Meteorologia

  • 29 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

AO MINUTO: Lobo Xavier infetado, conselheiros testados; Surpresa de Trump

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Lobo Xavier infetado, conselheiros testados; Surpresa de Trump
Notícias ao Minuto

07:33 - 04/10/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde indica que Portugal contabiliza 2.005 mortes e 79.151 casos de infeção, sendo que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 10 mortos relacionados com a Covid-19 e 904 novos casos de infeção com o novo coronavírus

Donald Trump continua a recuperar da infeção pelo SARS-CoV-2, estando a ser tratado com o Remdesivir e com um 'cocktail' experimental de anticorpos. Internado por precaução, o presidente garantiu, num novo vídeo divulgado, que começa a sentir-se melhor e espera "voltar em breve".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de segunda-feira. Consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas, ligue para as linhas da saúde 24. 

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h40 - Os membros do Conselho de Estado e todas as pessoas presentes na reunião daquele órgão na terça-feira passada em Cascais serão testados à Covid-19 entre hoje e amanhã, informou a Presidência.

Fonte oficial de Belém disse à Lusa que a Presidência da República foi hoje informada ao fim da tarde, pelo próprio, que o conselheiro António Lobo Xavier está infetado com o vírus sars-Cov-2.

A Presidência "avisou de imediato todas as pessoas que estiveram presentes" na reunião daquele órgão, na terça-feira passada, em Cascais.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu à reunião de terça-feira, não será sujeito a teste uma vez que fez um no fim da semana, dias depois da reunião, com resultado negativo.

23h15 - O Brasil contabilizou 365 mortos e 8.456 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Saúde do país num boletim epidemiológico. 

23h10 - Trump sai do hospital para fazer visita surpresa aos apoiantes 

Hospitalizado devido ao novo coronavírus desde sexta-feira, Donald Trump partilhou, este domingo, um novo vídeo no Twitter, gravado no interior do Centro Médico Walter Reed, onde revelou que iria fazer uma visita surpresa aos apoiantes, que se encontravam no exterior do hospital.

Trump deixou o hospital num SUV blindado e permaneceu no veículo, usando mascara, enquanto passava por uma multidão que agitava bandeiras e aplaudia.

23h00 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a pandemia de Covid-19 fez os portugueses valorizarem mais o papel da ciência na sociedade e compreenderem a sua importância na luta contra o SARS-CoV-2.

22h34 - António Lobo Xavier infetado com Covid-19. O conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o novo coronavírus, noticia a SIC Notícias, recordando que o antigo dirigente do CDS esteve presente na última reunião de Conselho de Estado, na terça-feira passada.

O Conselho de Estado especial da última terça-feira, que teve lugar na  Palácio da Cidadela, em Cascais, ficou marcado pela presença da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

22h12 - Surto em lar ilegal de Évora regista segunda morte. Uma idosa de 89 anos infetada com covid-19 e utente do lar ilegal de Évora onde foi detetado um surto morreu hoje no hospital da cidade, elevando para duas as mortes na instituição, disse fonte hospitalar.

21h23 - Presidente da Câmara de São João da Madeira está infetado. O presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, está infetado com Covid-19, revelou hoje fonte oficial dessa autarquia do distrito de Aveiro, liderada pelo PS.

20h46 - "Não podemos voltar a recorrer ao confinamento", insiste Costa. António Costa comentou este domingo o aumento das infeções pelo novo coronavírus no país, defendendo que o Serviço Nacional de Saúde mantém a capacidade de resposta e reiterando que o país não pode voltar ao confinamento, sublinhando a necessidade de todos termos "uma grande disciplina".

Em declarações aos jornalistas, Costa voltou a referir que, agora, "estamos exclusivamente nas nossas próprias mãos e na forma como cumprimos as regras". "Se as cumprirmos todas, vamos controlando a pandemia, se não cumprirmos, temos situações dramáticas como alguns estão a viver", alertou.

O primeiro-ministro considerou ainda a evolução da pandemia no país "significativa", no entanto, "do ponto de vista da pressão no SNS tem-se mantido estável". "E o reforço que tem vindo a ser feito também nos dá conforto", acrescentou. 

20h30 - Nova Iorque quer confinar nove bairros para travar aumento de casos. O 'mayor' de Nova Iorque propôs hoje às autoridades do estatais o fecho de escolas e atividades não essenciais em nove bairros de Brooklyn e Queens, onde os casos de coronavírus têm vindo a aumentar nas últimas semanas.

18h47 - Autarca de Vila Real preocupado com demora nos testes no hospital. O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, considerou hoje que "é incompreensível" a demora na divulgação dos resultados do rastreio realizado após terem sido detetados quatro casos de Covid-19 no hospital.

17h36 - Morreu o estilista japonês Kenzo Takada. O estilista japonês Kenzo Takada, de 81 anos, morreu hoje, em Neuilly-sur-Seine arredores de Paris, devido à Covid-19, disse o seu porta-voz.

17h14 - Moçambique anuncia mais dois mortos e 147 novas infeções. O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje mais dois óbitos de pacientes com Covid-19, elevando o cumulativo para 66 mortos, tendo ainda registado 147 novos casos.

17h06 - Donald Trump pode ter alta amanhã. Equipa médica fez este domingo um novo balanço do estado clínico do Presidente norte-americano, dando conta que Donald Trump pode receber alta hospitalar já esta segunda-feira.

17h03 - Índia terá cerca de 500 milhões de doses de vacinas disponíveis em julho. A Índia terá disponível, em julho do próximo ano, 400 a 500 milhões de vacinas contra a Covid-19 para 200 a 250 milhões de pessoas de setores estratégicos na luta contra a pandemia, adiantou o Ministério da Saúde.

17h02 - Lar de Seixas onde já ocorreu uma morte aguarda funcionários da CV. O Centro Bem-Estar Social de Seixas, em Caminha, onde já foi registada uma morte devido à Covid-19, e onde permanecem 30 utentes infetados, pediu ajuda à Segurança Social devido à "exaustão" dos funcionários, disse hoje o diretor da instituição.

16h40 - Açores com três novos casos em São Miguel. A região autónoma registou nas últimas 24 horas três novos casos de Covid-19, todos em São Miguel, anunciou hoje a autoridade de saúde da região.

15h24 - Presidente da ULS do Nordeste responde a presidente da Câmara de Bragança.  O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, Carlos Vaz, garantiu hoje que esta entidade faz todos os dias testes ao novo coronavírus, rejeitando as críticas do autarca de Bragança à demora dos resultados.

15h01 - Boris Johnson defende estratégia adotada - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu hoje a sua estratégia para lidar com a pandemia, apesar de as infeções crescentes nas últimas semanas, mas advertiu que o país enfrenta um inverno "atribulado" pela frente.

14h53 - Larry Brown esteve infetado com Covid-19 e necessitou de estar ligado a um ventilador durante 37 dias. Os médicos não esperavam que o homem de 45 anos sobrevivesse. Larry venceu a Covid-19, mas confessa que não se sente o mesmo, numa reportagem divulgada pela Reuters

14h16 - Atualização em PortugalPortugal registou, nas últimas 24 horasmais 10 óbitos e mais 904 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico deste domingo revela que, em termos acumulados, há 79.151 infetados e 2.005 vítimas mortais. 

14h07 - A ministra do ambiente israelita, Gila Gamliel, testou posivito à Covid-19 este domingo. "Fui diagnosticada como o coronavírus. Sinto-me bem e espero recuperar rapidamente com a ajuda de Deus", escreveu a governante no Twitter.

14h06 - Em Salto, Montalegre, os casos de covid-19 aumentaram para os 44, oito na comunidade e 36 no lar que foi descontaminado e para onde hoje regressam os utentes que vão ser apoiados pela brigada de intervenção distrital.

13h46 - O Ministério da Saúde espanhol fez uma atualização relativa ao surgimento de casos de Covid-19 nos centros educativos. Fique com a publicação partilhada no Twitter. 

13h42 - Atualização no mundo - A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.862 mortos nas últimas 24 horas no mundo e 309.093 novos casos, elevando para 1.034.396 as vítimas mortais desde o surgimento da doença em dezembro, segundo o balanço diário da AFP.

13h40 - O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, criticou hoje a morosidade dos resultados dos testes ao novo coronavírus que atribuiu ao facto de os laboratórios funcionarem apenas três dias por semana.

13h07 - 115 infetados em lar de Bragança - O número final de infetados com o novo coronavírus nos lares da Misericórdia de Bragança é de 115 casos, correspondente a um terço do total de testados entre utentes e funcionários, foi hoje revelado.

12h46 - GNR encerra estabelecimento de diversão - A Guarda Nacional Republicana encerrou, na madrugada deste domingo, um estabelecimento de diversão com cerca de 200 pessoas em Vizela.

12h45 - Multas na Coreia do Sul - A Coreia do Sul vai impor multas a quem não use máscaras em espaços e transportes públicos, ou que as use mal, a partir de 13 de novembro, para conter a propagação da covid-19, informaram hoje as autoridades.

12h21 - Surto em Lar de Viseu - O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje que há, pelo menos, 20 infetados com covid-19 no Lar do Rio Dão, freguesia de Fragosela, 20 são utentes e nove são funcionários.

12h19 - Timor-Leste inicia segunda-feira o seu sexto período de 30 dias de estado de emergência devido à pandemia da covid-19, com regras mais apertadas para as fronteiras terrestres que incluem o pagamento de multas a quem entrar ilegalmente no país.

12h17 - O bispo de Caserta (Itália), Giovanni D'Alise, de 72 anos, foi hospitalizado no dia 30 de setembro com Covid-19 e morreu este domingo, apenas cinco dias depois de ter dado entrada na unidade de saúde. 

11h49 - 'Hibernação Corona' - Um artista holandês atualmente a residir em Timor-Leste iniciou este fim de semana uma experiência artística de 'hibernação Corona', durante a qual ficará em sono induzido duas semanas numa caixa que desenhou propositadamente para o efeito.

11h45 - Atualização na Rússia - A Rússia ultrapassou hoje as 10.000 infeções diárias por covid-19, ao detetar 10.499 casos em 85 regiões russas nas últimas 24 horas, informaram as autoridades de saúde.

11h21 - Peregrinos regressam a Meca com medidas apertadas - Peregrinos muçulmanos regressaram hoje a Meca, na Arábia Saudita, sob fortes medidas de prevenção por cauda da pandemia, após um hiato de sete meses em que a peregrinação menor esteve suspensa, devido à pandemia.

11h18 - A companhia aérea Garuda Airlines, da Indonésia, adotou uma iniciativa na qual pretende transmitir uma mensagem aos passageiros que viajam nos seus aviões, durante a crise pandémica. A transportadora decidiu pintar uma máscara azul gigante no 'nariz' do seu A330.

10h45 - O Ministério da Saúde espanhol recorda que, sempre que sair de casa para estar com amigos ou família, deve usar máscara. 

10h33 - Atualização em África - África ultrapassou os 1,5 milhões de infetados com covid-19 nas últimas 24 horas e registou mais 110 mortes, subindo o número de óbitos para 36.614, segundo os últimos dados sobre a pandemia no continente.

09h53 - Atualização na Alemanha - O número de novos casos continua a subir na Alemanha, onde as autoridades de saúde registaram, nas últimas 24 horas, mais 2.279 infeções por Covid-19. O total de casos da doença provocada pelo novo coronavírus ascende agora aos 299.237.

09h25 - Atualização parcial em Espanha - A Catalunha regista, este domingo, mais 2.426 novos casos e 16 mortes. 

09h19 - O presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA), Jorge Rita, disse não aceitar que as verbas do próximo quadro comunitário de apoio não sejam também destinadas à agricultura, salientando que o rendimento dos agricultores continua "em baixa".

07h13 - Trump espera "voltar em breve" - O Presidente norte-americano, Donald Trump, divulgou, na sua conta na rede social Twitter, um novo vídeo, gravado no hospital, no qual diz que começa a sentir-se melhor e espera "voltar em breve".

07h12 - Atualização na China - A China atingiu hoje 49 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou 16 novos casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.

07h12 - Um grupo de 65 cientistas, investigadores e empresários propôs um "pacto de regime" para a ciência e inovação para que estes setores impulsionem a recuperação do país pós-covid, até 2030, num documento que será hoje debatido em Lisboa.

07h10 - Atualização na Índia - A Índia registou 75.829 casos de infeções nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades, um dia após o país ter ultrapassado as 100.000 mortes causadas pela covid-19.

07h05 - Um idoso de 95 anos que estava internado no hospital de Beja e era um dos infetados do surto de covid-19 em Santa Luzia, concelho de Ourique (Beja), morreu na unidade hospitalar, revelou hoje fonte da instituição.

07h00 - Atualização no México - O México registou 414 mortos e 4.775 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 78.492 e o de casos para 757.953, de acordo com as autoridades.

Bom dia, começa aqui um novo registo. Recorde aqui os principais desenvolvimentos da pandemia que foram assinalados ontem, dia 3 de outubro, em Portugal e no resto do Mundo. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório