ONU quer libertação imediata de jornalista condenado a 15 anos de prisão

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, na sigla inglesa) apelou hoje à "libertação imediata" do jornalista Ismail Abuzreiba, condenado a 15 anos de prisão por ter contactado com canais e agências proibidos no leste do país.

líbia bandeira

© Reuters

Lusa
02/08/2020 14:10 ‧ 02/08/2020 por Lusa

Mundo

Prisão

 

"news_bold">"A UNSMIL está preocupada com o facto de a detenção e o julgamento parecerem violar as leis da Líbia, bem como as suas obrigações internacionais em relação ao direito a um julgamento justo e ao direito à liberdade de opinião e expressão. Pedimos a libertação imediata de Ismail Abuzreiba", escreveu a missão na rede social Twitter.

Através do mesmo espaço digital, o embaixador da União Europeia na Líbia, Alan Bugeja, revelou estar "extremamente preocupado" com o julgamento de Ismail Abuzreiba, que já esteve detido dois anos, solicitando às autoridades que o libertem imediatamente e "garantam o respeito dos seus direitos fundamentais e a liberdade de expressão".

A sentença foi decretada por um tribunal militar em Bengazi, sob alçada do marechal Khalifa Hafter, que tentou durante mais de 14 meses de luta armadatomar o controlo da capital da Líbia, Tripoli, onde está sediado o Governo de Acordo Nacional, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A guerra civil matou centenas de pessoas, incluindo muitos civis, e tornou os jornalistas vulneráveis a situações de assédio, detenção arbitrária ou ameaças, forçando a maioria a abandonar um país que está classificado no 164.º lugar do Índice de Liberdade de Imprensa, publicado todos os anos pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas