Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Pandemia é agora "impulsionada" por pessoas com menos de 40 anos

Muitos dos casos positivos são assintomáticos, representando assim um perigo para os grupos mais vulneráveis, alerta um especialista da Organização Mundial da Saúde.

Pandemia é agora "impulsionada" por pessoas com menos de 40 anos
Notícias ao Minuto

08:39 - 18/08/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia do novo coronavírus está agora a ser impulsionada por pessoas com menos de 40 anos, muitas das quais assintomáticas, representando assim um perigo para os grupos vulneráveis.

Os especialistas da OMS informaram recentemente que o número de casos positivos entre a população jovem subiu a nível global.

"A epidemia está a mudar", referiu, esta terça-feira, o diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Takeshi Kasai, durante um briefing virtual, citado pela Reuters.

"Pessoas na casa dos 20, 30 e 40 anos estão, cada vez mais, a impulsionar a disseminação. Muitos deles, sem consciência de que estão infetados", acrescentou, alertando que isto aumenta o risco de contágio para os mais vulneráveis.

Uma nova onda de casos levou à reposição de medidas restritivas em diversos países, enquanto a corrida para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus continua.

"Aquilo que estamos a observar não é um simples ressurgimento. Acreditamos que é um sinal de que entramos numa nova fase na Ásia Pacífico", referiu Takeshi Kasai.

Apesar de ser observável esta mutação, o especialista continua a ver o vírus como "relativamente estável". 

Numa altura em que a Rússia anunciou a primeira vacina - que não passou por todos os testes obrigatórios para ser aprovado pela Organização Mundial da Saúde - o especialista sublinha a importância de as farmacêuticas seguirem todos os passos e testes na criação deste fármaco.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 770 mil pessoas e infetou mais de 21 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório