Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Tiroteio envolvendo talibãs no Afeganistão causa pelo menos nove mortos

Um ataque talibã com um carro armadilhado no norte do Afeganistão desencadeou um tiroteio entre os rebeldes e as forças governamentais que matou pelo menos nove pessoas e feriu dezenas, indicaram as autoridades.

Tiroteio envolvendo talibãs no Afeganistão causa pelo menos nove mortos
Notícias ao Minuto

12:49 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

O ataque ocorreu na capital da província de Samangan, Aybak.

Raz Mohammad Khan, membro do concelho provincial, disse que os nove mortos incluem uma mulher e que 63 pessoas ficaram feridas, admitindo que o balanço pode aumentar.

Pelo menos dois atacantes talibãs foram mortos, adiantou.

O bombista teve como alvo o serviço de informações em Aybak e a explosão foi o sinal para outros combatentes talibãs invadirem o local, dando origem ao tiroteio com as forças afegãs, indicou Mohammad Hashim Sarwari, vice-presidente do conselho provincial, referindo que a explosão foi ouvida a quilómetros de distância e danificou edifícios num amplo raio.

O ataque, que durou horas, foi reivindicado por Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs, ativos na província.

Os talibãs e as forças governamentais têm-se acusado mutuamente do recente aumento de ataques no Afeganistão, apesar dos esforços para tentar iniciar as conversações diretas de paz entre Cabul e os rebeldes.

Os insurgentes acusam o exército de os atacarem em casa e de as suas famílias sofrerem com as operações, enquanto Cabul acusa os talibãs de intensificar ataques contra civis e forças de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório