Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição aborda impacto da pandemia nas relações e vivência do espaço

Uma exposição coletiva com trabalhos inéditos de nove artistas que abordam o impacto da pandemia na vivência do espaço e nas relações vai ser inaugurada no sábado na Galeria Balcony, em Lisboa.

Exposição aborda impacto da pandemia nas relações e vivência do espaço
Notícias ao Minuto

12:26 - 20/07/20 por Lusa

Cultura Coronavírus

"Fazer de casa labirinto" é o título desta mostra, resultado de um projeto transdisciplinar com curadoria de Ana Cristina Cachola e Sérgio Fazenda Rodrigues, envolvendo ainda 13 agentes culturais, e será vertida em livro a lançar em setembro, segundo a galeria.

Carla Cabanas, Fernão Cruz, Gisela Casimiro, Henrique Pavão, Horácio Frutuoso, Mané Pacheco, Nuno Nunes-Ferreira, Sara Mealha, e Susana Mendes Silva reuniram-se para uma discussão sobre a experiência da pandemia de covid-19 "e os seus impactos nas relações e na vivência do espaço, do psicológico ao urbano", indica um comunicado da galeria.

Trabalhos de pintura, fotografia, instalação e performance vão ocupar e expandir a exposição além do espaço da galeria, traçando um "labirinto", segundo a curadoria, com o objetivo de "sobrepor experiências e abordagens sobre o corpo, a proximidade, as relações e questões associadas à memória e às esferas doméstica e laboral".

Os artistas envolvidos no projeto - com idades, formações e percursos artísticos diversos - abordam questões como o confinamento e o desconfinamento, e a alteração de padrões de relacionamento, devido ao distanciamento social e às restrições de mobilidade.

O livro homónimo vai documentar os processos de criação artística e curatorial, o projeto expositivo, editar reflexões sobre o impacto da pandemia, contando ainda com os investigadores Eliana Sousa Santos e Rodrigo Ribeiro Saturnino, e ilustrações originais de Carolina Elis.

O projeto é promovido pela galeria Balcony, e conta com o financiamento do Fundo de Emergência Social da Câmara Municipal de Lisboa.

"Fazer de casa labirinto" tem inauguração prevista para 25 de julho, das 14:00 às 19:30, e ficará patente até ao dia 16 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório