Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

ADN "danificado" na origem da artrite reumatóide

Um grupo de cientistas norte-americano detectou 42 regiões do ADN humano que estão directamente relacionados com o aparecimento de artrite reumatóide, revela a BBC. O estudo da Escola de Medicina de Harvard, envolveu 30 mil pacientes e foi esta semana publicado na revista científica Nature.

ADN "danificado" na origem da artrite reumatóide
Notícias ao Minuto

13:21 - 26/12/13 por Noticias Ao Minuto

Mundo Estudo

É já considerado o maior estudo genético de sempre e traz à baila uma das doenças que mais afecta a população idosa: artrite reumatóide.

Segundo a BBC, este estudo da Escola de Medicina de Harvard revela que 42 regiões do ADN humano estão associadas ao desenvolvimento desta doença, que resulta numa inflamação das articulações ósseas.

O estudo envolveu 30 mil pacientes, alguns com e outros sem a doença. A pesquisa focou-se na análise do ADN destes participantes, sendo possível detectar que nos doentes com artrite existiam 42 zonas “defeituosas” no código genético.

Para os cientistas, a detecção de zonas relacionadas com a doença poderá permitir a criação de novos medicamentos que atrasem ou abrandem os sintomas da artrite reumatóide.

Além desta descoberta, o grupo de investigadores de Harvard concluiu que os polimorfismos encontrados nos pacientes com artrite reumatóide estão também presentes em pessoas portadoras de cancro no sangue.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório