Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Peregrinos regressam a Meca com medidas apertadas

Peregrinos muçulmanos regressaram hoje a Meca, na Arábia Saudita, sob fortes medidas de prevenção por cauda da pandemia, após um hiato de sete meses em que a peregrinação menor esteve suspensa, devido à pandemia.

Covid-19. Peregrinos regressam a Meca com medidas apertadas
Notícias ao Minuto

10:44 - 04/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Em pequenos grupos controlados por funcionários para garantir o cumprimento das regras, os peregrinos puderam fazer o 'tawaf' - sete voltas à Caaba, construção cúbica que fica no meio do pátio da Grande Mesquita de Meca.

As autoridades sauditas decidiram retomar hoje a 'umra', a peregrinação menor que pode ser realizada o ano inteiro e que tinha sido suspendida em março.

O restabelecimento da 'umra' prevê três fases para prevenir contágios.

A partir de hoje, apenas seis mil sauditas e residentes no país por dia poderão fazer a peregrinação.

Esses 6.000 peregrinos serão divididos em grupos de 12 por forma a garantir o distanciamento físico, durante as voltas à Caaba.

Numa segunda fase, que começará em 18 de outubro, a lotação será aumentada para 75%, até cerca de 15 mil peregrinos, sendo que na terceira etapa, a partir de 01 de novembro, será alargada a 100% e permitida a entrada a fiéis de dentro e fora da Arábia Saudita.

Os países de origem dos fiéis permitidos para a peregrinação serão selecionados pelo ministro da Saúde, de acordo com a evolução da pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório