Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 19º

Afeganistão: Washington espera que negociações comecem rapidamente

Os Estados Unidos saudaram hoje o novo acordo de cessar-fogo entre o Governo afegão e os talibãs, esperando o rápido início das negociações.

Afeganistão: Washington espera que negociações comecem rapidamente
Notícias ao Minuto

22:48 - 28/07/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Saúdo os anúncios de um cessar-fogo" para o início do feriado Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), na sexta-feira, disse um diplomata norte-americano sénior em Cabul, Ross Wilson.

O diplomata manifestou o desejo de que as partes em confronto honrem o compromisso e avancem para as conversações.

"Espero que ambas as partes cumpram os seus compromissos e iniciem rapidamente negociações inter-afegãs", escreveu no Twitter Ross Wilson.

O Governo afegão anunciou hoje que espera iniciar negociações de paz "diretas" com os talibãs e já pediu às forças de segurança para assegurarem que o cessar-fogo anunciado pelos rebeldes será garantido.

O Presidente afegão, Ashraf Ghani, disse hoje que espera iniciar negociações de paz com os talibãs, sem mediação dos EUA, "dentro de uma semana", após a conclusão de uma troca de prisioneiros exigida pelos insurgentes.

"Para demonstrar o compromisso do Governo com a paz, a República Islâmica completará em breve a libertação de 5.000 prisioneiros talibãs", explicou Ghani.

Os talibãs anunciaram hoje um cessar-fogo de três dias, por ocasião do feriado de Eid al-Adha, que começa na sexta-feira, naquela que é a segunda trégua proposta pelos insurgentes em pouco mais de dois meses.

O Governo afegão já ordenou às forças de segurança que respeitem o cessar-fogo, congratulando-se pela iniciativa dos insurgentes, mas avisando que as autoridades devem responder se os talibãs atacarem as suas posições.

Os líderes talibãs aproveitam esta ocasião para pedir aos Estados Unidos para respeitarem o acordo de paz que foi estabelecido em fevereiro, acusando os norte-americanos de estarem a pôr em perigo as negociações inter-afegãs.

Embora tenha suspendido a sua ofensiva contra os insurgentes, desde a assinatura do acordo de paz entre os EUA e os talibãs, em fevereiro, os Estados Unidos continuam a realizar ataques aéreos, alegando a defesa das forças afegãs.

Os talibãs também interromperam os ataques contra Washington, mas intensificaram os atos de violência contra as forças afegãs.

O acordo de paz prevê a retirada de tropas estrangeiras do Afeganistão até maio de 2021, em troca de garantias de segurança dos insurgentes e da abertura de negociações de paz com Cabul, que o Governo afegão diz agora querer acelerar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório