Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 16 pessoas morreram e 45 desapareceram no Nepal

Pelo menos 16 pessoas morreram hoje e 45 outras estão desaparecidas, em diferentes partes do Nepal, devido a deslizamentos de terras causados pelas chuvas intensas de monção, disseram as autoridades.

Pelo menos 16 pessoas morreram e 45 desapareceram no Nepal
Notícias ao Minuto

15:33 - 10/07/20 por Lusa

Mundo Nepal

As fortes chuvas - que já provocaram mais de 50 mortes desde o início da época das monções, no mês passado -- causaram deslizamentos de terras nas regiões montanhosas, enterrando dezenas de casas e provocando diversas inundações.

As autoridades consideram que o número de vítimas fatais pode vir a aumentar, à medida que se desenrolam operações de buscas e salvamentos.

"As operações de resgate estão em curso em todo o país, mas as fortes chuvas e o mau tempo estão a prejudicar as operações", disse Janardan Gautam, porta-voz da Autoridade Nacional para Redução e Gestão de Riscos de Desastres do Nepal.

Gautam diz que há pelo menos 16 pessoas mortas e 45 desaparecidas, em vários distritos, acrescentando que 35 casas foram enterradas por deslizamento de terras.

Na quinta-feira, já tinham sido reportadas duas mortes e 23 desaparecimentos, também por deslizamentos de terra, a norte de Katmandu.

O porta-voz da Autoridade Nacional lembrou que todos os anos morrem cerca de cem pessoas em desastres causados pelas chuvas, mas explicou que a situação este ano prova ser mais grave, prevendo um número maior de vítimas, antevendo que este possa ser o ano de monções mais mortal da última década.

A estação chuvosa associada às monções afeta o Nepal desde o início de junho até final de setembro, causando deslizamento de terras que têm consequências dramáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório