Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Governo do Sudão do Sul começou hoje conversações com milícias rebeldes

O governo do Sudão do Sul começou hoje conversações com as milícias que estão espalhadas por várias regiões do país, com o objetivo de conseguir um acordo com estes grupos até ao final do mês.

Governo do Sudão do Sul começou hoje conversações com milícias rebeldes
Notícias ao Minuto

22:27 - 17/08/20 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

De acordo com o porta-voz do Movimento Popular -- Setor Norte, liderado por Malik Agar, em declarações à agência espanhola Efe, este grupo firmou um "protocolo de segurança" com o Governo nas regiões dos Montes Nuba e do Nilo Azul.

Contudo, a fação do Movimento Popular liderada por Abdelaziz al-Hilu desistiu das negociações porque quer o direito à autodeterminação dos Montes Nuba e do Nilo Azul.

Esta fação apenas deverá regressar à mesa de negociações no final do processo.

Ambas as fações do Movimento Popular, que estão divididas há vários anos, reivindicam o controlo das áreas que estão incluídas no acordo que hoje começou a ser discutido, que apenas engloba questões relacionadas com a política e segurança nestes territórios.

O executivo sudanês considerou que o passo dado hoje é um dos mais importantes no processo de unificação do país, uma vez que o objetivo é um acordo firmado entre todos os grupos armados de todas as regiões e acabar com todos os conflitos existentes.

A assinatura do acordo final está prevista para 28 de agosto, informou hoje o conselheiro do Presidente do Sudão do Sul.

O executivo está a medir as negociações desde outubro do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório