Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Rússia, Turquia e Irão realizam nova cimeira sobre paz na Síria

Os líderes da Rússia, Turquia e Irão vão promover uma cimeira virtual sobre o processo de paz na Síria, que provavelmente decorrerá em agosto, após contacto mantido hoje em Moscovo entre os chefes da diplomacia russa e iraniana.

Rússia, Turquia e Irão realizam nova cimeira sobre paz na Síria
Notícias ao Minuto

14:57 - 16/06/20 por Lusa

Mundo Síria

"Vamos realizar a cimeira no formato de Astana, primeiro de forma virtual e, de seguida, presencial", revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, em conferência de imprensa conjunta com o homólogo russo, Serguei Lavrov.

Zarif, que chegou a Moscovo proveniente de Ancara, assinalou que este projeto foi hoje acordado com a parte russa, e após a parte turca ter concordado na segunda-feira em participar na cimeira virtual.

"Por isso, os dirigentes dos três países vão reunir-se virtualmente e de seguida, quando a situação permitir, a cimeira será celebrada de forma presencial", acrescentou.

Por sua vez, Lavrov precisou que, segundo o acordo entre as partes, a próxima cimeira presencial dos líderes da Rússia, Turquia e Irão terá lugar em Teerão.

Zarif também se referiu ao caráter permanente das relações entre o Irão e a Rússia e que, segundo indicou, não foram interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus.

Em abril, os chefes da diplomacia da Rússia, Turquia e Irão promoveram uma cimeira telemática para abordar o conflito na Síria, e com particular ênfase na situação na província de Idlib.

A última cimeira dos líderes dos três países no âmbito do processo de Astana -- assim designado por ter decorrido pela primeira vez nesta cidade de capital do Cazaquistão em 2017, e desde 2019 designada Nur-Sultan --, foi realizada em setembro passado em Ancara.

Desde o primeiro encontro neste formato trilateral, as partes promoveram reuniões a níveis distintos no âmbito do processo de Astana, em que coordenam as suas posições sobre a Síria, e quando a Rússia e Irão continuam a apoiar o Governo de Bashar al-Assad, e a Turquia diversas forças da oposição.

A guerra civil na Síria, iniciada em 2011 na sequência da repressão de manifestações pacíficas, já provocou mais de 380.000 mortos e milhões de refugiados e deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório