Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo britânico prolonga confinamento em Leicester

O ministro da Saúde, Matt Hancock, disse hoje que Leicester vai continuar em confinamento por mais 15 dias.

Governo britânico prolonga confinamento em Leicester
Notícias ao Minuto

17:35 - 16/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Pandemia

O governo britânico anunciou hoje o prolongamento do confinamento local na cidade inglesa Leicester, com o aligeiramento de algumas medidas.

A partir de dia 24 de julho, as escolas e algumas lojas de bens não essenciais podem reabrir. No entanto, haverá "poder local" para voltar a fechá-las se assim for necessário, explicou.

Vão manter-se as restrições de viagens e a proibição de ajuntamentos com mais de seis pessoas.

A decisão inicial de confinar esta cidade foi tomada a 30 de junho, após ter ficado "claro que este surto não estava a ser controlado" com o aumento de testes e outras medidas de monitorização pelas autoridades locais.

Apesar do desconfinamento em grande parte do país, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já tinha admitido que o governo poderia ter de aplicar confinamentos locais, numa estratégia que apelidou de "paulada na toupeira" [whack-a-mole], numa referência a um jogo popular em que os participantes têm de martelar as toupeiras à medida que elas surgem à superfície.   

"O crucial é garantir que estamos prontos a reprimir surtos locais. É por isso que estão a ser tomadas as medidas em Leicester", disse na altura, em declarações à Times Radio. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório