Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Estudos confirmam: Ar condicionado ajuda a transmitir a Covid-19

Estes são os resultados de uma análise que estudou o papel da humidade relativa na transmissão de infeções.

Estudos confirmam: Ar condicionado ajuda a transmitir a Covid-19
Notícias ao Minuto

09:00 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Ar seco e espaços com ar condicionado podem ajudar a espalhar o novo coronavírus. Estes são os resultados de uma análise feita por investigadores alemães e indianos, que estudou o papel da humidade relativa na transmissão de infeções. A humidade relativa refere-se à quantidade de água na forma de vapor que existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.

“O papel da humidade parece ser extremamente importante para a disseminação da Covid-19 no ar em ambientes internos”, relataram os investigadores no site do Instituto Leibniz de Pesquisa Troposférica da Alemanha (TROPOS).

Os cientistas, que esmiuçaram 10 estudos internacionais sobre a gripe suína e outras doenças infecciosas, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), descobriram que a humidade afeta um vírus de três maneiras: tamanho da gota, como as gotas flutuam e como as gotas pousam na superfície.

Em salas mais húmidas, as gotículas de vírus tornam-se mais pesadas e caem mais rápido “proporcionando menos chances para outras pessoas respirarem em gotículas virais infecciosas”, escreveu a equipa, citada pelo NY Post. O ar seco faz as gotículas encolherem e ficarem suspensas, formando a “rota ideal” para a transmissão. A baixa humidade também seca as membranas mucosas do nariz, facilitando a entrada do novo coronavírus, dizem.

Assim, os espaços devem ter uma humidade relativa de 40% a 60% - abra as janelas para evitar que o vírus se espalhe.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório