Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Visitas e saídas na prisão de Chaves vão continuar suspensas

As visitas e as saídas ao exterior na prisão de Chaves continuam suspensas até ao início da próxima semana, apesar de não haver novas infeções, após se registarem 11 casos de covid-19, adiantou hoje fonte dos serviços prisionais.

Visitas e saídas na prisão de Chaves vão continuar suspensas

"Por precaução e indicação da autoridade de saúde, o estabelecimento prisional permanecerá ainda sem visitas e sem saídas ao exterior até ao início da próxima semana", explicou à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Em 17 de setembro, a DGRSP confirmou que o Estabelecimento Prisional de Chaves, no distrito de Vila Real, tinha 11 casos ativos de covid-19, seis dos quais trabalhadores, que estão em isolamento em casa, e cinco reclusos, que estão internados no Estabelecimento Prisional do Porto.

"Conforme o protocolado, e em articulação com as autoridades de saúde, os cinco reclusos foram internados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional do Porto, que está preparado para receber doentes covid-19, e os trabalhadores permanecem nos seus domicílios", acrescentava a nota.

Na resposta por escrito enviada hoje à Lusa, a DGRSP acrescentou ainda que já foram realizados novos testes a todos os trabalhadores e reclusos do Estabelecimento Prisional de Chaves que "haviam tido testes negativos, tendo todos os resultados sido novamente negativos".

Os 11 casos ativos de covid-19, seis trabalhadores e cinco reclusos, "encontram-se em isolamento e acompanhamento médico e a aguardar indicação das autoridades de saúde para realização dos testes de cura", acrescenta.

A DGRSP refere ainda que todos os reclusos infetados com o novo coronavírus permanecem assintomáticos.

Em 13 de setembro, dois trabalhadores civis e um guarda prisional do Estabelecimento Prisional de Chaves testaram positivo para o novo coronavírus. Após testes a todos os trabalhadores e reclusos, conhecidos em 15 de setembro, registaram-se testes positivos em mais três trabalhadores, um civil e dois guardas prisionais, e em cinco reclusos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso publicado na quarta-feira, há 40 infetados no concelho de Chaves, 28 pessoas a aguardar resultado laboratorial e 42 em vigilância ativa.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.928 pessoas dos 70.465 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório