Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Explosões em Beirute. Áustria envia um milhão de euros para o Líbano

O Governo da Áustria anunciou hoje que vai desbloquear um milhão de euros para enviar para o Líbano, para ajudar o país depois das explosões no porto de Beirute.

Explosões em Beirute. Áustria envia um milhão de euros para o Líbano
Notícias ao Minuto

13:05 - 08/08/20 por Lusa

Mundo Beirute/Explosões

Estes fundos serão disponibilizados à Cruz Vermelha e ao Crescente Vermelho, bem como a Organizações Não Governamentais (ONG) austríacas, a fim de fornecerem comida e alojamento às vítimas das explosões.

Viena, cuja embaixada no Líbano ficou danificada no incidente, não apresentou um cronograma preciso para a transferência desses fundos de um milhão de euros.

"A Áustria está a apoiar o país nesta situação muito difícil. Além dos 182 soldados austríacos da ONU já presentes no Líbano, uma outra companhia de 60 soldados está pronta para prestar assistência no local em 24 horas", declarou o chanceler conservador Sebastian Kurz, citado pela agência de notícias AP.

"Queremos dar uma assistência rápida e direta, para que as vítimas desta tragédia recebam o melhor atendimento possível logo nos primeiros dias e semanas após a explosão", sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, Alexander Schallenberg.

Este domingo, realiza-se uma videoconferência de doadores coorganizada pela ONU e pela França.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando, pelo menos 154 mortos e mais de 5.000 feridos, segundo o último balanço feito pelas autoridades libanesas.

Até 300.000 pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, segundo o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório