Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Lares terão sido aconselhados a não reanimar doentes durante pandemia

Decisão terá sido tomada pelos administradores do Serviço Nacional de Saúde britânico, o National Health Service (NHS).

Lares terão sido aconselhados a não reanimar doentes durante pandemia
Notícias ao Minuto

13:07 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Os funcionários dos lares do Reino Unido foram incentivados a não reanimar os idosos residentes nas suas instalações durante o período de maior pico da Covid-19, no Reino Unido.

Segundo o jornal britânico Metro, o The Queen’s Nursing Institute terá sido um dos dez lares ou residências seniores a ser aconselhado pelo Serviço Nacional de Saúde do país, o NHS, a não reanimar os doentes. A ordem terá sido dada sem o conhecimento ou sem que o assunto fosse discutido quer pelos funcionários, quer pelos idosos ou seus familiares.

O objetivo seria desocupar camas de hospital que poderiam vir a ser necessárias para os doentes de Covid-19. A conclusão foi revelada num relatório do professor Alison Leary, da  London South Bank University, que descreve a situação como "preocupante".

Um quinto dos 128 cuidadores e responsáveis por estas residências afirmaram ter recebido pacientes vindos do hospital que haviam testado positivo à Covid-19 entre março e abril

Um dos inquiridos terá afirmado que os profissionais agiram "de acordo com os conselhos médicos e os desejos dos residentes, e não como aconselhado por uma diretiva a ser implementada para todos por um representante de um grupo de cuidados clínicos", uma vez que consideraram a decisão "antiética".

Segundo o responsável pelo estudo, esta decisão estaria a ser tomada pelos administradores do NHS britânico e não por médicos ou clínicos. A decisão afetava não só pessoas idosas, bem como doentes que apresentassem problemas cognitivos de todas as idades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório