Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Cerca de uma centena de manifestantes detidos na Arménia

Centenas de simpatizantes da oposição que se manifestavam hoje em frente ao Parlamento arménio foram detidos antes de uma votação dos deputados para levantar a imunidade de um opositor suspeito de crimes financeiros.

Cerca de uma centena de manifestantes detidos na Arménia
Notícias ao Minuto

12:54 - 16/06/20 por Lusa

Mundo Arménia

Segundo o porta-voz da polícia, 103 manifestantes foram detidos.

Além da manifestação em frente ao Parlamento, os apoiantes de Gaguik Tsaroukian, um rico empresário e líder do principal partido da oposição, Arménia Próspera, também bloquearam várias ruas e acessos à capital com autocarros e camiões.

No domingo, 90 pessoas já haviam sido detidas brevemente depois de os serviços de segurança fazerem buscas visando Tsaroukian.

Devido à epidemia do novo coronavírus, que causa a doença covid-19, as manifestações estão proibidas na Arménia.

Espera-se que os legisladores arménios votem o levantamento da imunidade de Tsaroukian.

A procuradoria quer manter o opositor em prisão preventiva durante a investigação de um negócio ilegal de jogo que supostamente Tsaroukian teria orquestrado, que teria custado 60 milhões ao Estado.

O opositor também é suspeito de "comprar votos" durante as eleições legislativas de 2017.

Tsaroukian denunciou os processos como "motivados politicamente" para silenciar as suas críticas ao primeiro-ministro areménio, Nikol Pachinian, acusado de ter administrado mal a epidemia.

Quando a Arménia suspendeu o confinamento imposto em 04 de maio, o país contava com 2.507 casos de covid-19 e 39 mortes.

Mas, hoje, o balanço saltou para 17.489 casos e 293 mortes.

O primeiro-ministro Pachinian, que foi infetado com o novo coronavírus e recuperou-se desde então, goza de considerável popularidade na Arménia.

Este ex-jornalista chegou ao poder em 2018, após um grande movimento de protesto pacífico contra o seu antecessor, Serge Sarkissian.

Desde então, Pachinian liderou uma cruzada contra a corrupção no país.

Tsaroukian controla 25 dos 132 assentos no Parlamento. O primeiro-ministro tem uma maioria de 88 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório