Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Bielorrússia/Eleições: UE apela à realização de presidenciais livres

A União Europeia (UE) apelou hoje às autoridades bielorrussas que garantam a realização de eleições presidenciais livres e justas no domingo e não restrinjam a mobilização pacífica de manifestantes.

Bielorrússia/Eleições: UE apela à realização de presidenciais livres
Notícias ao Minuto

14:36 - 07/08/20 por Lusa

Mundo Europa

Num comunicado assinado pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, a UE salienta que "a soberania e independência do país só pode ser reforçada por eleições pacíficas, livres e justas". 

A UE reitera ainda o apelo às autoridades bielorrussas para que "garantam o respeito das liberdades fundamentais de expressão e de reunião pacífica, em conformidade com os compromissos internacionais da Bielorrússia".

Borrell acrescenta ainda que a mobilização pacífica da sociedade bielorrussa tem enfrentado "mais restrições inaceitáveis à liberdade dos meios de comunicação e de reunião, bem como com detenções de manifestantes pacíficos, observadores domésticos, jornalistas e ativistas".

A UE apela a Minsk para assegurar "o exercício pleno dos direitos políticos dos candidatos, evitar o uso da força contra manifestantes pacíficos, abster-se de mais detenções de observadores eleitorais, manifestantes pacíficos, candidatos e membros das suas equipas e libertar imediatamente todos os ativistas, defensores dos direitos humanos, 'bloggers' e jornalistas detidos por motivos políticos".

O Presidente Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, candidatou-se a um sexto mandato, estando o escrutínio marcado para domingo.

Lukasenko, que governa a Bielorrússia com mão de ferro, tem como concorrente Sviatlana Tsikhanouskaya, uma professora de inglês de 37 anos, desconhecida ainda há pouco meses mas que conseguiu recolher as 100.000 assinaturas necessárias e é mulher de um 'blogger' detido pelo regime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório