Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2020
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 29º

Edição

Mais de 100 migrantes do campo de Moria já chegaram à Alemanha

Mais de 100 pessoas do campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos, chegaram à Alemanha, informaram hoje os 'media' alemães com posterior confirmação do Ministério do Interior alemão.

Mais de 100 migrantes do campo de Moria já chegaram à Alemanha

O grupo de 109 migrantes, composto em sua maioria por famílias com filhos doentes, desembarcou no aeroporto de Hannover (região central da Alemanha) vindo da Grécia, segundo as televisões RTL e NTV.

Esta chegada de migrantes acontece depois de o Governo alemão acordar na segunda-feira que vai propor acolher 1.500 refugiados de Moria, a maioria famílias com crianças, depois do incêndio que devastou o campo onde moravam mais de 12.000 pessoas.

Esta decisão foi tomada após um acordo interno alcançado entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer.

Na semana passada, o próprio Seehofer anunciou que Alemanha e França acordaram em receber um grupo de 400 menores de Moria, sendo que a Alemanha receberia entre 100 e 150.

Este acordo consiste em que o resto seja transferido para outros oito países europeus - Finlândia, Luxemburgo, Holanda, Eslovénia, Croácia, Portugal e Bélgica, mais a extracomunitária Suíça - que também o aceitaram.

Os Verdes e a esquerda alemã, os partidos de oposição, e o Partido Social-Democrata (SPD), um parceiro da coligação do bloco conservador de Merkel, criticaram o Governo por aceitar apenas o número de menores mencionados por Seehofer na semana passada.

A presidente do SPD, Saskia Esken, instou o Executivo na segunda-feira a ir além do que foi comprometido até agora à luz da dimensão da "catástrofe humanitária" em Moria.

O ministro do Interior manteve uma linha dura no passado em relação ao acolhimento de refugiados e a pressão nos últimos dias concentrou-se nele, depois do incêndio na semana passada que deixou desabrigadas as mais de 12.000 pessoas do campo de migrantes de Moria, na Ilha de Lesbos, na Grécia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório