AO MINUTO: Mais três mortos em Portugal. Alemanha faz testes a viajantes
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Imagens
Mundo Covid-19
O SARS-CoV-2 continua a propagar-se um pouco por todo o mundo. Em Portugal, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, nas últimas 24 horas, registaram-se três óbitos por Covid-19 e 213 casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, há a registar 52.061 casos da doença e 1.743 vítimas mortais.
Nos Estados Unidos, a Covid-19 continua também sem dar tréguas, sendo que no último dia foram registados 1.262 mortos e 54.582 infetados.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
14h28 - A diretora do escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, disse hoje que a falta de testes está a gerar subnotificação de casos e a impedir a compreensão total da pandemia no continente.
14h18 - Atualização em Portugal. O país registou mais três mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 213 novos casos de infeção. Desde o início da pandemia, o país acumula 1.743 mortes e 52.061 infetados com o novo coronavírus.
13h48 - O CDS-PP enviou hoje perguntas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as condições das residências para estudantes universitários no contexto da pandemia de covid-19, defendendo ser necessário recorrer aos setores social e privado.
13h24 - Balanço mundial. A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 708.236 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.
13h17 - A Alemanha vai exigir, a partir de sábado, testes de covid-19 a todos os viajantes que regressem de regiões consideradas de risco para evitar impor quarentenas obrigatórias, disse hoje o ministro alemão da Saúde.
12h58 - O impacto da covid-19 no setor do turismo no Porto Santo está a ser menor do que o inicialmente previsto, indicou hoje o presidente da Câmara Municipal, Idalino Vasconcelos, embora os hoteleiros apontem para taxas de ocupação baixas.
12h46 - Governo Basco alertou, esta quinta-feira, que o país enfrenta uma "segunda vaga do coronavírus" depois de ter sido registado um "aumento significativo" de casos nas últimas semanas. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nekane Murga.
Nesta comunidade autónoma, foram registados 338 casos novos nos exames efetuados na quarta-feira, com especial incidência em Biscaia (233 positivos).
12h40 - Atualização nos Açores. A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que as 1.410 análises realizadas nas útimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da região não revelaram novos casos positivos de covid-19.
12h28 - O Governo timorense aprovou hoje as medidas a aplicar no país durante o estado de emergência, que começou hoje, que incluem a possibilidade do fecho de fronteiras caso se torne necessário, e mantém a quarentena obrigatória a quem entra.
12h20 - O diretor do África CDC disse hoje que ainda existe uma "janela de oportunidade" para vencer a pandemia em África, que se aproxima do milhão de casos, mas onde a maioria dos países regista menos de 5 mil.
12h11 - Atualização na Alemanha. A Alemanha identificou, pela primeira vez em três meses, mais de mil novos casos de covid-19 num só dia, registando um total de 1.024 infeções nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Robert Koch (RKI).
12h06 - Fisioterapeuta respiratória brasileira luta para vencer a Covid-19. Ana Carolina Xavier ajudava até seis pacientes com coronavírus por dia a recuperar lentamente a capacidade pulmonar quando começou a ficar preocupada com a própria respiração, conta o G1.
11h59 - Atualização na Bélgica. A Bélgica ultrapassou a barreira dos 70 mil casos de covid-19, tendo registado entre 27 de julho e 2 de agosto uma média diária de 530,9 novas infeções, mais 49% do que na semana anterior, segundo os dados oficiais.
11h03 - O número de internados infetados por Covid-19 devido a um foco num lar do Porto subiu de quatro para oito, mantendo-se nos 44 o total de casos confirmados, revelou hoje da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
10h22 - De acordo com a agência Efe, a Catalunha registou, nas últimas 24 horas, 865 novos casos de Covid-19.
10h19 - Durante a pandemia de Covid-19, um grupo de estudantes estrangeiros voluntariou-se para ajudar a Universidade de Geociências em Wuhan a controlar o surto no campus.
This is China University of Geosciences in Wuhan. During the COVID-19 epidemic, a group of overseas students volunteered to help with the epidemic control on campus pic.twitter.com/VT01g44KtM
— China Xinhua News (@XHNews) August 6, 2020
10h07 - De acordo com as autoridades prisionais da Palestina, um detido na prisão de Ramallah está infetado com o novo coronavírus, indica a agência noticiosa Anadolu.
09h23 - O Governo libanês teme que a catástrofe desencadeada após as explosões de terça-feira no porto de Beirute e consequente emergência de saúde possa precipitar um aumento nos casos de covid-19 na capital do país.
09h19 - A pandemia de Covid-19 agravou muitas situações de ansiedade, depressão e perturbações do comportamento alimentar nos jovens, bem como os consumos de álcool e tabaco, segundo a coordenadora do centro de atendimento para adolescentes Aparece.
08h50 - Vasco Cordeiro afirmou que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as quarentenas obrigatórias "evidencia" a necessidade de alterar o quadro legal. Deputada Isabel Moreira questiona líder do executivo regional: "Como assim?", lembrando que é a Constituição que reserva ao Parlamento os atos legislativos em matéria de direitos, liberdades e garantias.
08h44 - Um empresário indiano que superou a Covid-19 transformou o seu escritório de 2.800 metros quadrados num hospital para tratar pessoas infetadas com a doença, narra o G1.
08h14 - A Índia bateu na quarta-feira o recorde diário de mortes por covid-19, com 904 óbitos, no mesmo dia em que o estado de Goa, um dos menos afetados, contabilizou o maior número de infeções, 348 casos.
08h12 - O lucro da construtora de automóveis japonesa Toyota caiu 74% no último trimestre, face ao mesmo período do ano passado, devido à queda para metade da venda de carros causada pela pandemia de Covid-19, anunciou hoje a empresa.
07h35 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, insistiu na quarta-feira, quando o número de infeções e mortes por covid-19 continua a aumentar no país, na ideia de abrir as escolas, com aulas presenciais, porque o coronavírus "vai desaparecer".
07h20 - A China registou 37 novos casos confirmados de coronavírus na quarta-feira, 27 dos quais contágios locais na região oeste de Xinjiang, onde um surto surgiu há quase um mês, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.
07h18 - Sem turistas e com os restaurantes ainda a meio gás, os comerciantes do Mercado da Ribeira, em Lisboa, dizem que o negócio está "muito complicado" e alguns temem o futuro do emprego que lhes dá sustento.
07h15 - O México registou 829 mortes e 6.139 casos de infeção com o novo coronavírus, anunciaram as autoridades de saúde mexicanas na quarta-feira.
07h12 - O Peru reportou 221 mortes e 7.734 novos casos da covid-19 em 24 horas, um novo máximo diário, que confirma a expansão do novo coronavírus, após as medidas de contenção terem sido levantadas na maioria das regiões.
07h10 - Um incêndio num hospital no oeste da Índia com doentes da covid-19 provocou a morte a oito pessoas, indicaram hoje as autoridades.
Fire at Shrey Hospital in #Ahmedabad leaving about 8 dead 42 injured.@vijayrupanibjp has ordered an enquiry. Report to be submitted in 3 days. Initial reports, a short circuit led to the fire.@AhmedabadPolice Probing the matter on CCTV footage. #AhmedabadFire pic.twitter.com/vWbgWavUjG
— Meghna Dev (@DevMeghna) August 6, 2020
07h09 - Os Estados Unidos contabilizaram 1.262 mortos e 54.582 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números elevam o total de mortes para 157.930 e o de casos confirmados para 4.818.328.
07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo, mas para conferir as incidências de ontem, por favor, clique aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com