Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Contingência prolongada; Portugal com mais 691 casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Contingência prolongada; Portugal com mais 691 casos
Notícias ao Minuto

08:50 - 24/09/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal contabilizou, esta quinta-feira, mais três mortos relacionados com a Covid-19 e 691 novos casos de infeção, confirmando a tendência de crescimento que vem sendo anunciada pelas autoridades e pelo próprio primeiro-ministro, António Costa, que alertou para a possibilidade de o país chegar aos mil casos diários no decorrer desta semana.

Na sequência da revelação destes dados, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, na noite desta quarta-feira, que os lares de idosos continuam a ser uma das grandes preocupações do Executivo, na luta contra a pandemia da Covid-19. O número dois na equipa ministerial da Saúde, António Lacerda Sales, afastou ainda a hipótese do regresso dos adeptos aos estádios em breve, tendo em conta a situação epidemiológica e a tendência crescente de casos de infeção por Covid-19 em Portugal.

Lá fora, um estudo sugere que apanhar gripe e Covid-19 ao mesmo tempo pode ser fatal, obrigando mesmo ao internamento e à prestação de cuidados intensivos.

O número de infetados em todo o mundo também continua a aumentar. A situação é de tal forma preocupante que um virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, adverte que a "verdadeira pandemia" do novo coronavírus só agora está a começar.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h57 - O primeiro-ministro defendeu hoje que a recuperação da economia "passa necessariamente por robustecer o setor agrícola nacional" e agradeceu aos agricultores o trabalho em prol da alimentação dos portugueses durante o estado de emergência.

"Se não nos faltou nada na nossa alimentação, nem mesmo durante o Estado de Emergência, foi porque houve quem vencesse os inúmeros desafios diários e arregaçasse as mangas. Por isso quero agradecer aos agricultores portugueses a sua capacidade de garantirem que nada faltasse na mesa dos portugueses", afirmou.

14h55 - O Irão ultrapassou hoje as 25.000 mortes provocadas pela covid-19, depois de um aumento de casos durante o último mês, que faz com que as autoridades ponderem nova imposição de restrições.

14h50 - O Governo prolongou até ao final do ano a contratação temporária de trabalhadores, pelo período de quatro meses, incluindo profissionais de saúde, para fazer face ao aumento excecional e temporário da atividade.

14h35 - Zlatan Ibrahimovic testou positivo à Covid-19. O anúncio foi feito pelo AC Milan.

14h20 - O  PAN vai propor, em sede do Orçamento do Estado para 2021, a criação de uma tara aplicada às máscaras descartáveis, medida que tem como objetivo prevenir o que o partido considera ser um "novo flagelo ambiental".

14h17 - Portugal regista mais três mortos e 691 novos casos de Covid-19. Estão 41.696 contactos em vigilância, um aumento de 931 comparando com esta quarta-feira. Confira os números da Covid-19 em Portugal aqui.

14h02 - "Resposta económica". O governo britânico vai pagar 22% do salário a trabalhadores afetados pela pandemia Covid-19 para manter empregos, anunciou hoje o ministro das Finanças, Rishi Sunak.

13h45 - Os 24 idosos que testaram positivo à Covid-19 e se mantêm no lar ilegal de Gondomar fechado coercivamente são hoje transferidos às 14h00 para o Hospital Fernando Pessoa.

13h33 - Questionado no briefing do Conselho de Ministros sobre a proibição dos festivais de música, o ministro Siza Vieira reiterou que "continuam proibidos": "Os efeitos do diploma que tinha suspenso a realização de festivais são prorrogados até ao final deste ano. Isto significa que mantendo-se este regime por princípio, aquilo que se costuma denominar festivais de música continuam proibidos. É possível realizar eventos nas condições que sejam definidas em diálogo com as autoridades de saúde e com as forças de segurança e todos os eventos desta natureza que tenham que ser cancelados em virtude da prorrogração desta lei beneficiam do regime que está em vigor que obriga os organizadores dos festivais a permitirem aos potenciais titulares de bilhetes poderem utiliza-los numa próxima ocasião ou terem um crédito para utilizarem no futuro", afirmou.

13h30 - Berlim pondera novas restrições face a aumento de novos casos diários. A Alemanha voltou hoje a superar os dois mil novos casos de Covid-19 em 24 horas, com o autarca de Berlim, Michael Müller, a afirmar: "Presumo que tenhamos de voltar a impor determinadas restrições", assumiu no canal ZDF, adiantando que pode vir a ser proibido o consumo de álcool em espaços públicos ou a limitar o número de pessoas que podem conviver no mesmo espaço.

13h16 - O Governo publicou hoje em Diário da República a resolução que permite retomar o rastreio do cancro da mama na região Norte, que estava suspenso desde março, impedindo que cerca de 100 mil mulheres tivessem sido rastreadas.

13h07 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 978 mil pessoas e infetou mais de 31,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço mais recente feito pela agência AFP. Pelo menos 21.891.500 pessoas já foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 201.910 mortes e 6.934.233 casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 2.670.256 pessoas foram declaradas curadas.

Aos EUA segue-se, o Brasil com 138.977 mortes e 4.624.885 casos, a Índia com 91.149 mortes (5.732.518 casos), o México com 74.949 mortes (710.049 casos) e o Reino Unido com 41.862 mortes (409.729 casos). Entre os países mais atingidos, o Peru é o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 97 mortes por 100.000 habitantes, seguido pela Bélgica (86), Espanha (66), Bolívia (66) e Brasil (65).

13h04 - É oficial. O Governo decidiu prolongar as moratórias para as empresas e famílias até 30 de setembro de 2021. Porém, há diferenças face ao regime que vigora atualmente.

13h01 - Governo prolonga por mais quinze dias o estado de Contingênciaatualmente em vigor em todo o país, até às 23h59 do dia 14 de outubro. Em comunicado, emitido após a reunião do Conselho de Ministros, pode ler-se que foi aprovada "a resolução que prorroga a declaração da situação de contingência em todo o território nacional, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59m do dia 14 de outubro de 2020".

12h55 - "Não contem com vacina nas farmácias antes da 2ª. metade do ano que vem". Quem o diz é o epidemiologista Manuel Cargo Gomes, acrescentando que só "na primeira metade" de 2021 "teremos as primeiras vacinas disponíveis para dar a grupos restritos".

12h42 - O Governo admite que a colocação de 'semáforos' para assinalar a incidência do novo coronavírus em cada localidade, concelho ou freguesia "pode vir a ser uma opção". Em entrevista à SIC Notícias, na noite desta quarta-feira, António Lacerda Sales assumiu que o Executivo já está a estudar essa possibilidade e a avaliar se esse é o melhor caminho.

12h40 - O parlamento registou mais um caso de um funcionário infetado com covid-19, o terceiro desde finais de julho, que "se encontra assintomático e sem cuidados de maior".

12h32 - O investimento no Serviço Nacional de Saúde em 2019 permitiu um retorno de 5,4 mil milhões para a economia, tendo em conta o impacto dos cuidados de saúde no absentismo e na produtividade, conclui um estudo hoje divulgado.

12h25 -  A Organização Mundial de Saúde faz hoje uma referência ao trabalho das enfermeiras parteiras, reforçando que o ano de 2021 será em homenagem a estas profissionais.

12h20 - O governo britânico lançou hoje em Inglaterra e no País de Gales uma aplicação de rastreio para telemóvel destinada a ajudar no combate à pandemia covid-19, quatro meses após a data inicialmente planeada.

12h15 - As visitas e as saídas ao exterior na prisão de Chaves continuam suspensas até ao início da próxima semana, apesar de não haver novas infeções, após se registarem 11 casos de Covid-19.

12h10 - O Governo israelita decidiu hoje tornar mais rigoroso o confinamento em vigor há perto de uma semana no país devido ao aumento contínuo do número de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

12h00 - Novos casos continuam a descer em África, mas autoridades pedem cautela. "Nas últimas quatro semanas, mantém-se uma tendência de decréscimo de novos casos em três regiões: África Oriental (-15%), África Ocidental (14%) e África Austral (-11%)", disse John Nkengasong.

11h57 - O Hospital de Braga reforçou a sua capacidade diária de realização de testes de despiste da covid-19, passando de 300 para mil, e aumentou o número de camas da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes.

11h55 - Máscara e lavar as mãos já não chegam para combater o vírus? O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) publicou esta quinta-feira uma avaliação actualizada dos riscos relativos à covid-19 que mostra a necessidade de intensificar a resposta no combate ao novo coronavírus. Segundo o Centro, intervenções não farmacêuticas tais como distanciamento físico, higiene e uso de máscaras revelaram-se insuficientes para reduzir ou controlar a exposição ao coronavírus.

11h51 - A Rússia registou, esta quinta-feira, 6.595 novos casos de Covid-19 e 14 mortos.  Destes novos infetados, 1.580 são doentes assintomáticos, refere a agência de notícias russa Sputnik.

11h24 - A União Europeia mantém a recomendação de 14 dias de quarentena, em caso de se ter estado em contacto com uma pessoa infetada. A recomendação foi publicada, esta quinta-feira, pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças da UE, numa nota onde se pode ler que no caso de ser realizado um teste, e a pessoa testar negativo, o número de dias que deve manter-se em isolamento passa para 10.

11h00 - A Polónia bateu, esta quinta-feira, o seu recorde diário de contágios ao contabilizar 1.136 novos casos de Covid-19. As autoridades sanitárias do país afirmam que é um número nunca antes visto e que se deve  ao aumento progressivo dos contactos interpessoais, dado que não há registo de grandes focos de contágio, escreve o El Pais.

10h12 - A fábrica da Paladin, na Golegã, já retomou, esta quinta-feira, a laboração após ter sido conhecido um surto da Covid-19, avança a RTP3. Onze trabalhadores mantêm-se infetados. A operação de testagem, em que foram incluídas 318 pessoas, já terminou e doze esperam ainda resultados. 

10h01 - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fez soar os alarmes, escreve o Le Parisien. O político apelou aos canadianos para que redobrem os seus esforços perante a eminente segunda vaga de Covid-19. "Ela não está quase a chegar, ela já começou",  afirmou.  Trudeau anunciou, ainda, uma série de novas medidas para apoiar a economia e para a criação de emprego.  

09h53 - Estudo realizado por investigadores irlandeses analisou os sintomas de 128 indivíduos dez semanas depois de estarem curados da infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e concluíram que a chamada fadiga persistente afeta mais da metade dos indivíduos recuperados da Covid-19, independentemente do quão ligeira ou grave foi a doença.

09h43 - O número de casos diários de Covid-19, na Alemanha, aumentou esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, o país registou mais 2.143 casos de Covid-19 e 19 mortes. 

09h30 -  Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro de Trauma/CES da Universidade de Coimbra estão a desenvolver, em Portugal, um estudo europeu sobre a adaptação e a resiliência das populações à atual pandemia. Segundo a FMUP, o projeto, intitulado "COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma - Um estudo pan-europeu", tem o objetivo de perceber qual o impacto que a infeção pelo novo coronavírus está a ter na saúde mental.

09h15 - Dois ministros alemães estão em quarentena. O ministro da Economia, Peter Altamaier, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, foram colocados em isolamento depois de terem estado em contacto com pessoas que testaram positivo à Covid-19.

Na sua conta de Twitter, Peter Altamaier afirmou que teve conhecimento que esteve em contacto com uma pessoa infetada num Conselho de Ministro, em Berlim. Na sequência disso, fez um teste ao novo coronavírus na sexta-feira, cujo resultado deu negativo, mas que se manterá em quarentena. Afirma, ainda, que não tem apresentado sintomas e se encontra bem de saúde.

09h13 - O secretário de Estado do Comércio, João Torres, fez um balanço sobre a operação da ASAE desenvolvida no âmbito da Covid-19, adiantando que foram já fiscalizados 3.100 operadores económicos, tendo sido abertos 300 processos de contraordenação no setor económico e 400 no alimentar. Desde o início da pandemia foram já apreendidas mais de 835 mil máscaras e 29 mil litros de álcool gel, tendo sido registadas mais de 22 mil denúncias na plataforma da ASAE criada para esse efeito. 

08h30 - As empresas deverão enfrentar, ao longo dos próximos meses, um "cenário de recuperação muito gradual" para os níveis anteriores à pandemia, de acordo com um estudo do Banco de Portugal (BdP). As empresas de grande dimensão e dos sectores do alojamento e restauração e dos transportes e armazenagem são os que vão precisar de mais tempo para recuperar. 

08h00 - O vicepresidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, encontra-se em quarentena depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com Covid-19. A notícia foi dada pelo próprio com  na sua conta oficial de Twitter. 

07h43 - Uma pesquisa realizada pela agência de saúde Public Health England, no Reino Unido, revela que contrair o vírus da gripe simultaneamente com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode ser fatal. Mais ainda, têm um risco mais elevado de requererem internamento hospitalar e de necessitarem de serem transferidos para os cuidados intensivos.

07h07 - A Índia registou 1.129 mortos e 86.508 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 91.149 e de casos para 5,7 milhões, anunciaram hoje as autoridades.

06h30 - A presidente da Comissão Europeia vem a Portugal no início da próxima semana. António Costa e Ursula Von der Leyen estarão junto an terça-feira dia em que se prevê que falem sobre os planos de recuperação português e da União Europeia, o combate à covid-19, e também a preparação da presidência portuguesa, que começa em 1 de janeiro do próximo ano.

06h19 - A China atingiu hoje 39 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou sete casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.

06h13 - A Argentina registou 424 mortos e 12.625 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 14.376 e de casos para 664.799.

06h06 - O México registou 601 mortos e 4.786 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 74.949 e o de casos para 710.049, informou o Ministério da Saúde.

06h01 - Os Estados Unidos registaram 1.228 mortos e 50.707 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, aproximando-se agora de totalizarem quase sete milhões de casos desde o início da pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório