Miguel Oliveira fez história na tarde de domingo. O piloto português voou na Áustria e venceu o Grande Prémio da Estíria. Numa corrida intensa e imprevisível, e na qual partiu na sétima posição da grelha, Miguel Oliveira acabou por saltar para o primeiro lugar na última curva, numa altura em que Jack Miller e Pol Espargaró pareciam estar mais bem posicionados para vencer.
Miguel Oliveira passou a meta, agarrou a bandeira portuguesa, festejou e cantou o hino nacional visivelmente emocionado pela conquista histórica que entra diretamente para o motociclismo e desporto português.
O piloto de 25 anos já havia vencido seis vezes no Moto3 e outra tantas no Moto2, mas a primeira conquista na classe rainha do motociclismo é ainda mais especial, tendo em conta que apenas disputou 20 Grandes Prémios.
O memorável triunfo permite ainda que Miguel Oliveira 'salte' diretamente da 14.ª para a nona posição do Campeonato do Mundo de MotoGP, contabilizando agora 43 pontos. A liderança continua, no entanto, a pertencer a Fabio Quartararo, com 70 pontos.
Reação emocionada
O piloto português da Tech3 KTM mostrou-se visivelmente emocionado após o final da corrida e distribuiu agradecimentos na hora de celebrar.
"Há tanto que quero dizer neste momento, mas não vou conseguir dizer muito. Muito obrigado a quem acreditou em mim, desde a família à equipa, aos patrocinadores e ao público português. Somos os melhores, obrigado pelo vosso apoio! Fez-se história hoje, para mim e para o meu país. Não podia estar mais feliz por fazê-lo aqui. Muito obrigado a todos", atirou Oliveira, em declarações à comunicação social.
Um país a torcer por ele! Aqui estão as primeiras palavras de Miguel Oliveira como vencedor da etapa de MotoGP em Estíria. Histórico! #SomosTodosMiguel pic.twitter.com/xrh6K4tJVJ
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) August 23, 2020
Governo e Marcelo não esqueceram feito
As reações à vitória de Miguel Oliveira na Áustria não se fizeram esperar. O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de felicitar o piloto português, destacando o orgulho que sentiu ao assistir à corrida.
"É um feito extraordinário de um promissor piloto português, que muito orgulha Portugal e os portugueses e que merece o reconhecimento do Presidente da República", pode ler numa nota divulgada no site da Presidência da República.
Por seu turno, o Governo, através do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, também fez questão de assinalar um "feito" que encheu o país de "orgulho."
"A vitória na Áustria, apenas na sua segunda época na prova rainha do motociclismo e a correr numa mota que não é de fábrica só confirma o que há muito sabíamos: O Miguel Oliveira é um piloto extraordinário", afirmou João Paulo Rebelo, em declarações à agência Lusa.
O presente de quatro rodas
Após conquistar o Grande Prémio da Estíria em MotoGP, Miguel Oliveira recebeu, como prémio, um veículo de... quatro rodas. A BMW, patrocinadora da corrida, ofereceu um carro ao piloto português que fez questão de testá-lo.
Chegada a Portugal acontece ainda esta segunda-feira
Miguel Oliveira deverá aterrar em Portugal nas próximas horas. O piloto português é esperado em Lisboa e será recebido em clima de festa no Aeroporto Humberto Delgado. O mesmo será dizer que a festa ainda agora começou.
Ver esta publicação no Instagram