Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O 'novo normal' traz um novo consumo. Clientes reavaliam os seus hábitos

A crise gerada pela pandemia está a forçar os consumidores a "repensarem o modo como compram e o que compram", de acordo com um estudo da Nielsen.

O 'novo normal' traz um novo consumo. Clientes reavaliam os seus hábitos
Notícias ao Minuto

09:56 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia consumo

A pandemia do novo coronavírus ditou alterações ao consumo. Um estudo da Nielsen revela que os últimos meses conduziram à necessidade de o consumidor reavaliar os seus hábitos, dado o impacto sócio-económico da pandemia

"A mudança de hábitos que observámos durante os últimos meses, acrescida de uma nova instabilidade económica e laboral, traz aos consumidores a necessidade de reavaliar os seus hábitos de consumo. Mas este impacto não será homogéneo: os 'constrained spenders', aqueles cujos rendimentos foram negativamente impactados pela Covid-19, vão gastar para sobreviver, enquanto os 'insulated spenders' podem ajustar momentaneamente os seus gastos, apesar de os seus rendimentos terem permanecido inalterados pela pandemia", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Scott McKenzie, da Nielsen, destaca que "as condições únicas originadas por uma pandemia que conduziu a uma recessão económica estão a forçar os consumidores a repensarem o modo como compram e o que compram. O ser humano conta, normalmente, com meses ou anos para se ajustar a novas condições. Mas este já não é o mundo em que vivemos. Perante as novas necessidades dos consumidores, as marcas devem ser altamente focadas e ágeis nas suas respostas". 

O 'novo normal' pressupõe, por isso, uma nova forma de comprar e de vender, até porque, no geral, os clientes estão menos otimistas

"Os consumidores, quer se encontrem empregados ou não, estão menos otimistas acerca do futuro. Esta cautela vai obrigar a reconciliar hábitos de compra adotados ao longo dos últimos anos com uma nova realidade em que a saúde e o valor percecionado no sprodutos são os fatores prioritários", sublinha Scott McKenzie, da Nielsen, citado no mesmo comunicado. 

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório