Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Funcionários do Lar do Comércio deram negativo em novos testes

Os funcionários do Lar do Comércio, em Matosinhos, que regista 23 mortes por covid-19, foram novamente testados ao novo coronavírus, dando todos negativos, e deverão fazer, na próxima semana, testes serológicos, adiantou hoje à Lusa fonte desta instituição.

Funcionários do Lar do Comércio deram negativo em novos testes
Notícias ao Minuto

20:38 - 19/06/20 por Lusa

País Matosinhos

Neste momento, o lar, no distrito do Porto, com 212 utentes, tem 11 utentes infetados, que estão numa área específica e separados dos restantes, sendo um deles uma utente que havia testado negativo e que, posteriormente, e já hospitalizada, deu positivo, contou.

Além destes, a instituição tem nove utentes com familiares e oito internados.

Recorde-se que em maio o lar foi descontaminado pelo Exército Português e 59 utentes, entre infetados e dependentes, foram transferidos para três instituições de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

No início de junho, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que a situação no Lar do Comércio estava "controlada".

O Ministério Público instaurou um inquérito à atuação do lar.

Também um familiar de uma utente que morreu com covid-19 apresentou queixa contra a instituição, por alegada prática de vários crimes, e requereu a suspensão de funções dos órgãos sociais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.527 pessoas das 38.464 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório