Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Avião que leva líder da oposição russa para a Alemanha já descolou

O avião-ambulância fretado por uma ONG para levar para a Alemanha o líder da oposição russa Alexei Navalny, internado num hospital na Sibéria por suspeita de envenenamento, descolou esta madrugada de Omsk, anunciou a sua porta-voz.

Avião que leva líder da oposição russa para a Alemanha já descolou
Notícias ao Minuto

06:46 - 22/08/20 por Lusa

Mundo Navalny

"O avião com Alexei descolou para Berlim. Muito obrigado a todos pelo vosso apoio. A luta pela vida e saúde de Alexei só agora começou, e ainda há muitas dificuldades a ultrapassar, mas agora pelo menos o primeiro passo foi dado", escreveu a porta-voz Kira Iarmych na rede social Twitter.

Pouco antes, a porta-voz tinha publicado uma foto da maca que transportava Navalny no avião, dizendo que estava acompanhado pela mulher.

Jornalistas da agência de notícias France-Presse (AFP) no local testemunharam a partida do avião, depois de cerca de duas horas antes uma ambulância do hospital de Omsk, escoltada por uma comitiva da polícia, ter sido vista a entrar na pista de aterragem.

Alexei Navalny, de 44 anos, está internado desde quinta-feira em Omsk, numa unidade de cuidados intensivos, em coma e ligado a um ventilador, suspeitando a sua equipa que tenha sido vítima de envenenamento.

Um dos mais ferozes críticos do Kremlin, Navalny voava de Tomsk (Sibéria) para Moscovo quando desmaiou, na quinta-feira. O avião teve de fazer uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria.

Os médicos do hospital de Omsk autorizaram na sexta-feira a transferência de Navalny para a Alemanha, para receber tratamento, a pedido da família, afirmando que o seu estado era "estável", depois de inicialmente se terem oposto.

O voo foi organizado pela organização não-governamental (ONG) alemã Cinema pela Paz, que já tinha montado uma operação semelhante para um membro do grupo musical de protesto russo Pussy Riot, Piotr Verzilov, em 2018.

O avião-ambulância, que aterrou na sexta-feira em Omsk, viaja com uma equipa de médicos especializados no tratamento de doentes em coma.

A ONG pretende transferir Navalny para o hospital universitário Charité, em Berlim, o que é aprovado pela família e colaboradores do opositor.

A mulher do opositor pediu na sexta-feira ao Presidente russo, Vladimir Putin, que autorizasse a transferência do marido para a Alemanha, e a equipa de Navalny recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para tentar conseguir autorização para o seu transporte para Berlim.

Tanto a chanceler alemã, Angela Merkel, como o Presidente francês, Emmanuel Macron, já se disponibilizaram para dar asilo político a Navalny.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório