Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ciclista de 93 anos faz mais de 200 km por semana no Reino Unido

Ron Longstaff é o ciclista mais antigo do país.

Ciclista de 93 anos faz mais de 200 km por semana no Reino Unido
Notícias ao Minuto

18:56 - 27/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ciclismo

Ron Longstaff, de 93 anos, é o ciclista mais antigo do Reino Unido. O britânico, que começou a andar de bicicleta em 1946, já percorreu cerca de 2 milhões de quilómetros e, mesmo hoje em dia, faz cerca de 200 quilómetros por semana.

A história é contada pelo próprio ao jornal Metro. "Não tenho intenção de parar de pedalar. Saio para andar de bicicleta três vezes por semana e faço cerca de 200 quilómetros", garante.

Hoje em dia, Ron, natural de Northumberland, pedala por diversão, mas competiu até aos 80 anos. Em 1997, venceu mesmo o Campeonato Mundial de Veteranos, na Áustria, numa segunda-feira e, três dias depois, na quarta-feira, o Europeu.

Neste momento, Ron diz que o seu principal adversário é mesmo o frio. "Moro numa zona muito calma, muito silenciosa, mas agreste. Seja qual for a direção em que pedalar, tenho sempre de enfrentar o frio da montanha. Essa é a parte mais difícil para mim, o frio das montanhas", explica.

Ron começou a pedalar em 1946 quando o pai, que tinha sido ciclista antes da Segunda Guerra Mundial, comprou a sua primeira bicicleta.

Já o desafio das competições começou aos 20 anos. Apesar das horas que dedicou ao longo de mais de 60 anos a este desporto, o britânico garante que essa paixão nunca interferiu no seu casamento. "A minha falecida mulher não gostava de ciclismo, mas respeitava a minha paixão e até chegou a participar em algumas provas comigo", conta em entrevista ao Metro.

Ron tem 11 bicicletas, incluindo uma que custou cerca de 4 mil euros, mas a sua preferida, confessa, é a mais antiga, com a qual "ganhou todas as provas".

Ainda durante a mesma conversa, Ron confessou que, apesar de ter uma enorme paixão por bicicletas, estas já o fizeram apanhar vários sustos (de morte).

Teve um acidente durante uma corrida, em Northumberland, foi atropelado na Tailândia, onde o filho mora, aos 74 anos sofreu um traumatismo craniano depois de uma mulher de 81 anos o ter derrubado com o carro e, por último, enfaixou-se na traseira de um camião, que travou sem aviso prévio.

Apesar dos riscos, Ron diz que foi o ciclismo que o ajudou a manter a sanidade mental durante o confinamento. "Era a única coisa que me fazia sair de casa. Não tinha contacto com ninguém, só andava de bicicleta, mas quando os cafés abriram comecei a parar para beber chá. Foi maravilhoso voltar a essa rotina", admite o inglês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório