada na sua página oficial do Twitter: "Fui informada de que participei numa reunião, na passada-terça-feira, na qual esteve presente uma pessoa que testou positivo para a Covid-19. De acordo com as medidas em vigor, estou, portanto, em isolamento até amanhã de manhã. Testei negativo [para a Covid-19] na quinta-feira e serei testada novamente hoje"

7h54 - Ambientalistas acusam indústria do petróleo de aproveitar pandemia. Um conjunto de organizações ambientalistas acusou hoje a indústria dos combustíveis fósseis de aproveitar a pandemia para apanhar "dezenas de milhares de milhões" de fundos para a recuperação económica, valendo-se da proximidade com os decisores europeus.

7h40 - Sindicato diz ser inqualificável situação nos lares. O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) reclama um médico e um enfermeiro para cada lar, pois considera que o que se está a passar nestas instituições que acolhem idosos é inqualificável. Desde março que todos sabem que existe "um grande fator de risco" nos lares e que são "bombas relógio", afirma Jorge Roque da Cunha em entrevista à agência Lusa.

7h32 - Atualização dos números na Colômbia. A Colômbia registou, no domingo, 156 mortes causadas pela covid-19 e 6.905 novos casos, disseram as autoridades sanitárias. Desde o início da pandemia, o país contou 26.712 óbitos e 855.052 casos da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

7h21 - Reino Unido não prevê programa de vacinação geral. O Reino Unido não vai promover um programa de vacinação geral contra o coronavírus, prevendo vacinar apenas os idosos e às profissões de risco, disse hoje a responsável pelo grupo de trabalho da vacinação.

7h17 - China há 50 dias sem contágios locais. A China somou, no domingo, 50 dias consecutivos sem registar contágios locais com o novo coronavírus, mas detetou 20 casos importados, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h11 - Biden volta a testar negativo. O candidato democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Joe Biden, testou negativo para o coronavírus no domingo, naquele que foi o seu terceiro testes desde sexta-feira, anunciou hoje a sua campanha.

7h06 - Atualização dos números no México. O México registou 208 mortos e 3.712 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 79.088 e de casos para 761.665, informaram as autoridades.

7h00 - Atualização dos números na Índia. A Índia registou 903 mortos e 74.442 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades de saúde. Com este novo balanço, o total de óbitos aumentou para 102.685 e o de casos para 6,6 milhões desde o início da pandemia.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos da evolução da pandemia, ocorridos ontem (4), em Portugal e no resto do Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório