Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2020
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Torre Eiffel evacuada devido a uma ameaça de bomba

Apesar do susto, a ameaça revelou-se horas depois de ter sido um falso alarme.

Torre Eiffel evacuada devido a uma ameaça de bomba

O conhecido monumento parisiense, a Torre Eiffel, foi evacuada esta manhã de quarta-feira.

Segundo os meios de informação franceses, um homem terá gritado "Allahu Akbar" e ameaçado fazer explodir uma bomba.

As autoridades deslocaram-se ao local, com um grande dispositivo em redor da Torre Eiffel e nas imediações, para averiguar a veracidade da ameaça, que cerca de três horas depois se revelou ter sido um falso alarme.

Saliente-se que as ameaças de bomba na Torre Eiffel são relativamente frequentes e, por regra, falsas. Esta, porém, acontece três semanas após o início do julgamento do atentado contra o jornal Charlie Hebdo que fez 12 mortos, em 2015, e da republicação das caricaturas de Maomé, a 2 de setembro, condenada por vários países muçulmanos.

Já esta quarta-feira, soube-se que cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio ao Charlie Hebdo. A carta surge na sequência de novas ameaças, nomeadamente da organização extremista islâmica Al-Qaeda, contra o jornal satírico.

Em declarações à agência de notícias France-Presse (AFP), o responsável do semanário, Riss, disse que a revista satírica francesa tinha sido "mais uma vez ameaçada por organizações terroristas", em pleno julgamento dos atentados de janeiro de 2015", com as ameaças a visar também "todos os meios de comunicação e mesmo o Presidente".

"Achámos necessário sugerir aos meios de comunicação social que pensassem na resposta coletiva que merecia ser dada a esta situação", explicou, sem especificar a natureza das ameaças.

[Notícia atualizada às 14h47]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório