Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Portugal com mais de 1.800 mortes; OMS pede mais contributo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Portugal com mais de 1.800 mortes; OMS pede mais contributo
Notícias ao Minuto

07:40 - 24/08/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

O novo coronavírus já fez 55.720 infetados e 1.801 mortes em Portugal. Desse total, cinco óbitos e 123 novos casos foram reportados esta segunda-feira.

Há ainda a registar, até à data, um total de 40.880 recuperados. 

Em termos globais, o SARS-CoV-2 já infetou mais de 2,3 milhões, dos quais mais de 809 mil morreram. 

Numa altura em que a luta por uma vacina eficaz e segura contra o novo coronavírus continua, a Itália começa hoje a testar em 90 humanos uma vacina criada e desenvolvida no país, de acordo com a empresa biotecnológica ReiThera.

Apenas 90 pessoas serão submetidas aos testes a realizar no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

15h42 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.

Não corra riscos e em caso de sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h34 - Tesco vai criar 16 mil empregos permanentes para o negócio online. A empresa vai criar 16.000 empregos permanentes para dar resposta ao crescimento do comércio eletrónico, acelerado pela pandemia, de acordo com a BBC

A empresa britânica de supermercados vai ter mais 10.000 funcionários com a responsabilidade de selecionar as encomendas dos clientes, 3.000 que serão responsáveis pela entrega e ainda uma série de outras vagas. 

15h30 - Ex-atleta Usain Bolt infetado com Covid-19. O antigo campeão olímpico Usain Bolt terá contraído uma infeção pelo novo coronavírus, segundo informações veiculadas, esta segunda-feira, pela Nationwide90FM, uma das principais rádios noticiosas da Jamaica.

15h26 - Atualização na Guiné-Bissau. O país registou até domingo mais uma vítima mortal e 56 novas infeções por Covid-19, elevando o total acumulado para 34 mortos e 2.205 casos, anunciou hoje a alta comissária de Luta Contra a Covid-19.

15h14 - Reino Unido destaca impulso em reservas para o Algarve com corredor aéreo. A decisão do Reino Unido de retirar Portugal da 'lista negra' de viagens está a impulsionar as reservas para o Algarve, com o turismo da região a dar já conta de um crescimento, conforme já tinha noticiado o Notícias ao Minuto. Desde que foi tomada a decisão já houve um crescimento das reservas na ordem dos 13%. 

15h10 - App TraceCovid-19. Mais de um milhão e 31 mil cidadãos foram seguidos em Portugal através do TraceCovid-19, a plataforma de acompanhamento de doentes em cuidados ou vigilância domiciliária", referiu António Lacerda e Sales durante a conferência de imprensa da DGS, acrescentando que este é realizado por "mais de 74 mil profissionais de saúde", estando em vigilância clínica "cerca de 16 mil pessoas neste momento". 

15h05 - Rede alargada permitirá diagnóstico à doença e a outros vírus. Portugal vai ter uma rede de diagnóstico alargada e reforçada, para detetar o eventual reaparecimento de Covid-19 e de outros vírus, por forma a responder de forma "célere e integrada" a novos surtos, destacou hoje o governo.

15h03 - Regresso às escolas na África do Sul. A maioria dos alunos sul-africanos regressou às escolas hoje, retomando um ano letivo já com cinco meses de interrupções, naquele que é o país africano mais afetado pela pandemia de Covid-19.

14h38 - O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, apelou hoje à Ordem dos Médicos para que peça aos profissionais de saúde para ajudarem os utentes dos lares de modo a não ficarem sem médicos.

O apelo surge na sequência do surto de covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz e de, na semana passada, médicos do centro de saúde terem alegadamente recusado auxílio à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

14h30 - A mara de Mafra alargou até às 24h00 o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de comércio do concelho, medida que, segundo o presidente, Hélder Silva, está a colher a adesão da maioria dos comerciantes.

14h20 - Açores sem novos casos nas últimas 24 horas. Os Açores mantêm um total de 206 infeções por Covid-19, uma vez que as 1.374 análises realizadas na região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos.

14h03 - Um casamento em Maine, nos EUA, provocou um surto de Covid-19 com pelo menos 53 casos positivos da doença. Uma mulher, que não esteve  no evento, mas terá estado em contacto com um dos convidados acabou por morrer. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Maine está a investigar o incidente, que é o primeiro surto registado neste estado e que está directamente relacionado com uma reunião social, noticia a CBS.

13h59 - Lares terão sido aconselhados a não reanimar doentes durante pandemia no Reino Unido. Segundo o jornal britânico Metro, o The Queen’s Nursing Institute terá sido um dos dez lares ou residências a ser aconselhado pelo Serviço Nacional de Saúde do país, o NHS, a não reanimar os doentes. A ordem terá sido dada sem o conhecimento ou sem que o assunto fosse discutido quer pelos funcionários, quer pelos idosos ou seus familiares.

13h52 - Médicos não recusaram tratar doentes em Reguengos. O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, assegurou hoje que não houve "nenhuma recusa" por parte dos médicos de família do centro de saúde para tratar os doentes com Covid-19 em Reguengos de Monsaraz.

A afirmação surge na sequência das declarações "infelizes" de António Costa, que foi captado em vídeo -posteriormente divulgado nas redes sociais - a chamar "cobardes" aos médicos envolvidos no caso do surto em Reguengos.

A Ordem dos Médicos vai reunir-se com o primeiro-ministro esta terça-feira.

13h47 - Acompanhe em direto a conferência de imprensa da DGS.

13h42 - Há 13 concelhos com mais de mil casos confirmados. Dois têm mais de 4 mil. Saiba quais são.

13h24 - Atualização em Portugal. O país registou 123 novos casos e cinco mortes nas últimas 24 horas. O total acumulado de casos sobe assim para 55.720 e o de vítimas mortais para 1.801.

Os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde dão conta de 40.880 recuperados, mais 106 face a ontem. Neste momento, há 13.039 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus (mais 12 do que no domingo).

13h21 - Uso de máscara obrigatório para alunos do Secundário? Alunos do ensino secundário na Escócia podem ter de usar máscara nos corredores e áreas comuns, disse hoje a líder do governo escocês. 

Nicola Sturgeon disse que o secretário de Estado para a Educação está em contacto com os professores e autoridades locais para estabelecer novas directrizes.

13h11 - Atualização mundial.  A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 809.255 pessoas e infetou mais de 2,3 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h02 - Miguel Oliveira apela a fãs para que não se desloquem ao aeroporto. O piloto Miguel Oliveira (KTM) - que venceu ontem o grande prémio da Estíria - apelou hoje, através de um vídeo publicado nas suas redes sociais, a que não haja ajuntamentos à sua espera no aeroporto de Lisboa, devido à Covid-19.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por MiguelOliveira88 (@migueloliveira44) a 24 de Ago, 2020 às 4:42 PDT

12h59 - Bruxelas avalia escândalo. A Comissão Europeia vai avaliar os detalhes do polémico jantar, na Irlanda, que violou as restrições contra a pandemia de Covid-19 por ter envolvido mais de 80 pessoas, incluindo o comissário europeu para o Comércio, Phil Hogan.

12h40 - Proibidos ajuntamentos de mais de seis pessoas em Múrcia. Medida serve para conter a propagação do novo coronavírus, reporta o El País.

12h30 - Alerta da Direção-Geral da Saúde. Manter as medidas de higiene e distância nos transportes é essencial, uma vez que "o vírus continua a circular", alerta a DGS. "Mantenha as medidas de proteção da Covid-19, como o distanciamento físico, a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e a utilização de máscara", pode ler-se na publicação da autoridade de saúde, no Facebook.

12h20 - Ex-primeira-ministra da Ucrânia internada em estado grave com Covid-19. O anúncio foi feito pela sua porta-voz, Marina Soroka, através das redes sociais. A representante adiantou que Tymoshenko se encontra em estado grave, apresentando temperaturas corporais de 39.ºC. 

12h14 - "Nacionalismo da vacina só ajuda o vírus". Após apelar aos países que contribuam mais para o sistema de acesso global à vacina contra a Covid-19 - conhecido como COVAX-, a Organização Mundial de Saúde referiu que este mecanismo "garante que países com baixo e médio rendimento recebam a vacina mais rapidamente" e lembrou que "o nacionalismo da vacina só ajuda o vírus".

12h09 - Declarações polémicas.  Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, em que se ouve António Costa a chamar "cobardes" aos médicos na sequência do surto em Reguengos de Monsaraz, levou a uma onda de reações por parte de partidos e sindicatos.

Esta segunda-feira, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) repudiou as declarações do primeiro-ministro e pede respeito pelos médicos e o apuramento das responsabilidades no caso das mortes num lar em Reguengos.

12h02 - Regresso às aulas na Catalunha. Durante uma conferência de imprensa, o presidente da região espanhola informou que as turmas do ensino primário terão menos de 20 alunos por aula e que no ensino secundário e universitário os "grupos serão menores do que o habitual", afirmou, sem precisar um número.

Entre 15 de setembro e 15 de novembro serão feitos cerca de 500 mil testes PCR em escolas e institutos da Catalunha, acrescentou. Quanto ao uso de máscara, será obrigatório em todas as zonas para os maiores de 12 anos. Em locais onde o risco de contágio é maior, o uso obrigatório será a partir dos seis anos, avança o El País.

11h53 - Madrid pede a cidadãos que evitem interação social, mas rejeita confinamento. A região espanhola apelou aos residentes que evitem interação social, no entanto recusou a possibilidade de um novo confinamento que limite a atividade económica e o trabalho, reporta o El País.

11h47 - Catalunha proíbe ajuntamentos com mais de 10 pessoas. "Serão proibidos os encontros com mais de dez pessoas seja em ambiente privado ou público", anunciou hoje o presidente da região, Quim Torra, citado pelo El País.

Esta decisão excluí situações em âmbito laboral ou em transportes públicos. Permanece também o encerramento de locais de diversão noturna e a proibição de consumo de álcool e tabaco em espaços públicos.

11h31 - OMS apela a países que contribuam mais. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, pediu hoje aos países que contribuam mais para a Covax - um esforço global para desenvolver uma vacina contra a Covid-19.

Durante a conferência de imprensa sobre a evolução do novo coronavírus, Tedros Adhanom referiu que é "urgentemente necessário mais dinheiro". O objetivo, recorda, é entregar, pelo menos, dois mil milhões de vacinas, seguras e eficazes, até ao final de 2021.

Acompanhe em direto a conferência de imprensa da OMS.

11h26 -  Regresso às aulas. As escolas dos EUA estão a preparar-se para o regresso às aulas. E se as regras impostas para este (suposto) regresso à normalidade são tudo menos normais, há professoras que estão a tentar tornar a questão do distanciamento social o mais divertida possível. Veja aqui o vídeo que mostra o momento em que duas professoras decidiram tornar as secretárias dos alunos em pequenos Jeeps. 

11h07 - Surto em Montemor-o-Novo. O número de infetados com Covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo subiu para 33, mais um caso nas últimas 24 horas, pode ler-se na página oficial da Câmara Municipal.

11h00 - Atualização em África. África registou nas últimas 24 horas 187 mortes devido à Covid-19, elevando o total de vítimas mortais para 27.779 em quase 1,2 milhões de casos, tendo ultrapassado a barreira dos 900 mil recuperados, segundo dados oficiais.

10h44 - Dificuldades de saídas e entradas em Timor-Leste. A ministra dos Negócios Estrangeiros timorense disse hoje que vai levar ao Conselho de Ministros a questão de cidadãos estrangeiros que estão impossibilitados de entrar ou sair em Timor-Leste há cinco meses devido à suspensão dos voos comerciais.

10h29 - Cabo-verdianos deixam de pagar 6,2 milhões em créditos com moratórias. Os bancos cabo-verdianos concederam, em três meses, moratórias a créditos de empresas e particulares de mais de 6,2 milhões de euros, devido à pandemia de Covid-19, segundo dados do Banco de Cabo Verde (BCV).

10h19 - Comércio de Vila Franca de Xira pode encerrar às 22h00. Os estabelecimentos comerciais no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, podem encerrar às 22h00 a partir de hoje, deixando de ser obrigatório o encerramento às 20h00, anunciou a autarquia.

10h11 - França prepara 'resposta' a quarentena imposta pelo Reino Unido. De acordo com o Secretário de Estado do Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Clément Beaune, as autoridades francesas vão, nos próximos dias, responder à decisão do Reino Unido de impor 14 dias de quarentena a quem chega de França.

"Vamos ter uma medida chamada 'reciprocidade', para que os nossos amigos ingleses não fechem a fronteira num só sentido", disse, em declarações à estação televisiva France 2. Para quem regressa do Reino Unido, defendeu, haverá "medidas mais restritivas".

10h04 - Crise pode acabar com 18% dos empregos no setor de viagens. A Associação de Viagens do Reino Unido (ABTA) estima que a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus pode 'levar' 18% dos empregos do setor do turismo. Ao que indica a associação britânica, cerca de 39.000 pessoas já perderam os seus empregos ou foram informadas de que os mesmos estariam em risco. 

10h00 - O 'novo normal' traz um novo consumo. A crise gerada pela pandemia está a forçar os consumidores a "repensarem o modo como compram e o que compram", de acordo com um estudo da Nielsen. Saiba o que pressupõe este 'novo normal'.

09h47 - Probabilidade de crianças apanharem gripe ou estarem envolvidas num acidente são "maiores" do que contrair a Covid-19. A afirmação é da vice-chefe médica de Inglaterra, Jenny Harries, em declarações à Sky News. A especialista admite entender a preocupação dos pais quanto ao regresso das crianças às escolas, mas refere que um ambiente escolar bem controlado, "é um local seguro". 

09h34 - Residentes de Sinquião queixam-se de medidas severas. Através das redes sociais, os residentes de Sinquião, na China, queixaram-se das medidas severas impostas pelo país, após um surto de Covid-19 naquela localidade.

As autoridades afirmaram, no início de agosto, que o surto foi "contido com sucesso", reporta o The Guardian, mas os residentes dizem ser obrigados a ficar em casa. Foram partilhadas imagens de portas seladas.

Notícias ao Minuto© Twitter | Apple Daily HK

Notícias ao Minuto© Twitter | Apple Daily HK

09h17 - Trump considera acelerar aprovação de potencial vacina. O presidente norte-americano está a considerar a aprovação rápida de uma possível vacina para que esta possa ser utilizada antes das eleições presidenciais, que decorrem a 3 de novembro.

A potencial vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca é uma das hipóteses, escreve o Financial Times.

09h00 - Ar condicionado ajuda a transmitir a Covid-19Ar seco e espaços com ar-condicionado podem ajudar a espalhar o novo coronavírus. Estes são os resultados de uma análise feita por investigadores alemães e indianos, que estudaram o papel da humidade relativa na transmissão de infeções.

A humidade relativa refere-se à quantidade de água na forma de vapor que existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.

08h43 - Atualização na Rússia. O país reportou 4.744 novos casos de infeção e mais 65 mortes esta segunda-feira, reporta o The Moscow Times. Com esta atualização, o total acumulado de contágios sobe para 961.493 e o de vítimas mortais para 16.448.

08h34 - China administra potencial vacina a trabalhadores desde julho. De acordo com Zheng Zhongei, diretor do Departamento de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Comissão de Saúde, o governo chinês autorizou o "uso de emergência" de uma potencial vacina contra a Covid-19 em trabalhadores-chave, incluindo profissionais de saúde e oficiais na fronteira, desde julho.

"Estes grupos foram escolhidos porque têm maior exposição ao novo coronavírus. A maioria dos casos que a China agora regista são importados, então as autoridades fronteiriças são um grupo de alto risco também", justiçou.

Zheng não detalhou quantas pessoas receberam injeções ou qual a vacina que foi administrada, entre aquelas que o país está a desenvolver.

08h15 - O desabafo da primeira-ministra da Nova Zelândia. No momento em que anunciou o prolongamento do confinamento em Auckland por mais quatro dias, até dia 30 de agostoJacinda Ardern fez uma reflexão sobre o ano 2020. 

"O Covid-19 é uma realidade difícil de aceitar", começou por referir. "Sabemos que tem sido difícil. Sei que, desta vez, muitas pessoas consideraram [o confinamento] mais difícil. Num mundo em que, francamente, o ano de 2020 tem sido terrível, nós somos fortes, bondosos e estamos a agir bem... se há algum país que consegue dar a volta, somos nós", reforçou a líder do governo.

08h01 - Seul ordena uso de máscara. A capital da Coreia do Sul ordenou, esta segunda-feira, o uso de máscara dentro e fora de espaços públicos. A imposição da medida surge em resposta ao aumento de casos na área metropolitana, reporta a Reuters.

07h57 - Atualização na Alemanha. O país reporta, esta segunda-feira, mais 3 mortes e 711 novos casos de Covid-19. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados no país sobe para 235.575 e o de vítimas mortais para 9.272.

A experiência destes últimos meses de pandemia mostra uma tendência decrescente nos números relativos ao fim de semana, devido ao facto de nem todas as autoridades sanitárias do país reportarem os dados, reporta o jornal alemão Bild.

07h28 - Trump autoriza tratamento com plasma de doentes recuperados. O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no domingo a autorização do tratamento da Covid-19 com plasma sanguíneo de doentes recuperados, já largamente utilizado nos EUA, após expressar frustração com o ritmo lento de aprovação de terapias da doença.

07h26 - Atualização na China. O país diagnosticou, nas últimas 24 horas, 16 casos da Covid-19, todos oriundos do exterior, informaram hoje as autoridades.

As autoridades de saúde informaram ainda que, nas últimas 24 horas, 30 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 215, incluindo dois em estado considerado grave.

07h25 - Atualização nos EUA. O país registou 715 mortos e cerca de 40 mil infetados nas últimas 24 horas, de acordo com um contagem independente da Universidade Johns Hopkins. 

07h10 - Alunos de Macau regressam às aulas em setembro. Os estudantes de Macau vão regressar às aulas em setembro, com a maioria das escolas a reabrirem no primeiro dia do mês, enquanto a Escola Portuguesa de Macau arranca uma semana depois, informaram hoje as autoridades.

O distanciamento social, o uso obrigatório de máscara, assim como a medição de temperatura deverão continuar a ser obrigatórios de forma a prevenir a propagação da Covid-19, num território que nunca registou qualquer caso de transmissão comunitária.

07h00 - Atualização no México. O país registou 264 mortes e 3.948 casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 60.480 e o de infetados para 560.164, segundo o Ministério da Saúde.

Bom dia! Pode acompanhar aqui todas as incidências sobre o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório