Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Portugal tem "interesse" em ter vacina. Mais dois mortos cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal tem "interesse" em ter vacina. Mais dois mortos cá
Notícias ao Minuto

09:00 - 20/07/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Depois de um fim de semana de negociações, a semana começa (ainda) sem uma acordo para o relançamento europeu após a crise da Covid-19. O quarto dia do Conselho Europeu foi interrompido e deverá ser retomado pelas 15h, altura em que se espera que haja 'fumo branco' para o quadro orçamental para 2021-2027 e o Fundo de Recuperação, os pilares do plano de relançamento da economia europeia para superar a crise da Covid-19.

Quanto aos números da pandemia, recorde-se que Portugal registou, este domingo, mais cinco óbitos e 246 casos confirmados do novo coronavírus, contabilizando agora, no total, 1.689 vítimas mortais e 48.636 infetados. A situação de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais preocupante.

Pelo Mundo, destaque para a Índia que esta segunda-feira registou um número recorde de infetados, com 40 mil pessoas a contraírem a doença num só dia.

Pode consultar os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar todas as novidades sobre a Covid-19 aqui

15h14 - Boas notícias. Os investigadores da Universidade de Oxford avançam que a vacina experimental que estão a desenvolver para combater o novo coronavírus mostrou resultados prometedores em centenas de pessoas testadas, ativando uma resposta imunitária..

14h55 - Há 12 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Confira aqui quais são.

14h40 - Vacina para Portugal. Confrontada com a notícia de que o Reino Unido assegurou cerca de 90 milhões de doses de várias potenciais vacinas contra a Covid-19 que se encontram em desenvolvimento, Marta Temido avançou que Portugal já demonstrou "interesse em adquirir" unidades de uma vacina, caso se comprove a sua eficácia contra o novo vírus

14h35 - De férias em Portugal, Fernando Simón não marcará hoje presença na conferência de imprensa espanhola para revelar os dados da doença no país. A notícia é avançada pelo ABC que refere que depois de ter sido fotografado a surfar no Algarve e apanhar banhos de sol no Alentejo, confirma-se que o responsável de Saúde espanhol se encontra de férias no nosso país. 

14h30- A pandemia de covid-19 fez cair em 52% o número total de transplantes realizados no primeiro semestre deste ano, bem como o número de dadores falecidos que baixou 55% face a igual período de 2019, segundo dados hoje divulgados.

14h15 - O eurodeputado Paulo Rangel (PSD) defendeu hoje que "não tem sentido" e "é perigoso" ser o Conselho Europeu a monitorizar a aplicação das verbas do fundo de recuperação da União Europeia (UE), como exigem os chamados países 'frugais'.

14h07 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) considerou hoje "abusiva e ilegal" a mobilização de médicos para prestarem cuidados aos utentes de um lar em Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu um surto de covid-19.

13h59 - A ministra da Saúde, Marta Temido, fez saber que nas últimas 24 horas, não se registaram novos casos de Covid-19 no Algarve, nos Açores e na Madeira.  Segundo a mesma, 80% dos novos casos registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo, o que se traduz em 108 infetados dos 135 identificados de ontem para hoje, mantendo-se assim a tendência das últimas semanas na região da capital. 

13h58 - Já começou a conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde. Acompanhe.

13h54 - Um aglomerado de pessoas foi visto esta madrugada no Rio de Janeiro,no Brasil. De acordo com a Globo, várias pessoas foram vistas num baile funk na cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, seriam cerca das 6h20. Saliente-se que as festas estão proibidas no município.

13h52 - Um homem, de 22 anos, foi detido no sábado na zona de Benfica, em Lisboa, por agressão a um motorista da Carris, após recusa em colocar máscara, informou hoje o Comando Metropolitano da PSP (Cometlis).

13h49 - O Brasil inicia hoje testes com voluntários à vacina do laboratório chinês Sinovac Biotech contra o novo coronavírus, em São Paulo, após uma parceria com o Instituto Butantan.

13h46 - Portugal regista, esta segunda-feira, mais 135 casos de Covid-19 e duas mortes. 

13h40 - A pandemia de covid-19 já provocou 606.605 mortos em todo o mundo, entre os 14.528.490 de casos, segundo um balanço da agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais. Pelo menos 7.935.600 pessoas conseguiram curar-se da doença, em 196 países.

13h14 - Já o presidente francês apesar de partilhar a confiança de Ursula von der Leyen e Angela Merkel, revelou também que sente agora um "espírito de compromisso" entre os 27 após "momentos muito tensos" durante as negociações.

 13h10 - É oficial. A Bola de Ouro não vai ser atribuída este ano. A publicação France Football, responsável pelo troféu, justificou a decisão com a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

13h03 - Chegam novidades de Bruxelas. A chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mostraram-se otimistas à chegada ao Conselho Europeu, afirmando existirem "passos na direção certa", com um "enquadramento para um possível acordo" esta tarde.

12h26 - 'Fazer de casa labirinto' é o nome da exposição, que vai ser inaugurada no próximo sábado (dia 25) na Galery Balcony (em Lisboa), e que aborda impacto da pandemia nas relações e vivência do espaço. Uma exposição coletiva com trabalhos inéditos de nove artistas.

12h13 - Um casal de Kentucky, nos EUA, está detido na sua própria casa e obrigado ao uso de uma pulseira eletrónica depois de se terem recusado a assinar uma ordem para se colocarem em isolamento, depois de um deles ter testado positivo à Covid-19.

12h02 - O ministro da Saúde francês disse hoje que há 400 a 500 surtos de contágio mas rejeita tratar-se de uma "segunda vaga" da pandemia de covid-19 em França. "Constatamos que há sinais inquietantes de regresso epidémico em território nacional", admitiu Olivier Véran, mas "nesta altura estamos muito longe de uma segunda vaga", afirmou.

12h00 - Afinal, os mosquitos transmitem o coronavírus SARS-CoV-2? Um novo estudo assegura que o SARS-CoV-2 não tem a capacidade de se multiplicar em três das espécies mais comuns de mosquitos, nomeadamente o Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

11h51 - Mário Centeno já assumiu, de forma oficial, o cargo de Governador de Portugal. Para o ministro das Finanças, João Leitão, o novo governador assume o cargo "num quadro exigente causado pela pandemia da Covid-19". 

11h49 - O Japão regista um total de 1.001 mortes por Covid-19 e o número de infetados ultrapassou hoje os 26 mil.

11h40 - As máscaras faciais tornam-se obrigatórias em espaços fechados em França. A medida imposta pelo governo francês exigirá a utilização de máscaras em lojas, bancos e centros comerciais. A medida, que já era obrigatória em cinemas, museus e locais de culto, foi agora alargada para conter o vírus.

Notícias ao MinutoMáscara obrigatória em França© Getty Images

11h25 - O número de mortos em África devido à Covid-19 passou hoje a barreira dos 15 mil. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), há 15.082 mortos, mais 145 nas últimas 24 horas, o número de casos positivos subiu para 720.622 (mais 19.049 nas últimas 24 horas), havendo 382.857 pessoas recuperadas, mais 13.737.

11h15 - O Bangladesh autorizou, segundo a Efe, ensaios clínicos para a terceira fase de uma potencial vacina para a covid-19, desenvolvida pelo laboratório Sinovac da China.

11h00 - Paulo Portas considerou, este domingo, que a população portuguesa ainda não tomou consciência da dimensão da crise económica e social que irá ocorrer na sequência da atual crise sanitária. “As pessoas estão anestesiadas e ainda não realizaram a gravidade do que nos espera”, denotou o antigo dirigente do CDS no seu espaço habitual de comentário na TV24.

10h53 - O Reino Unido assegurou o acesso a 90 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19, avança a Sky News. O negócio foi garantido graças a uma parceria com várias empresas farmacêuticas.

10h48 - Segundo uma reportagem da Rádio Renascença, famílias e médicos de clínica geral temem a sobrecarga que os centros de saúde podem vir a sofrer neste inverno. Chamadas não atendidas, emails sem resposta e muitas horas de espera são alguns dos problemas de que estes centros já sofriam e que se teme que a Covid-19 venha a evidenciar ainda mais.

10h40 - Várias cidades chinesas reabriram hoje os seus cinemas, que estiveram durante meses encerrados devido ao surto da covid-19, mas na condição de os espetadores usarem máscara e deixarem um assento de distância entre si.

Notícias ao MinutoO regresso ao cinema na China© Getty Images

10h15 - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria,  Geoffrey Onyeama, testou positivo à Covid-19. O governante informou que se encontra em isolamento.

10h00 - O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse, esta segunda-feira, que é possível um acordo entre os líderes da União Europeia (UE), relativamente ao Fundo de Recuperação, e que o mesmo é necessário, numa altura em que as negociações estão suspensas e serão retomadas à tarde. 

"Um acordo [entre os líderes da UE] é possível e necessário. Os Estados devem ir além dos seus interesses nacionais. O futuro da Europa define-se nas próximas horas", disse Bruno Le Maire, esta manhã, numa entrevista à RMC.

09h49 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) manifestou-se, mais uma vez, contra a mobilização de médicos "decidida e executada" pelo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo referindo que "as condições atualmente existentes não garantem nem a segurança dos utentes do lar de Reguengos de Monsaraz nem a dos médicos mobilizados para lhes prestar assistência".

09h44 - A Alemanha identificou 249 novos casos de covid-19 e registou duas vítimas mortais nas últimas 24 horas, contabilizando um total de 201.823 infeções desde o início da pandemia, das quais 187.800 já consideradas curadas.

09h33 - A Rússia regista, esta segunda-feira, 5.940 novos casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, morreram 85 pessoas. No total, desde o início da pandemia, morreram 12.427 pessoas e 777.486 foram infetadas.

09h23 - Um responsável da Associação Internacional de Lusodescendentes (AILD) afirma que há "apreensão" entre os lusodescendentes no estrangeiro em realizar férias de verão em Portugal devido à pandemia de covid-19. "Muitos vêm cá durante um período de 15 dias, três semanas, mas têm de fazer uma quarentena de 14 dias. Praticamente não vale a pena vir, porque ficam em quarentena durante o período de férias, correndo o risco de chegarem ao seu país de acolhimento e fazerem nova quarentena", explicou o responsável.

09h16 - O que começou como uma noite de diversão tornou-se um dos maiores surtos de covid-19 em Espanha e o maior na Andaluzia. O epicentro encontra-se numa discoteca em Córdova, onde em encontro entre cerca de 400 jovens que passaram pelas instalações originou 73 casos de Covid-19, reporta o El Pais.

09h00 - Existem seis 'tipos' de Covid-19 e cada um tem sintomas específicos. A conclusão é d eum grupo de investigadores do King’s College, em Londres, no Reino Unido. Estes acreditam que a descoberta pode ter implicações importantes no desenvolvimento de potenciais tratamentos, sobretudo para os indivíduos mais vulneráveis a ficarem infetados no decorrer de uma segunda vaga do novo coronavírusConfira cada um deles.

08h35 - O Ministério da Rússia anunciou hoje ter concluído com "êxito" a fase de provas clínicas de uma vacina contra a Covid-19. Em comunicado, o Ministério da Defesa refere que tiveram hoje alta um segundo grupo de voluntários e que  "os resultados das análises mostram de forma inequívoca que todos os voluntários desenvolveram uma resposta imunitária, como resultado da vacina". 

08h19 - O bastonário dos Psicólogos acredita que a pandemia de Covid-19 vai fazer de 2020 um ano pior em termos de problemas de saúde mental no trabalho, que em 2019 custou 3,2 mil milhões de euros às empresas portuguesas.

08h08 - Uma investigação judicial ao novo surto de covid-19 em Melbourne arrancou hoje na Austrália, para apurar se houve violações das regras de segurança nos hotéis designados para realizar a quarentena obrigatória de viajantes vindos do estrangeiro.

07h15 - A Índia alcançou um novo recorde diário. Foram mais de 40 mil o número de infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Os 40.425 novos casos elevaram o total de contágios na Índia para 1.118.043, dos quais 27.497 resultaram em mortes.

06h36 - Os Estados Unidos registaram 514 mortos e 63.872 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da epidemia no país, registaram-se 3.762.081 casos da doença provocada pelo novo coronavírus, enquanto o total de óbitos é de 140.474.

06h32 - O México registou 296 mortos e 5.311 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 39.184 óbitos e 340.000 infeções desde o início da epidemia, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

06h24- O plenário do Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas em busca de um acordo para o relançamento europeu após a crise da covid-19, foi esta madrugada retomado a 27, mas a sessão foi novamente interrompida até à tarde. Prevê-se que a  sessão plenária será retomada pelas 15h00 [hora de Portugal]

05h00 - Os pescadores da localidade de Porto Mosquito, no concelho da Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, lutam contra a pandemia do novo coronavírus e querem voltar a ter peixes em abundância nas suas redes.Conheça melhor a história desta aldeia piscatória aqui.

04h00 - A China diagnosticou 17 novos casos de contágio local de covid-19 na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país. Opaís asiático diagnosticou ainda cinco novos casos entre viajantes oriundos do exterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório