Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Greta crítica líderes mundiais por quererem selfies para "parecer bem"

A adolescente crítica o comportamento dos governantes.

Greta crítica líderes mundiais por quererem selfies para "parecer bem"
Notícias ao Minuto

12:11 - 28/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Greta Thunberg

A ativista climática Greta Thunberg, de 17 anos, criticou publicamente o comportamento dos líderes mundiais e altas figuras depois de ter feito o seu discurso na cimeira das Nações Unidas em setembro do ano passado. Num programa de rádio sueco, a jovem disse que "presidentes, primeiros-ministros, reis, princesas vinham e queriam falar comigo".

"Viam-me e subitamente viam que tinham a hipótese de tirar uma fotografia comigo para o seu Instagram. E usar a hashtag #salveoplaneta. Parecia que tinham esquecido por um momento de estarem envergonhados por a sua geração ter desiludido as gerações futuras", atirou.

Uma das governantes a quem fez menção foi à chanceler alemã Angela Merkel, mas mais tarde retratou-se explicando à BBC que "para ser justa, não foi só ela, foram muitos", acrescentando que "esse tipo de coisas estão sempre a acontecer".

"As pessoas só se querem sentar ao pé de mim e dos outros ativistas para poderem publicar nas redes sociais e fazer parecer bem, que se importam", reiterou.

Na mesma entrevista, Greta falou também da sua esperança de que as mudanças feitas pelos cidadãos e governos durante a pandemia pudessem encorajar mais ação contra o aquecimento global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório