Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vacina experimental de Oxford é "segura" e ativa resposta imunitária

Vacina experimental começou a ser testada em abril, em cerca de mil pessoas. Os efeitos secundários que produz são limitados e podem ser aliviados com a toma de paracetamol.

Vacina experimental de Oxford é "segura" e ativa resposta imunitária
Notícias ao Minuto

15:14 - 20/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Os investigadores da Universidade de Oxford avançam que a vacina experimental que estão a desenvolver para combater o novo coronavírus mostrou resultados prometedores em centenas de pessoas testadas, ativando uma resposta imunitária.

De acordo com a revista científica The Lancet, onde os primeiros resultados estão a ser publicados, a vacina começou a ser testada em abril em cerca de mil pessoas, sendo que metade recebeu o tratamento e outra metade um placebo. 

Os resultados mostraram que a vacina experimental  é "segura", tem poucos efeitos secundários e produz uma resposta imunitária dupla em pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.

A vacina, explica o The Lancet, fez com que o organismo produzisse anticorpos e linfócitos T até 56 dias depois de terem recebido o fármaco e verificaram-se "efeitos secundários reduzidos", que podem ser aliviados com a toma de paracetamol.

O ensaio clínico, levado a cabo pela Universidade de Oxford e pela empresa farmacêutica AstraZeneca, serviria para avaliar a segurança da vacina, mas também para perceber que tipo de resposta imunitária seria provocada. A equipa da Universidade de Oxford foi uma das primeiras a iniciar ensaios clínicos em humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório