Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Macedónia do Norte declara estado de emergência

A Macedónia do Norte decretou hoje estado de emergência em zonas fronteiriças devido ao aumento do número de migrantes que tentam entrar no país para seguir a chamada Rota dos Balcãs para o norte da Europa.

Macedónia do Norte declara estado de emergência
Notícias ao Minuto

10:41 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Migrações

"O estado de emergência em parte do território durará pelo menos 30 dias, a partir de 02 de julho", afirmou hoje o Governo da Macedónia do Norte, em comunicado.

"O Centro de Gestão de Crises será ativado devido ao crescente número de entradas e trânsito de imigrantes ilegais", acrescentou, referindo que este órgão "vai preparar, de imediato, um plano de ação para prevenção e a gestão das entradas e do trânsito" de migrantes.

"Quase todos os dias há tentativas ilegais de atravessar a fronteira" da vizinha Grécia para a Macedónia do Norte, adiantou o porta-voz do Ministério do Interior, Toni Angelovski.

Após um período de pouco movimento, este pequeno país dos Balcãs experimentou um aumento no fluxo migratório a partir do inverno passado.

Apesar de o fluxo ter sido interrompido com o surto da pandemia de covid-19, as tentativas de atravessar o país em direção ao Norte da Europa voltaram a multiplicar-se nas últimas semanas.

Durante a grande crise migratória de 2015, o norte da Macedónia (a antiga república jugoslava da Macedónia só passou a chamar-se Macedónia do Norte em 2019) registou um forte afluxo de migrantes que queriam seguir a chamada Rota dos Balcãs, que usa parte do Leste da Europa para chegar ao Norte do continente.

Cerca de um milhão de refugiados e migrantes entraram pela Grécia e passaram para a Sérvia e Hungria, para continuar em direção a países como a Alemanha.

A rota dos Balcãs foi oficialmente fechada em 2018, mas as tentativas de atravessar ilegalmente nunca pararam completamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório