Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Brasil passa 4,6 milhões de casos. Outra vacina em fase final

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil passa 4,6 milhões de casos. Outra vacina em fase final
Notícias ao Minuto

15:55 - 24/09/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal contabilizou, esta quinta-feira, mais três mortos relacionados com a Covid-19 e 691 novos casos de infeção. Segundo os dados mais recentes emitidos pela DGS, no total há 1.931 mortes e 71.156 infeções

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 978 mil pessoas e infetou mais de 31,9 milhões em todo o mundo desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h - Este registo fica chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h43 - A empresa norte-americana de biotecnologia Novavax anunciou hoje que iniciou, no Reino Unido, a fase final dos ensaios clínicos da vacina experimental para combater a pandemia de Covid-19. O objetivo do estudo é incluir 10 mil participantes com idades entre os 18 e os 84 anos de idade, noticia a agência AFP.

23h19 - O Ministério da Saúde do Brasil anunciou hoje que foram identificados 32.817 novos casos de coronavírus em 24 horas. Registaram-se ainda mais 831 mortes, uma ligeira descida face aos 869 óbitos divulgados ontem. No total, o número de casos positivos no Brasil cifra-se em mais de 4,6 milhões, enquanto que o número de vítimas mortais é agora de 139.808.

22h47 - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conversou hoje com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 e o estado dos direitos humanos no país sul americano, adiantou a Efe.

22h15 - O presidente timorense disse hoje que a pandemia da Covid-19 é uma "oportunidade para corrigir fraquezas estruturais", reforçando a necessidade de uma ação "coletiva e solidária" internacional, para que vacinas produzidas sejam "um bem público global".

21h58 - Cabo Verde registou mais uma morte por causa do novo coronavírus, aumentando para 55 o número de óbitos no país, que contabilizou mais 67 novos casos positivos nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde. Em comunicado, o ministério cabo-verdiano adiantou que o mais recente óbito aconteceu na cidade da Praia, o principal foco da doença no país.

21h27 - O estado brasileiro do Amazonas inverteu o seu plano de desconfinamento e voltou a impor hoje algumas restrições, tendo em conta o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas. O governador do Amazonas, Wilson Lima, decidiu hoje fechar os bares, casas de festas e praias por um período de 30 dias, mas manteve as aulas nas escolas.

20h29 - Vários líderes africanos pediram hoje, durante o terceiro dia do encontro anual de líderes das Nações Unidas, ajuda para a sobrevivência das suas economias à pandemia de Covid-19, que um chefe de Estado apelidou de "quinto cavaleiro do apocalipse".

20h09 - França registou esta quinta-feira mais 16.096 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, o maior registo diário desde o início da pandemia no país, aumento que acompanhará o aumento do número de testes de diagnóstico, agora feitos em grande escala. No total, já foram identificados 497.237 casos positivos e o número total de mortes aumentou para 31.512, com mais 52 óbitos registados no último dia. Os dados hoje divulgados mostram que a maior parte das mortes ocorreram nos hospitais.

20h05 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje que é preciso ter em conta os riscos climáticos em todas as decisões financeiras e políticas para a recuperação das economias devido à Covid-19, e "não salvar" indústrias poluidoras.

20h01 - Moçambique registou mais duas mortes devido ao novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 51, e ainda 137 novas infeções, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h53 - O Governo da Madeira aprovou hoje o prolongamento da situação de calamidade até 31 de outubro e a obrigatoriedade da realização de testes à Covid-19 aos profissionais das áreas da saúde, educação, social e proteção civil que regressem à região.

19h48 - O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, confrontado com um número crescente de casos da Covid-19 nos últimos dias, em particular na região da Ática, admitiu hoje um novo confinamento caso não sejam respeitadas as medidas em vigor.

19h42 - O presidente da Assembleia da República afirmou esperar que a comissão eventual de acompanhamento da Covid-19, hoje constituída, dê contributos na luta contra a doença e para um consenso sobre a recuperação económica e social do país.

19h38 - Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje ter submetido a testes de antigénio, conhecidos como 'testes rápidos' para a Covid-19, todos os envolvidos no Benfica-Sporting da Liga Revelação, para equipas sub-23. "A FPF submeteu os plantéis sub-23 de SL Benfica e Sporting CP a testes rápidos de antigénio para o SARS-CoV-2 antes do dérbi lisboeta", pode ler-se numa nota federativa.

19h26 - O número de mortos por Covid-19 subiu para três no Lar de Carção, no concelho de Vimioso, onde 28 utentes e nove funcionários testaram positivo para a doença, indicou hoje à Lusa a diretora da instituição. A terceira vítima mortal é uma mulher de 78 anos, utente do lar do Centro Social e Paroquial de Casa de Religiosa de Nossa Senhora das Graças, em Carção, no concelho de Vimioso que estava internada no Hospital de Bragança.

19h23 - A Europa está a viver uma segunda vaga de infeções pelo coronavírus que provoca a Covid-19 e, embora os Governos garantam não estar previsto novo confinamento total, quase todos "apertaram" as restrições e medidas de combate à propagação. Embora os Governos garantam não estar previsto novo confinamento total, quase todos "apertaram" as restrições e medidas de combate à propagação.

19h11 - Rui Rio instou hoje o Governo a olhar para o apoio social, alertando para um possível aumento do abandono escolar potenciado pelas consequências económicas da pandemia de Covid-19 nas famílias. Após uma reunião com a equipa reitoral da Universidade do Algarve em Faro o presidente do Partido Social Democrata (PSD) questionou a redução das propinas efetuada pelo governo, realçando que "agora há partidos da esquerda a querer reduzir mais" e interrogando se não seria "muito mais justo" não o ter feito e ter canalizado esse dinheiro "para o apoio ao alojamento".

18h55 - Dois utentes do lar do Centro Social Irmandade de São Torcato, em Guimarães, distrito de Braga, morreram esta semana com Covid-19 e outros sete estão internados no hospital com a mesma doença, divulgou hoje fonte autárquica. Na semana passada, a Administração Regional de Saúde do Norte deu conta de um surto de Covid-19 naquele lar, com 43 casos positivos de Covid-19, entre 34 utentes e nove funcionários.

18h46 - O hospital de Beja detetou hoje seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). "Neste momento, há seis enfermeiros do bloco operatório com infeção confirmada", indicou Conceição Margalha, referindo que os profissionais de saúde, que "foram colocados de imediato em isolamento" em casa, "apresentam sintomas ligeiros e não inspiram cuidados".

18h03 - Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 10.653 casos de contágio ao balanço total, ultrapassando assim a barreira dos 700 mil casos confirmados desde o início da pandemia no país. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 704.209 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa. Em termos globais, Espanha já contabiliza 31.118 mortes desde o início da crise pandémica, mais 84 nas últimas 24 horas.

17h48 - Reino Unido registou, esta quinta-feira, o maior aumento diário de casos desde o início da pandemia no país. Foram reportados 6.634 novos casos em 24 horas (no dia anterior foram diagnosticados 6.178 novos casos de infeção). Segundo o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico, há ainda registo de mais 40 mortes.

17h39 - Comando Territorial da GNR do Porto interrompeu na quarta-feira à noite uma festa com cerca de 100 pessoas, na freguesia de Canelas, concelho de Vila Nova de Gaia. O proprietário do estabelecimento, de 61 anos de idade, foi detido e constituído arguido, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.

17h27 - Pelo menos 30 dos 41 elementos de um coro de gospel espanhol estão infetados com o novo coronavírus, depois de terem levado a cabo um ensaio num espaço fechado com pouca ventilação, de acordo com a imprensa local, que cita o próprio grupo musical. O grupo diz que manteve medidas de proteção, mas um vídeo mostra que não. Não se conhece, ainda, o número de contágios para lá dos elementos do coro.

17h10 - Itália anunciou esta quinta-feira que foram identificados 1.786 novos casos de coronavírus e morreram mais 23 pessoas em 24 horas. No total, Itália soma 304.323 casos positivos e 35.781 mortes. 

17h04 - As autoridades de Saúde da Polónia registaram 1.136 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde de infetados num só dia no país desde o início da pandemia. O total de infetados subiu assim para os 82.809, incluindo 2.369 mortos, 25 dos quais nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde polaco.

16h45 - Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia face ao agravamento da epidemia de Covid-19, continuando Portugal na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os turistas de 13 países em todo o mundo poderão viajar para a Finlândia sem ter de cumprir quarentena.

16h19 - Mais de 13 mil pessoas de 10 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa foram contactadas nos últimos três meses pelas equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, foi hoje divulgado. De acordo com uma nota da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), entre 30 de junho e 22 de setembro, 34 equipas multidisciplinares contactaram 13.256 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

16h - Após vários avisos, um passageiro foi expulso de um comboio, em Londres, por não usar máscara. Viveram-se momentos de tensão durante uma viagem de comboio no Reino Unido, quando um polícia dos transportes britânicos pediu, por diversas vezes, a um passageiro que colocasse uma máscara de proteção individual. Saiba mais aqui.

15h46 - O número de infetados associados ao surto de Covid-19 identificado num lar do concelho alentejano de Ourique subiu de 44 para 45 e o de internados mantém-se em três, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.

15h34 - Pelo desporto, Zlatan Ibrahimovic terá testado positivo à Covid-19 em testes de despiste realizados recentemente pelo AC Milan, revela a imprensa italiana.

15h37 - A ministra de Estado e da Presidência afirmou hoje que o Governo vai anunciar "nas próximas semanas" medidas sobre vinculação de profissionais de saúde, frisando que será cumprido "o caminho" acordado no âmbito do Orçamento. "O Governo está a trabalhar em duas dimensões distintas: A capacidade de resposta de urgência face à situação que se vive e, por outro lado, o caminho que está previsto no Orçamento, relativamente ao qual haverá novidades nas próximas semanas no que respeita à vinculação", respondeu.

15h26 - A 40.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid (ARCOmadrid), que se devia realizar em fevereiro de 2021, foi adiada para 07-11 de julho do mesmo ano, a fim de oferecer "garantias de sucesso comercial". O facto de se celebrar o 40.º aniversário da feira também teve um peso na decisão, estando a ser preparado, de "forma especial", um programa de "ampla repercussão a nível internacional".

15h12 - O Irão ultrapassou hoje as 25.000 mortes provocadas pela Covid-19, depois de um aumento de casos durante o último mês, que faz com que as autoridades ponderem nova imposição de restrições. O porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Lari, informou que nas últimas 24 horas morreram 175 pessoas, o que elevou o número total de óbitos no Irão devido à pandemia para 25.015.

15h07 - O primeiro-ministro defendeu hoje que a recuperação da economia "passa necessariamente por robustecer o setor agrícola nacional" e agradeceu aos agricultores o trabalho em prol da alimentação dos portugueses durante o estado de emergência. "Se não nos faltou nada na nossa alimentação, nem mesmo durante o Estado de Emergência, foi porque houve quem vencesse os inúmeros desafios diários e arregaçasse as mangas. Por isso quero agradecer aos agricultores portugueses a sua capacidade de garantirem que nada faltasse na mesa dos portugueses", afirmou.

15h - Iniciamos um novo registo de acompanhamento da evolução da pandemia um pouco por todo o mundo. Pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório