Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Miguel Oliveira 'voou', fez história e encheu o país de "orgulho"

Piloto português venceu Grande Prémio da Estíria e escreveu um capítulo dourado na história do desporto português.

Miguel Oliveira 'voou', fez história e encheu o país de "orgulho"

Miguel Oliveira fez história na tarde de domingo. O piloto português voou na Áustria e venceu o Grande Prémio da Estíria. Numa corrida intensa e imprevisível, e na qual partiu na sétima posição da grelha, Miguel Oliveira acabou por saltar para o primeiro lugar na última curva, numa altura em que Jack Miller e Pol Espargaró pareciam estar mais bem posicionados para vencer. 

Miguel Oliveira passou a meta, agarrou a bandeira portuguesa, festejou e cantou o hino nacional visivelmente emocionado pela conquista histórica que entra diretamente para o motociclismo e desporto português. 

O piloto de 25 anos já havia vencido seis vezes no Moto3 e outra tantas no Moto2, mas a primeira conquista na classe rainha do motociclismo é ainda mais especial, tendo em conta que apenas disputou 20 Grandes Prémios. 

O memorável triunfo permite ainda que Miguel Oliveira 'salte' diretamente da 14.ª para a nona posição do Campeonato do Mundo de MotoGP, contabilizando agora 43 pontos. A liderança continua, no entanto, a pertencer a Fabio Quartararo, com 70 pontos.

Reação emocionada 

O piloto português da Tech3 KTM mostrou-se visivelmente emocionado após o final da corrida e distribuiu agradecimentos na hora de celebrar. 

"Há tanto que quero dizer neste momento, mas não vou conseguir dizer muito. Muito obrigado a quem acreditou em mim, desde a família à equipa, aos patrocinadores e ao público português. Somos os melhores, obrigado pelo vosso apoio! Fez-se história hoje, para mim e para o meu país. Não podia estar mais feliz por fazê-lo aqui. Muito obrigado a todos", atirou Oliveira, em declarações à comunicação social.

Governo e Marcelo não esqueceram feito 

As reações à vitória de Miguel Oliveira na Áustria não se fizeram esperar. O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de felicitar o piloto português, destacando o orgulho que sentiu ao assistir à corrida. 

"É um feito extraordinário de um promissor piloto português, que muito orgulha Portugal e os portugueses e que merece o reconhecimento do Presidente da República", pode ler numa nota divulgada no site da Presidência da República.

Por seu turno, o Governo, através do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, também fez questão de assinalar um "feito" que encheu o país de "orgulho."

"A vitória na Áustria, apenas na sua segunda época na prova rainha do motociclismo e a correr numa mota que não é de fábrica só confirma o que há muito sabíamos: O Miguel Oliveira é um piloto extraordinário", afirmou João Paulo Rebelo, em declarações à agência Lusa.

O presente de quatro rodas 

Após conquistar o Grande Prémio da Estíria em MotoGP, Miguel Oliveira recebeu, como prémio, um veículo de... quatro rodas. A BMW, patrocinadora da corrida, ofereceu um carro ao piloto português que fez questão de testá-lo. 

Chegada a Portugal acontece ainda esta segunda-feira 

Miguel Oliveira deverá aterrar em Portugal nas próximas horas. O piloto português é esperado em Lisboa e será recebido em clima de festa no Aeroporto Humberto Delgado. O mesmo será dizer que a festa ainda agora começou. 

Ver esta publicação no Instagram

P1! Vitória histórica para mim, Portugal, para a minha família e equipa  Estou sem palavras para agradecer o vosso apoio. VAMOSSSSSS #Turma88 . . . P1! Historic victory for me, for Portugal, for my family and team I'm speechless to thank you for your support. VAMOSSSSS  @redbullktmtech3 @ktmfactoryracing

Uma publicação partilhada por MiguelOliveira88 (@migueloliveira44) a 23 de Ago, 2020 às 9:16 PDT

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório