Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: "Governo não esconde informação". Brasil passa milhão de casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Governo não esconde informação". Brasil passa milhão de casos
Notícias ao Minuto

15:49 - 19/06/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Começaram, esta sexta-feira, as negociações sobre o Fundo de Recuperação e orçamento plurianual da União Europeia (UE) propostos pela Comissão Europeia. Após o encontro, António Costa afirmou, em conferência de imprensa, que a proposta é "inteligente" e, por isso, conta com o apoio português, tendo em conta que "este não é o momento para traçar linhas vermelhas", mas sim "para abrir vias verdes para um acordo já em julho". 

No que diz respeito à evolução da pandemia em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje, nas últimas 24 horas foram registados mais três mortos e 375 infetados. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já matou 1.527 pessoas no país e infetou 38.464.

Ao final da noite de ontem foi divulgada a morte do primeiro médico infetado com Covid-19 em Portugal. O profissional de saúde morreu no Hospital de São José, após estar internado nos cuidados intensivos há 40 dias

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o acompanhamento desta sexta-feira. De manhã, publicaremos um novo artigo, no qual poderá continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas associados à Covid-19 ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h49 - Muitas mulheres no México estão a optar por ter partos em casa devido à pandemia. Em declarações à Reuters, Karla Lopez Rangel, de 24 anos, explica que, neste momento, "os hospitais são locais demasiado arriscados". A jovem decidiu realizar o parto em casa, numa piscina insuflável, na sua casa na Cidade do México. 

Notícias ao Minuto[Miguel Flores Torres, de 24, descansa na cama junto da sua mulher, Karla Lopez Rangel, enquanto esta está em trabalho de parto]© Reuters

23h36 - Depois de ter estado com os sem-abrigo na noite em que se declarou o Estado de Emergência, Marcelo Rebelo de Sousa voltou esta sexta-feira às ruas da capital para comprovar no terreno a situação daqueles que não têm onde morar. O chefe de Estado teme que a crise, que ainda está no começo, faça aumentar a população sem-abrigo, nomeadamente, em Lisboa. 

"O aprofundamento da crise económica e social significa, entre outras coisas, mais desempregados e mais desempregados significa, em larga medida também (como se viu na crise anterior) mais sem-abrigo", observou. 

23h08 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou que, esta sexta-feira, foram identificados mais 54.771 casos confirmados e que morreram mais 1.206 pessoas devido à Covid-19, levando o Brasil a ultrapassar a barreira do milhão de infetados (1.032.913) e a aproximar-se dos 49 mil óbitos (48.954)

22h34 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje no Palácio de Belém o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e os diretores e professores responsáveis pelas aulas do projeto de ensino à distância #EstudoEmCasa. De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, o encontro contou também com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

22h22 - O 37.º Festival de Almada realiza-se de 3 a 26 de julho, com uma edição "quase exclusivamente portuguesa", que estreia três peças nacionais, começando por 'Bruscamente no Verão Passado', de Tennessee Williams, encenada por Carlos Avilez.

22h12 - A Câmara Municipal de Lisboa garantiu hoje que as escolas da cidade estão seguras para as atividades de verão e para o novo ano letivo. "A autarquia criou um grupo de acompanhamento profilático das escolas para ajudar os Agrupamentos de Escolas a implementar os seus planos de contingência, assim como a distribuição de equipamentos de proteção individual para a comunidade escolar", dá conta uma nota enviada às redações pelo gabinete do vereador da Educação, Manuel Grilo.

21h56 - Os funcionários do Lar do Comércio, em Matosinhos, que regista 23 mortes por covid-19, foram novamente testados ao novo coronavírus, dando todos negativos, e deverão fazer, na próxima semana, testes serológicos, adiantou hoje à Lusa fonte desta instituição.

21h49 - O secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, disse hoje que a região "não pode afrouxar" no combate à Covid-19, pelo que o controlo à chegada aos aeroportos do arquipélago vai continuar.

21h37 - O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que prorroga o 'lay-off' simplificado até julho e novos apoios à retoma da atividade que estarão em vigor a partir de agosto e até final do ano.

21h24 - O Governo garantiu hoje que "não esconde nenhuma informação" aos portugueses relativamente à evolução da pandemia no país, numa resposta ao PSD, que perguntou se havia Estados-membros da União Europeia com informações que os portugueses desconheciam.

"Queria denunciar a insinuação, que me dispenso de qualificar, segundo a qual o Governo estaria a esconder informações aos portugueses, contestando-a vivamente. O Governo não esconde nenhuma informação aos portugueses", sublinhou à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

21h11 - O ministro da Saúde do Zimbábue, Obadiah Moyo, foi detido na sequência de um caso de corrupção relativamente ao fornecimento de equipamentos para combater a propagação da pandemia, informou hoje a comissão anticorrupção daquele país.

21h07 - A ministra angolana da Saúde apelou hoje à consciência dos cidadãos para que respeitem as cercas sanitárias impostas pelas autoridades para evitar a propagação da Covid-19 e avisou que os infratores serão severamente punidos. "Quem furar a cerca sanitária vai ser severamente punido, já estão a ser presas pessoas, estão a ser julgadas sumariamente", alertou a governante, frisando que "ninguém vai ficar impune".

21h00 - A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 456.630 pessoas e infetou mais de 8,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

20h32 - O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) lamentou hoje a morte do médico seu colaborador que morreu com Covid-19, destacando a sua dedicação aos doentes e o seu "sentido de missão".

20h12 - As autoridades de saúde de Cabo Verde reviram hoje em baixa o número de casos diários de Covid-19 na cidade da Praia, para 24, e o total acumulado a nível nacional passa a 848, segundo informação oficial

20h00 - Os 40 testes realizados aos utentes em apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, após a deteção esta quinta-feira de 57 casos positivos naquela instituição, deram todos negativos, anunciou hoje a autarquia.

19h57 - O Ministério da Saúde francês anunciou, esta sexta-feira, que, nas últimas 24 horas, morreram mais 14 pessoas devido à Covid-19 e que foram identificados mais 811 infetados no país. França conta agora com um total de 29.617 óbitos, desde o início da pandemia, e 159.452 casos confirmados.

19h43 - O surgimento de novos focos de infeção por Covid-19, como o detetado recentemente num mercado grossista em Pequim, não significa necessariamente que esteja a surgir uma segunda vaga da pandemia, disseram hoje especialistas da OMS.

"Por vezes há casos esporádicos que ao serem investigados levam a novos focos, em situações de eventos de contágio massivo ligados a concentrações em recintos fechados. Devem vigiar-se para evitar um segundo pico de infeção e voltar a ter de se recorrer a confinamentos", disse o diretor para as emergências em saúde da organização, Mike Ryan.

19h35 - O secretário de Estado Adjunto e do Trabalho admitiu hoje avaliar a manutenção, após a crise causada pela pandemia Covid-19, do novo poder atribuído à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) de suspender despedimentos ilegais.

19h22 - São Tomé e Príncipe registou 10 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 48 horas, aumentando para 693 o número de infeções pelo novo coronavírus no país, indicou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

19h18 - Lisboa e Vale do Tejo registou 76% dos novos casos de Covid-19, concentrando 284 das 375 novas infeções, com o Algarve a apresentar-se como a segunda região do país com mais casos diários.

19h04 - O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, admitiu hoje alargar o apoio previsto para trabalhadores informais, de 438,81 euros, a alguns trabalhadores com descontos, como os independentes e os do serviço doméstico.

18h48 - A Ministra da Justiça solicitou hoje à Procuradoria-Geral da República "a intervenção do Ministério Publico para, em representação do Estado, instaurar ações indemnizatórias contra os promotores do evento de Odiáxere, em Lagos, do qual resultou a infeção de mais de sete dezenas de pessoas, incluindo crianças". A informação foi divulgada, esta tarde, num comunicado divulgado pelo gabinete da tutela.

18h46 - A taxa de casos positivos de Covid-19 foi de 8% nos trabalhadores do setor da construção civil, o que levou à aplicação de "medidas adicionais" de saúde pública, anunciou hoje a ministra da Saúde.

18h31 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que a pandemia de Covid-19 está a acelerar e que o mundo está agora "numa fase muito perigosa".

"O mundo está numa nova fase muito perigosa. Muitas pessoas estão muito cansadas de ficar em casa, os países querem reabrir as suas sociedades e economias, mas o vírus continua a ser transmitido de forma rápida, continua mortal, e as pessoas continuam expostas", alertou o responsável, numa conferência de imprensa online a partir da sede da organização, em Genebra.

18h26 - A Ucrânia está a analisar a imposição de um novo confinamento em várias regiões do país para travar a propagação da Covid-19, cujo número de contágios tem vindo a aumentar desde o levantamento das restrições a 11 de maio.

Notícias ao Minuto[Kiev, capital da Ucrânia]© Reuters

18h22 - O Governo espanhol está em negociações de última hora sobre as condições de abertura das fronteiras, daqui a 36 horas, com vários países, incluindo Reino Unido e França, principais países de origem de turistas para Espanha.

18h17 - O primeiro grupo de 25 menores que Portugal vai acolher este verão, oriundo da Grécia, fará testes à covid-19 antes do embarque e à chegada ao país, disse hoje ao parlamento a Alta Comissária para as Migrações.

18h13 - Com crianças em casa? A Direção-Geral da Saúde fez um apanhado hoje das principais medidas implementadas nas creches "para a segurança de todas as crianças, famílias e todos os que lá trabalham". Recordes as orientações aqui: 

18h10 - Cabo Verde registou a oitava morte associada à Covid-19, três meses depois de diagnosticado o primeiro caso da doença no arquipélago, segundo a atualização de dados feita hoje à tarde pelas autoridades de saúde.

18h07 - As freguesias estão com "má saúde financeira" devido ao seu envolvimento no combate à pandemia causada pela Covid-19, necessitando do apoio extraordinário do Governo, disse hoje o presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

18h01 - A ministra da Saúde descartou hoje a possibilidade de uma cerca sanitária no Algarve, na sequência do surto de Covid-19 em Lagos, referindo que não é esta medida que impede as pessoas de terem comportamentos de risco.

17h52 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje que houve duas mortes nas últimas 24 horas com covid-19, e que na última semana faleceram 40 pessoas, o que leva o total de óbitos desde o início da pandemia para 28.315.

17h31 - A Proteção Civil italiana divulgou, esta sexta-feira, que, nas últimas 24 horas, foram registadas mais 47 vítimas mortais e 251 novos casos de Covid-19 no país, elevando o número total de óbitos para 34.561 e de infetados para 238.011.

17h26 - O Governo português vai disponibilizar três milhões de euros para apoiar os PALOP e Timor-Leste a combaterem a propagação da covid-19, ao abrigo do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia, hoje apresentado em Lisboa.

17h24 - A direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo considerou hoje que o programa "Viver Açores", do Governo Regional, está "longe de ser suficiente" para evitar "quebras abruptas" no turismo açoriano. Na sequência de uma reunião da Comissão da Promoção e Dinamização do Turismo e da direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, na quarta-feira, os intervenientes consideraram que "em relação à atividade atual do turismo o balanço é, naturalmente, muito negativo".

17h20 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais seis casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o acumulado de 662 para 668, e mantendo os quatro óbitos, anunciou fonte do Ministério da Saúde.

17h16 - Peritos portugueses escrutinam papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) e veem oportunidade na crise. O papel e a exposição da OMS à pressão e jogos dos países na resposta à Covid-19 foi hoje avaliado por peritos e diplomatas portugueses, unânimes em considerar a pandemia uma "oportunidade" para reforçar a solidariedade.

17h07 - O BE na Assembleia Municipal de Lisboa questionou hoje o presidente da câmara, Fernando Medina, sobre o pagamento de rendas dos comerciantes nos mercados da Ribeira e de Campo de Ourique referentes aos meses em que o mesmo deveria estar suspenso. 

Segundo o requerimento dos bloquistas, os comerciantes receberam em março, aquando da declaração do estado de emergência devido à pandemia de covid-19, uma comunicação da chefe do Mercado da Ribeira que dava conta que "os pagamentos das rendas estariam suspensos de março a junho de 2020". No final de maio, porém, os comerciantes voltaram a ser contactados, com a informação de que teriam de pagar as rendas não cobradas, acrescenta o texto. 

17h03 - Os testes realizados a 340 funcionários da Câmara Municipal de Lagos para despistar a Covid-19 deram negativo, depois de um surto originado numa festa ilegal ter desencadeado uma ação de rastreio no concelho, foi hoje anunciado.

16h56 - A Santa Casa da Misericórdia de Évora promove um estendal solidário, entre terça e quinta-feira, para disponibilizar roupa, sapatos e outros artigos aos mais carenciados, após verificar um aumento dos pedidos neste período da Covid-19.

"Temos verificado uma grande afluência de pessoas à nossa Loja Social, sempre em crescimento, talvez como reflexo da crise social que estamos a começar a viver, devido à pandemia de covid-19", realçou hoje o provedor da Santa Casa Misericórdia de Évora (SCME), Francisco Lopes Figueira.

16h50 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende que os estabelecimentos de animação noturna, encerrados desde março devido à pandemia, têm "todas as condições" para reabrir em segurança, com medidas específicas, inclusive nas pistas de dança.

"A área da pista de dança deverá ser marcada no chão por meio de quadrados, com 2,25 metros quadrados de área cada, que permitam garantir a distância física entre pessoas", propôs a AHRESP, no âmbito do guia de boas práticas para os estabelecimentos de animação noturna, entregue ao Governo, no sentido de "contribuir para a rápida reabertura" de bares e discotecas.

16h43 - A secretária regional da Saúde do Governo dos Açores destacou hoje, na comemoração dos 40 anos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros da região, o papel que esta autoridade teve no combate ao surto de Covid-19.

"A resposta que foi dada a esta pandemia só teve os resultados que teve nestes últimos meses porque a região dispunha da capacidade e das competências para tomar as medidas que foram sendo necessárias para salvaguardar a saúde pública dos açorianos", afirmou hoje Teresa Luciano, acrescentando que os serviços regionais de Saúde e de Proteção Civil passaram o teste "com distinção, sobretudo graças aos homens e às mulheres que os compõem".

16h39 - A diretora da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Inês Cordeiro, disse hoje à Lusa existir na instituição um caso de Covid-19, numa funcionária que não está em contacto com o público, tendo sido acionado o plano de contingência.

16h33 - Surto de Covid-19 no IPO já fez um morto. Apesar de Graça Freitas garantir que o surto no IPO de Lisboa “está controlado”, este já fez um morto e infetou 13 profissionais e 17 doentes. Foi mesmo a ministra da Saúde que confirmou o óbito, revelando que o doente acabou por morrer noutra unidade de saúde, depois de ser transferido do IPO por ter resultados positivos no teste à Covid-19.

16h29 - "Mais de 3 mil profissionais de saúde infetados". Sobre o registo de casos de Covid-19 entre os profissionais de saúde, Marta Temido esclarece que foram registados "mais de 3 mil infetados" no setor.

16h27 - As autoridades cipriotas anunciaram hoje que vão começar a realizar, de forma aleatória, testes de rastreio aos viajantes estrangeiros que chegam aos aeroportos do Chipre, num reforço da estratégia nacional delineada para conter a propagação do novo coronavírus.

16h23 - O CDS instou hoje o Governo a tornar públicas as medidas que estão planeadas para controlar a evolução da pandemia de Covid-19 na região de Lisboa, considerando que este é um surto que está "fora do seu controlo".

16h11 - No início da conferência de hoje, a ministra da Saúde começou por sublinhar que "a maior preocupação" referente à evolução da Covid-19 em Portugal está "circunscrita a cinco concelhos da área de Lisboa". Marta Temido adiantou ainda que está prevista uma reunião para a próxima semana entre o Governo e os autarcas da capital para ser avaliada a situação. 

“Decidimos tomar a iniciativa para a realização de uma reunião na próxima segunda-feira de manhã, que contará com a presença do primeiro-ministro e que envolverá o presidente da Área Metropolitana de Lisboa e os presidentes de câmara destas áreas geográficas”, detalhou a governante. 

16h09 - Já arrancou a conferência de imprensa de hoje da DGS sobre a evolução da pandemia no país. Acompanhe em direto as declarações de Marta Temido e de Graça Freitas aqui:

16h02 - Há um concelho com mais de três mil casos. O balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS) detalha o aumento de casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça os concelhos mais afetados aqui

15h54 - A Direção-Geral da Saúde já divulgou o boletim epidemiológico desta sexta-feira, nas últimas 24 horas, foram registados mais três mortos e 375 infetados. Desde o início da pandemiao novo coronavírus já matou 1.527 pessoas no país e infetou 38.464.

15h47 - Os serviços sanitários espanhóis revelaram hoje que no último mês foram detetados 34 surtos de covid-19 em todo o país, um deles transmitido numa viagem de trabalho a Lisboa de profissionais infetados "no último surto" detetado em Portugal.

15h30 - Uma idosa e 12 trabalhadores de um lar em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, testaram positivo para a Covid-19, aguardando-se o resultado dos testes de outros funcionários e utentes, informou hoje o presidente da câmara.

15h22 - Número de casos de Covid-19 após festa ilegal em Lagos sobe para 90. Autoridade de saúde do Algarve fez, no início desta tarde, um balanço da situação epidemiológica na região, com especial destaque para o concelho de Lagos. Segundo a autoridades, o número de infetados relacionados com a festa ilegal é agora de 90, incluindo 9 crianças familiares de pessoas que estiveram no evento.

15h11 - O Ministério da Saúde britânico anunciou, esta sexta-feira, que foram registadas mais 173 vítimas mortais nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 42.461. No que diz respeito ao número de casos confirmados, de ontem para hoje, foram identificados mais 1.346 infetados. Desde o início da pandemia que já foram contabilizadas 301.815 pessoas com Covid-19 no Reino Unido.

15h09 - O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou hoje que o ensino superior "vai ser de certeza presencial" a partir do novo ano letivo e que deve dar o exemplo de como aprender a viver com a pandemia.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, da manhã e início de tarde desta sexta-feira,  sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório